sexta-feira, 25 de março de 2011

O preço das coisas em Viena

Esses dias estava pensando em alguma que pudesse escrever e que fosse útil para quem viesse a Viena tanto para morar como para turismo. Daí surgiu a idéia de fazer uma pequena lista de alguns serviços e os valores que costumo pagar. Se não for útil pelo menos mata a curiosidade de quem está no Brasil. Então vamos lá:

- Faxineira
A grande maioria das faxineiras cobra 10 euros por hora de trabalho. Em casa já tive faxineiras sérvias, peruana e brasileiras. Normalmente as brasileiras já tem uma noção de como gostamos da limpeza e além do idioma ser igual para ambas o que facilita em muito. Mas em geral são poucas as moças da limpeza que realmente fazem um serviço bem feito. A grande maioria limpa onde o "padre passa". As verdadeiramente boas geralmente não tem mais horário. Normalmente elas trabalham em duas casas por dia, fazendo em média de 4 a 5 horas em cada uma.

- Manicure
Eu tenho uma querida amiga que trabalha como manicure e pedicure e que vem em casa todas as sextas para me atender. Pé e mão custa 25 euros. Existem muitos salões locais específicos para fazer as unhas porque as mulheres daqui gostam mesmo é de unha postiça. Eu nunca utilizei esse serviço e quem já usou diz que é muito ruim pois elas não tiram a cutícula (o que no meu caso é impossível de não se retirar).

- Cabeleireiro
Aqui existem alguns salões de beleza de brasileiras e eu particularmente só cortei o cabelo com as brasileiras mesmo. O corte feminino sem lavagem custa 20 euros. Tanto o Sergio como o Serginho cortam o cabelo nos salões locais e pagam em torno de 27 euros no corte masculino.

- Depilação
Umas das cabeleireiras brasileiras que eu conheço também faz depilação com cera quente (aquela de açúcar e limão). A depilação de virilha completa custa 20 euros.

- Salgadinhos e docinhos
Caso você resolva dar uma festinha estilo Brasil com coxinha e brigadeiros você vai encontrar diversas brasileiras que cozinham e atendem pedidos. O preço médio dos salgados custa 70 euros e dos docinhos 50 euros.

- Médico
Os preço de consultas médicas variam muito. O pediatra da Mariana cobra 70 euros por consulta, já a ginecologista que me atendia cobrava de 150 a 170, dependendo do que ela realizava. O ideal é ter o seguro de saúde local que por sinal é excelente, mas você deve ter pagar uma seguridade social. No nosso caso de expatriados não temos direito a esse serviço público e utilizamos seguro de saúde privado com reembolso dos valores gastos com saúde. Em compensação remédios são infinitamente mais baratos do que no Brasil, mesmo para nós que não temos o seguro público. Porém não pense que entrará numa farmácia e que vai comprar o que bem entender. Poucos remédios são disponibilizados sem prescrição médica, a grande maioria só é vendido com receita (não só os antibióticos e controlados como no Brasil). Caso esteja vindo do Brasil e assim como eu goste muito dos produtos da La Roche-Posay e da Vichy deixe para comprar numa farmácia daqui. Você gastará cerca de 25% do que gastaria no Brasil, mesmo considerando a conversão do euro para real.

- Transporte
A cidade é dividida em zonas e na maior parte da "grande" Viena você pode utilizar o mesmo ticket que funciona para todos os transportes (ônibus, metrô e bondinho). O ticket individual custa 1,80 euros e dá direito de andar em qualquer tipo de transporte por até uma hora. O ticket mensal custa 49,50 euros e você pode utilizar todos os tranportes (dentro da zona liberada). Eu costumo comprar um ticket de 8 dias úteis que custa 28,80. Você carimba no primeiro ponto que está entrando e fica liberado para usar todos os transportes para o dia. Tem outras opções mais turísticas como o de 24 horas ou de 72 horas, mas não me recordo dos valores. Muito importante: não esqueça de validar o ticket na entrada das estações de metrô, pois não existem catracas e lugar para validar quando você já estiver na plataforma. A fiscalização é feita por amostragem e bem rara de se ver, mas com certeza você vai não querer pagar um mico e a multa por não ter ticket validado.

