quinta-feira, 17 de março de 2011

Do que sinto saudades e do que eu gosto

Tem dias que dá vontade de chutar o balde, arrumar as malas e voltar correndo para o Brasil. Nessas horas respiro fundo, tento manter o pouco equilíbrio que me resta e considerar os prós e contras de estar morando em Viena.

Por isso relacionei algumas coisas que me fazem falta e outras que me fazem bem nessa minha temporada européia.

- Do que sinto falta:
1. Dos meus pais, dos meus irmãos, sobrinhos, parentada em geral e amigos.
2. De uma boa faxineira: poderia escrever isso umas 10 vezes para se ter noção de quanto isso representa na minha escala de valores atual.
3. De ter um tempo só para mim: faz tempo que não sei o que é ser um pouco egoísta e pensar só em mim pra variar.
4. De ler: antigamente eu lia uns 50 livros por ano, agora leio uns 3 e olha lá.
5. De almoçar com as minhas amigas.
6. De fazer happy-hour com os meus colegas de trabalho.
7. De ouvir as pessoas falando português do Brasil.
8. De fazer academia.
9. Da pizza e da comida japonesa de São Paulo.
10. De fazer drenagem linfática, ou qualquer outro tipo de massagem.
11. De escutar música no carro em alto e bom som: aqui para manter a tranquilidade da Mariana o rádio só é ligado na Stephans que toca só música clássica.
12. De ter a Neli (minha ex-secretária) para ficar com o Pepe para viajarmos.
13. De ter o que falar, de novidades, de agito, de me sentir um pouco inteligente.

- Das coisas que gosto por estar aqui:
1. Da segurança, da limpeza da cidade, da tranquilidade e do transporte público.
2. De saber que o Serginho tem a oportunidade de estudar em escola internacional e ter a convivência com pessoas do mundo todo.
3. De ter os mercadinhos do lado de casa e poder fazer quase tudo a pé.
4. De ir passear com a Mariana nas lojas à tarde, nem que seja para ver as vitrines.
5. De comer queijo e tomar vinho por preços irrisórios.
6. De andar de carro de luxo: muito provavelmente qualquer taxi que eu resolva pegar será um Mercedes.
7. De estacionar nosso carro da garagem do lado de duas Ferrari e nem achar grande coisa.
8. Da boa vida de expatriada com um RH de empresa sendo responsável pela sua família e pelo seu bem estar.
9. De poder viajar para outros países mais rápido do que iria de Osasco até Guarulhos.
10. De programar as nossas viagens e fazer isso várias vezes ao ano e não só quando EU estivesse em férias.
11. De comprar Loccitane como se estivesse comprando O Boticário ou Avon.
12. De ver as mudanças de estação trazendo um novo ar para a cidade.

E assim vamos seguindo. Daqui a algum tempo a lista se inverterá e aquilo que gosto é o que me fará sentir saudades. Por isso a regra é aproveitar ao máximo e não se deixar abater pela onda de mau humor que tem me tomado nos últimos tempos.

Carpe diem.

Bjs

Lu

15 comentários:

  1. Acho que concordo com a maioria das coisas do que vc gosta! :) Mas no meu momento atual depois de 9 anos morando fora, as coisas que tenho saudade do Brasil, se resume quase tudo em familia/amigos e sucos de fruta. hehehhehe... Depois dessas ultimas ferias na terrinha, me dei conta que estou realmente adaptada a morar na Espanha. Minha casa é aqui,

    Mas esse sentimento tambem pode mudar, daqui a pouco.


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    Para mim, que vejo de fora, alguns dos itens que vc sente falta não se devem só à distância do Brasil, mas ao fato de vc ter se tornado mãe de novo e ter uma pessoinha totalmente dependente de vc (coisa de que o Serginho não é faz tempo, né?), que te "impede" de fazer tudo o que vc quer.
    E vc nem reclamou do frio, ou seja, vc está muito bem aí. Curta, sim, aproveite esta temporada européia, que os ganhos são muitos (para toda a família)!
    E, nos momentos de bode, venha desabafar aqui, que a gente te anima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    Assim como a Flavia sinto falta da familia e dos amigos. Mas entendo muito bem quando vc diz que quer um tempo soh para vc, antes de ter filhos eu nao sentia essa falta, mas agora sinto. Entao as vezes contratamos uma babysiter para ficar com a C e saimos, ou meu marido fica com ela e eu vou no cabelereiro por exemplo. Voltei a trabalhar, entao todo o meu tempo livre eh dedico para a C.
    Admiro muito a sua coragem de ter largado sua carreia no Brasil e ter abracado essa oportunidade com seu marido.
    Vc esta certa aproveite ao maximo, q as coisas do Brasil estarao lah te esperando e vc com certeza vai olhar elas com visao diferente.
    Estou fora a 12 anos e cada vez q volto ao Brasil, vejo as coisas diferentes, e se voltar um dia, coisa q eh possivel, vou penar a me adaptar com a falta de seguranca, e a mania de brasileiro de se meter na vida alheia. De resto me adapto facil, so nao sei se consigo voltar a comprar avon ou boticario hehehehehehe.
    Queria te convidar para escrever no Mother do Dia, mas perdi seu email. Vc pode me enviar de novo.
    bj
    Carol P
    http://motherlovedatabase.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E muitas das coisas das quais você sente falta são são pela temporada na Europa em si, mas por ser mãe de um bebê. Falta de tempo pra nós, para leituras e tal é um problema que todas as mães enfrentamos, seja no Brasil ou na Europa. Tudo bem que perto da família tem mais gente pra dar uma mãozinha, mas trabalhando o dia inteiro o tempo pra gente fica mesmo muito escasso. Bjos (e invejinha da parte da loccitane)