- Restaurantes
Ultimamente não temos saído tanto para desbravar novos restaurantes porque sinceramente a Mariana está numa fase muito chata para se comer fora. Então estamos praticamente repetindo aqueles que mais gostamos e que podemos ir a pé. Em média um prato custa 12 euros, sem bebida e gorjeta. Já as bebidas são bem caras. Um copo de refrigerante custa cerca de 3,50 euros ou mais. Não se esqueça de que o serviço não é incluído na conta e a gorjeta normalmente varia em torno de 10% do valor da conta. Para quem vem a turismo e quem comer bem sem gastar uma fortuna eu indico duas redes de restaurantes: o Akakiko e o Vapiano. O Akakiko é um restaurante japonês com culinária asiática em geral e o Vapiano um restaurante de massas, saladas e pizzas, tudo feito na hora e na sua frente. Ambos não são caros e você vai gastar mais ou menos o valor que eu indiquei de cerca de 12 euros por prato, ou 15 por refeição com bebida. E a vantagem que você vai encontrá-los sempre perto dos pontos mais visitados.

Update

- Coisas de Bebê
A pedido da Paloma seguem alguns valores para apetrechos de bebê.
- Fraldas Pampers: o pacote mega com mais de 50 fraldas custa 12,99 euros (com cartão de cliente fica por 10,99)
- Papinhas Hipp: depende da idade do bebê, mas variam de 1,10 a 1,47 euros
- Suco em caixinha para bebês da Nestlé: 1,75 euros com 3 unidades (eu compro um de maçã com água mineral bem fraquinho, mas gostoso, porque por aqui não existe suco natural fora de casa)
- Biscoito de arroz da Hipp: 1,17 euros
- Leite Aptamil com 800 gramas: 10,95 euros
- Sorvete: 1 euro a bola pequena. As duas melhores sorveterias, na minha opinião, são a Zanoni-Zanoni e a Castelleto.

-Hotéis
Tive duas experiências de ficar em Hotel aqui em Viena. Na primeira vez fiquei no Hotel Am Parkring e na segunda num flat chamado Starlight Suite. Ambos ficam no 1o distrito e são muito bons. Os preços das diárias para casal duplo são muito mais baratas que outras capitais da Europa como Roma ou Paris, por isso dá para dar uma caprichada nas estrelas e escolher uma boa localização. Relacionei alguns hotéis que provavelmente eu escolheria para ficar hospedada se estivesse a turismo por aqui. Fiz a pesquisa pelo booking.com e escolhi uma data qualquer em Abril de 2011 para efeito de comparação das tarifas. Todas as tarifas são para quarto duplo, sem café-da-manhã e com cancelamento gratuito:

No primeiro distrito:
- Hotel Am Parkring (4 estrelas) - 146 euros
- Radisson Blue (5 estrelas) - 179 euros
- Vienna Marriot (5 estrelas) - 209 euros
- Hilton (5 estrelas) - 239 euros
- Mercure Wien Zentrum ( 4 estrelas) - 169 euros

No sexto distrito, perto da Mariahilferstrasse que é a rua das lojas:
- NH Hoteles Mariahilferstrasse (4 estrelas) - 110 euros

No segundo distrito, perto do Parque de diversões Prater
- Ibis Wien Messe (3 estrelas) - 90 euros

Essa lista foi somente para efeito comparativo, sendo que os preços mudam diariamente e variam de acordo com feriados e estações do ano.

***********

É isso aí. Se vocês soubessem a lindeza que está a cidade nessa entrada de primavera, arrumariam as malas e voavam para cá imediatamente.

Se alguém quiser saber mais ou algum outro valor que não mencionei é só mandar um comentário que eu incluo na lista.

Bjs

Lu

37 comentários:

  1. Gostei dos preços. Vou praí passar umas férias ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu blog, criei um também justamente para trocas de experiências sobre o lado pai da maternidade... estou apenas começando. Se puder dar uma força passa lá e me adiciona no seu blog.
    mmppv.blogspot.com
    MM Pais de Primeira Viagem!
    mv.economia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu
    Legal este post! E eu achava que Vienna era bem cara perto das cidades da Holanda, mas posso te dizer que Vienna está uma pechincha perto de SP! Até manicure aqui boa está mais caro!!!!
    Restaurante então, nem se fale, mesmo convertendo para o Euro em SP está muito mais caro!
    Vc já chamou a Aline para fazer faxina? Ela era bem boa! A melhor que encontrei aí na Europa, ela ia para a Edilaine tb!

    bjs bjs
    Pati

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade ir correndo para provar esse restaurante de massas; sem falar em encontrar uma manicure e depiladora brasileira. rs Lu, tentei te ligar umas duas ou três vezes, mas nao consigo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. ASSINO EM BAIXO DE TUDO QUE A LU FALOU, MAS PRINCIPALMENTE DA BELEZA DA CIDADE NESSA ÉPOCA DE PRIMAVERA. AI COMO ADORO A PRIMAVERA!

    Beijo Lu. Temos que sair mais para aproveitarmos esse tempo, heuim!

    ResponderExcluir
  6. eu simplesmente amo Viena, estive aí há uns 4 anos através por poucos dias.. mas amei a cidade! Espero voltar!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lu na próxima primavera vou te encher o saco posso? Nossa to pagando uma fortuna num serum da La Roche R$ 170,00 reais pq como vc sabe os trinta esta chegando na minha vida então preciso me prevenir. Será que não tem nenhum site daí que mande os La Roche para cá. A cada dois meses tenho que comprar foi indicação da dermato. Depos te mando um e-mail para contar as novidades é que estou numa correira danada. bjs na família e bjnhs. Daiani

    ResponderExcluir
  8. Pô, agora vc me deixou com vontade de ir mesmo... um dia a gente vai!
    Sabe o que eu queria saber? Preço de fraldas, papinhas industrializadas e outras coisas de bebês.
    E, já que está bancando a guia turística, preço de algum hotel simples, mas bem localizado.
    E agora só uso La Roche-Posay quando tem quem traga pra mim, porque aqui os preços são proibitivos, afe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eeee, obrigada! Além de linda, Viena se revelou barata. Ô vontade...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu, Tudo certinho?
    Muito encantador o seu blog! E o encontrei no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    Interessantíssimo o post! Até que os preços são acessíveis - achei!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)
    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    Tenha um ótimo dia, aí na Austria, nessa Viena, que eu conheço e acho linda!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu

    Você sumiu. Saudades querida.
    Vou passar uns dias em Viena, mas não vou ficar em hotel não. Tem lugar aí? rsrsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, parabéns! Qto a pequena, que tal levar o pote de papinha e misturar apenas com a parte que ela realmente come da comida do restaurante? Faço isso com a Alice um montão de vezes! kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ei Lu,

    moro em Sankt Pölten, a +- 70 km. de Viena, concordo com o que vc fala de Viena, Viena é linda, aliás a Áustria é linda. Amo o frio, o charme das roupas de inverno, o excelente servico público de transporte etc etc.. No veräo os sorvetes säo maravilhosos. O Vapiano é opcäo para o ano inteiro e para qq cardápio.
    O mau humor do povo é que pega às vezes, mas nada é perfeito.
    Mas, faltou o endereco da manicure, há 4 anos procuro por uma boa manicure brasileira.
    Valeu pelas dicas. Tânia

    ResponderExcluir
  14. Tania
    a minha manicure é a Mel. O telefone dela tem o site manerex.at no item de beleza.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,

    muito obrigada pela dica, fiz a unha ontem com a Mel e gostei.

    Ah! Quer uma dica de restaurante na Áustria? Mas, é em Steiermark. http://www.steirereck.at.web41.ims-firmen.de/pogusch/
    É muito bom lá, mas tem de reservar mesa com bastante antecedência.

    Continue nos dando dicas.

    Tânia

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu,

    fiz a unha ontem com a Mel e gostei. Valeu.