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    Entendo como essas coisas devem fazer falta.. mas como vc mesma listou, tem um monteeeee de coisas boas tb, né?? E acho que é isso que nos segura na vida né?? Que tudo tem os dois lados da moeda... graças a Deus!
    Fique bem!! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Luzinha,
    ta com saudade de tomar cafezinho com as amigas? Vem aqui, sou sua amiga e adoro sua companhia. E se quiser ir na Kärtnerstrasse sozinha, deixe a Mary com a Bui e comigo e aproveita. Vc sabe que pode contar comigo sempre, amiga. Agora mesmo, ta com tédio? Atravessa a rua e vem aqui tomar um café.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. vcs voltam? qr dizer, obvio q um dia, vcs devem voltar, mas já estao pensando nisso? meu sonhos é morar fora com a familia e cada dia vontade fica maior, falta só a oportunidade :) hehe

    ResponderExcluir
  8. Imagino que o Brasil faz falta mesmo!!!
    Mas morar fora e com tantas oportunidades é bom demais. É, aproveite cada dia como se fosse o último!
    Eu e meu marido adoraríamos uma boa oportunidade para morarmos fora do Brasil com nosso filhote, mas... até hoje nunca surgiu uma oportunidade!
    Quem sabe um dia!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu

    Sabe que medindo os prós e os contra, ainda há vantagem em continuar aí e aproveitar o máximo.
    Você ainda leva sorte de poder vir ao Brasil todo ano e ficar um bom tempo.
    E a Veridiana, minha vizinha que foi há 5 anos já para o Japão, teve outro bebê que fez 2 anos esta semana e não pode vir ao Brasil.
    Imagina só a saudade dela.

    Queria tanto contar a você, minha netinha nasceu. Rafaella, filha do meu mais velho o Romualdo.
    É uma fofa, tem fotos no blog.
    Saudades de vocês amiga.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  10. Depois de voltar pro Brasil, entendi que o que me prende aqui são meus pais e minha irmã. Só.
    Amigos?! Depois de morar fora, eles não são mais os mesmos. E digo mais, as poucas amizades que fazemos no exterior, são mais valiosas. Então aproveite a vida na áustria!!!
    bj

    ResponderExcluir
  11. Acabei de achar seu blog. Adorei!
    Quanto ao sue post, vivo assim tb. Contabilizando o que mais faz falta e o que eu gosto aqui. Ainda bem que tem sempre as coisas boas não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Identificação TOTAL com o teu post!!! Beijos saudosos!!!

    ResponderExcluir
  13. Lu é natural sentir saudades e irritar-se, pois está em uma cultura completamente diferente, mas aproveite bastante este tempo trará muito aprendizado, experiência e cultura. Imagine só poder viajar para qq país da Europa com facilidade e com custo bem menor do que se estivesse aqui no Brasil. E qto a saudade quem te ama de verdade não te abandonará jamais. E aproveite para comprar L'occitane pq aqui é muito caro... bjs e saudades e aproveite bastante as amigas daí pq quando vc voltar as daqui não te deixarão em paz eu serei uma delas te adoro.

    ResponderExcluir
  14. Sei que estou atrasadinha para deixar recado aqui, mas gostei muito da sua listinha. E para quem mora no exterior muito tempo sabe onde o calo aperta. Vc citou o fato de almoçar com as amigas e ter tempo pra vc, eu sou casada, mas ainda sem filhos, então estou sempre saindo com as amigas e cuidando de mim...mas o dia que os babies vierem espero estar preparada para a mudança.
    Abraços
    P.S. Queria acrescentar na parte de comprar l'occitane, e adicionar, Dior, Chanel, Lancome, Mac, Clarins, etc....rsss

    ResponderExcluir
  15. A saudade deve ser avassaladora... até das coisas mais simples...
    Mas... as vantagens, NA MINHA OPINIAO, compensam, não?

    http://isadhoracamacho.blogspot.com/

    ResponderExcluir