    Quer uma dica de bom restaurante na Áustria? Mas, é em Steiermark, dá uma olhadinha no site:http://www.steirereck.at.web41.ims-firmen.de/pogusch/
    Só que tem que reservar mesa com bastante antecedência.

    Um abraco, Tânia

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Vi seu post entre as minhas pesquisas sobre Viena. Morarei na cidade nos próximos 12 meses e tenho algumas dúvidas...se você puder me ajudar...

    - Quanto aos remédios que você citou, é possível comprar pílulas anticoncepcionais nas farmácias sem prescrição médica? Ou é melhor levá-las do Brasil?

    - Necessitarei de um seguro saúde, estou em dúvida entre um que atenda aos requisitos mínimos (cerca de 50 mil dólares) ou o que chega a 100 e até 250 mil dolares com despesas medicas... è realmente muito mais caro? As agências alegam que um braço quebrado pode custar milhares de reais...

    Se você puder me ajudar, fico agradecida.

    Parabéns pelo blog! mto bom!

    Aline.

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline
    Espero que tenha uma ótima viagem até Viena. Quanto a cidade tenho certeza de que vc vai gostar.
    Vou tentar te ajudar com as perguntas:
    - pílula anticoncepcional: não dá para comprar sem receita. Tem um jeito passando uma conversinha dizendo que vc é turista, bla bla bla. Mas eles vão te vender uma vez só naquela farmácia. Se no mês seguinte precisar de novo vai ter que procurar outra. O melhor é se puder trazer do Brasil mesmo. Outra hipótese é vc ir na ginecologista daqui e pedir a receita. Eles dão receita para até 6 meses e vc liga quando acabar, daí eles mandam pelo correio mais 6 meses. Tenho uma gineco que fala português, mas qualquer outro médico fala inglês se precisar.
    - Quanto ao seguro: é complicado opiniar sobre isso, porque é muito incerto, né. Na minha opinião um seguro de até 50 mil dolares é suficiente. Realmente a questão de saúde quando é pago por conta própria e não pelo seguro social é bem mais cara, mas não é absurdo. Para vc ter idéia o parto da Mariana ficou 4 mil euros, o que está em dia com os valores cobrados no Brasil. Acho que o ideal seria vc comparar os valores da apólice e se ficar muito mais caro o seguro mais completo, optar pelo mais simples. Todos os exames que precisei fazer aqui tanto na gravidez como da Mariana e Serginho ficaram mais baratos do que se fosse particular no Brasil. O que é mais caro na minha opinião é a diária do hospital. Enfim, não posso te ajudar muito, mas só para vc ter uma idéia.

    Quando estiver por aqui, mande uma mensagem no blog, quem sabe não nos encontramos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiii Lú ,achei seu blog maximo, sou Eliana e estou indo com minha familia pra viena, gostaria mt que vc pudesse me ajudar com algumas duvidas, como escola etc....por favor indica sua manicure e cabelereira brasileira, pelo amor de DEus, deixo meu contato eliana.5311@ig.com.br
    bjs que deus abençoe vc e sua linda familia

    ResponderExcluir
  20. Ou, adorei teu blog, estou indo para Viena pois adoro música clássica, e nao preciso dizer mais nada né? Bom mais minhas duvidas sao outras. Em novembro devo levar roupas pesadas de frio? Como passarei pela Suíça e Espanha queria saber se devo comprar cremes e roupas de grife e relógios ai ou estes artigos sao caros por ai? E se tem algum outlet próximo a Vienna. Se você me recomenda? E por ultimo se você acha 4 dias suficientes pá apreciar a cidade? Obrigada Simone

    ResponderExcluir
  21. Oi Simone
    Geralmente em Novembro já está bem friozinho então vc vai precisar de pelo menos um casaco bom. Eu indicaria vc não comprar no Brasil e sim deixar para comprar quando chegar na Europa, pois além de mais baratos, eles são melhores do que vc vai encontrar aí. A mesma coisa para os demais ítens como cremes, relógios, óculos de sol, etc. Não é como os que vc encontra nos EUA, muito mais baratos do que aqui, mas tb tem coisa boa, beeeemmm mais barato que no Brasil. Aqui temos um outlet na divisa com a Hungria que se chama Parndorf (http://www.designeroutlet.at/), é bonzinho, mas nem de perto com os outlets americanos. Quem vem com a idéia dos outlets de lá acaba se decepcionando com o daqui. Mas para efeito de comparação com o Brasil fica muito mais em conta.
    E sobre sua última dúvida eu acho que 4 dias são suficientes para visitar a cidade. Vou copiar abaixo uma dica que dei para uma amiga vem para cá para visitar e ficará 3 dias e tem criança, mas serve para qualquer outro visitante:

    1- Centro histórico: é esse perto aqui de casa que fica no primeiro distrito. Aqui vc vai encontrar a Stephansdom, o Castelo da Sissi (Hofburg), o Museum Quartier, a Biblioteca Nacional, Opera, Parlamento e Prefeitura. Esses são os principais lugares e muito provavelmente vcs levarao o dia todo para ver tudo. Aqui tb tem o Museu Albertina do lado da Opera que sempre tem boas atrações.
    2- Castelo Schonbrunn: tb leva um dia inteiro para ver tudo. Tem visita guiada por dentro do castelo, mas talvez nao seja interessante para as meninas. Em compensação tem o Zoologico que é primeiro zoo do mundo com ursos pandas e muitos outros animais. Com certeza compensa visitar com as meninas. Tem um ticket no Schonbrunn que vc compra para diversas atrações como o museu de carruagens (muito legal), a cozinha que faz Apfelstrudel, museu das crianças, etc. Sem contar que o palacio é GIGANTE! Então se preparem para andar muito pelos jardins. Mas é simplesmente maravilhoso.
    3- Se vcs ficarem um terceiro dia eu indicaria o DonauTurm que é a Torre que dá vista para a cidade toda e especialmente para a parte nova da cidade onde fica o Danubio, já que os outros passeios sempre focam na parte histórica. De lá vc pode comprar um ticket integrado para visitar a roda gigante do Prater, um passeio que tenho certeza que será o melhor para as crianças. O Prater é um parque de diversão e área de lazer com mata, bicicletas para alugar, enfim um verdadeiro parque. Muito bom, mas tb é gigante. Tem ótimas opções de restaurantes e eu indico o Praterfee que é bem child friendly.

    Espero que tenha ajudado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu : Vc pode me falar o endereço da ginecologista? vc recomenda. Parabens pelo BLOG

    ResponderExcluir
  23. A ginecologista que fala portugues eh a Dra Maria carolina Stammler, telefone 0043 14852702, endereco Baldiagasse 11/22. Se quiser tambem tem a Dra Heindrun Flores que fala alemao, ingles e espanhol e que fez o meu pre Natal e parto da Mariana, telefone 0043 14071550, endereco Alserstrasse 26/10A. Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  24. Oi,Lu, boa noite.Muito legal este teu site, eu pretendo viajar para Viena em breve e um dos meus hobby é a costura então gostaria de saber se vc conhece em Viena lojas ou lugares que vendam tecidos, armarinhos, coisas pertinentes a costura, se vc me passaria os nomes das lojas e os endereços, claro dentro da sua disponibilidade de tempo, ficaria muito grata. Até mais, Fátima.

    ResponderExcluir
  25. Oi Fatima
    infelizmente nao conheco lugares que vendam armarinhos. Sei que na Mariahiferstrasse voce pode encontrar lojas que vendam, porem nao sei te indicar algum lugar especifico, e tb nao tenho ideia se sao bons e diferentes do que vc pode encontrar no Brasil.

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu, parabéns pelo seu blog. Estarei em Viena com minha filha de 19 anos e seu namorado entre os dias 19 e 23 de dezembro e gostaria de algumas sugestões de passeios, restaurantes, barzinhos e compras. Se vc sugere conhecermos alguma cidade nos arredores e meio de transporte. Obrigada. Bjs Denise

    ResponderExcluir
  27. Denise,
    infelizmente estou um pouco atarefada preparando a nossa viagem no fim da semana para o Brasil e nao conseguirei te responder tudo item por item. Aqui no blog no label Viena voce pode encontrar dicas de passeio e acima nos comentários mesmo tambem dei dica de uns dias de viagem para uma pessoa que viria para ca por 3 dias. No blog da minha amiga Fabiola voce pode encontrar mais dicas de roteiros para visitas aqui. O endereco é: http://www.dicasroteirosviagens.com/2010/07/viena-parte-i.html. Pesquise no blog das meninas que voce vai encontrar muita coisa.
    Boa viagem e traga roupa de frio porque vai precisar.

    ResponderExcluir
  28. Ola muito boa noite. O meu marido trabalha na cidade nova de viena e gostaria muito de ir para lá mas tenho medo pela escola do miudo pois tem 13 anos e mudar de escola agora acho complicado.E por mim tb ,não sei se encontro trabalho ou não e este medo não deixa avançar

    ResponderExcluir
  29. Lu eu estou pensando em ir viver na cidade nova de vienna, pois meu namorado vive e trabalha ai.A minha grande preocupação é meu filho tem 13 anos e não sei em que escola o ponha. OBRIGAD0 o mail é gina-veia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Muito interessante encontrar seu blog, pois estou me decepcionando cada vez mais com o Brasil e estava pesquisando a melhor cidade do mundo para viver. Encontrei Viena.
    Gostaria de saber melhor sobre as profissões de destaque, onde trabalhar, quanto pagam em média, etc.
    Aguardo seu retorno se possível.

    Grata

    Micheli

    ResponderExcluir
  31. Micheli
    infelizmente nao tenho como te orientar das profissoes de destaque, e outras informacoes profissionais. Nao trabalho aqui em Viena portanto nao tenho esse tipo de informacao.
    Att.
    Lu

    ResponderExcluir
  32. ola sou portuguesa vivo na austri mas vivo 6 horas distante de viena, gostava de la ir e ficar um mes por acaso sabes alhum quarto para alugar barato com casa de banho e cama de casal. obrigada um abraço
    suzisousa1234@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Suzi
    infelizmente nao conheco ninguem que alugue quartos aqui em Viena.
    Att.
    Lu

    ResponderExcluir
  34. Oi Lu! Muito prazer! Gostaria muito de falar com vc por email e tirar algumas duvidas, pois temos a possibilidade de nos mudar para Viena. Agora no comecinho de maio vamos fazer uma viagem de reconhecimento. Inicialmente, gostaria de saber como são as escolas publicas, como é a distribuição por bairros, etc. Meu email é fezitacolombia@hotmail.com Se puder, me escreva! Parabéns pelo blog! Excelente! Bjs Fernanda

    ResponderExcluir
  35. Oi... bom dia Lu.
    Me chamo Edelson dos Anjos, tenho uma empresa no Brasil ( Rio de Janeiro ) no ramo de temperos. estou com muita vontade de sair do Brasil, comprei uma casa nos Estados Unidos ( Orlando ) com intenção de morar, mas não sinto que esse é o melhor lugar para criar meu filho João Pedro com mais qualidade de vida. tenho vontade de conhecer Viena, mas não falo outra língua a não ser o português, estou estudando Inglês, mas demora um pouco pra aprender... qual seria um bairro bom pra se vivier próximo de Viena, qual seria o valor de uma casa com terreno bom , (espaço) pras crianças correrem, brincarem. etc... você pode me ajudar? por favor.
    Se poder me passar um email: meualho@uol.com.br
    Obrigado
    Fiquem com Jesus
    Edelson dos Anjos

    ResponderExcluir
  36. Olá boa noite,achei o seu bloque super interessante e bastante acessivel, estou a pensar em mudarme para a Austria durante uns tempos ,fiz uma pesquisa acerca das melhores cidades do mundo para se viver e Viena preenche todos os requisitos,gostaria de saber se existe alguma escola de alemão grátis em viena e se me pode dar alguns nomes,e gostaria que me desse o contacto da sua manicure/pedicure e cabeleireira , e se sabe de alguns trabalhos de limpeza por aí obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Oi Lu,
    Sera q vc tem o contato dessa depiladora brasileira??
    Agradeceria imensamente!!
    Obrigada desde ja

    ResponderExcluir