terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O primeiro mico de carnaval

Carnaval na Europa. Carnaval no Brasil. E eu no carnaval.

Eu nunca pulei carnaval, sequer tive muita intimidade com o assunto. A unica vez que me recordo de estar num baile de carnaval eu deveria ter uns 6 anos de idade. Levada pela minha tia e de maos dadas com a minha irma, que tinha 3 anos e um calor insuportavel. Isso tudo resume a minha vida carnavalesca e todas as lembrancas que tenho sobre a festa.

Porem quando voce mora fora e sabem que voce eh brasileira, automaticamente as pessoas ja imaginam quao bela dancarina de samba voce deve ser. O que ninguem daqui sabe eh que sou paranaense e fui criada numa familia onde carnaval eh relacionado a pecado. Sabemos bem as paranaenses nao sao as melhores passistas do Brasil, basta ver quantas mulatas e quantas rainhas de bateria paranaenses existem. Me incluo naquelas que nao sao nem isso nem aquilo.

E ai que chego aqui pensando que enfim consegui ficar longe do carnaval, ja que na Austria nao tem feriado, nao tem decoracao carnavalesca, nao tem trio eletrico nem carnaval de rua. Baile tem, mas nao me perguntem se eh bom ou nao porque realmente nao tenho ideia. E como todo dia normal de trabalho, escola, rotina, levo cedo a Mariana para a escola.

Logo que entro na escola escuto um burburinho diferente, mais agitacao, porem nao caiu a ficha que hoje eh terca-feira de carnaval. Vou levando a Mariana pelo corredor quando aparece um linda indiazinha, gritando: Marrrriiiaaaannnnaaa. A porta se abre e vejo todas as criancas vestidas com suas fantasias, pintadas, arrumadas e a Mariana de roupa comum, sem nenhum adereco. Nem mesmo um xale de penas ou um chapeuzinho para enfeitar.

As professoras logo mostram seu desapontamento com a mae que tinha obrigacao de vestir a filha a caracter e ao inves disso manda a pobrezinha para a escola totalmente fora do contexto. No minimo como uma boa brasileira, "amante" do carnaval mae deveria ser menos relapsa e mandar a filha vestida como uma porta-bandeira ou como rainha de bateria. Afinal de contas se Sabrina Sato esta semi nua na capa dos jornais austriacos, nao seria dificil imaginar que a UNICA brasileira da escola seria destaque e nota 10 em alegoria, samba-enredo e fantasia.

Agora nos resta rezar para que a falta do traje nao cause nenhum trauma e que a Mariana decida se gosta ou nao do Carnaval por vontade propria.

13 comentários:

  1. kkkkkkk... se tivesse ido ao baile no Konzerthaus ontem, teria lembrado que hoje é terça de carnaval.Nem assim né, Lu! Mas o pessoal da escolinha não te avisaram? Aí, também é querer demais, né? Teriam que ter te dito para levar a criança fantasiada. Agora a coitada vai ter que esperar até próximo ano para colocar sua primeira fantasia.rsrsrsrs. Ninguem merece!

    ResponderExcluir
  2. Que do!!! Mas olha eu faria o mesmo, eu nunca sei nem quando cai carnaval, na minha casa no Brasil nunca teve nada e eu aproveitava o feriado pra dormir. E engracado que por aqui todo mundo me desejando um bom carnaval, tem ate algumas comemoracoes no Sul do pais, mas mais uma vez eu "cai" em um lugar onde o carnaval nao passa nem perto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lu é verdade... mas com o tempo tudo passa tão despercebido. Não é mesmo? Essas datas que são destaques no Brasil, aqui passam a ser como outra qualquer. Sem grande importância... Também depende um tanto de nós - pais. Agora, a escola podia ter avisado, não? Mandar um bilhetinho falando que podiam ir fantasiados, que faria alguma coisa...
    Acho que é esperar demais! Só porque você é brasileira...rs
    Espero que esteja tudo bem por aí. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Lu, mas eles não mandaram um aviso? Na escola da Ciça, pediram para levarmos as crianças fantasiadas e avisaram por email e por papel impresso também. Hoje a escola está de recesso, até semana que vem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh que pena! Eles nao te avisaram antes? Tenho certeza de que eles darao um jeitinho de colocar um colarzinho nela! ano que vem vc capricha!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga imagino o quanto foi vexatório e chato........
    mas tbém se a EScola não avisou como é que vc ia advinhar? difícil né?
    qnta gostar ou não de Carnaval.........eu particularmente detesto, se eu pudesse ñ existira essa festa.......saco!
    então é isso. como vc mesma disse: q a Mary decida se ela vai ou não gostar de Carnaval.........se bem q os ilhos tendem a seguir os pais, e como vcs ñ curtem, acho bem difícil ela gostar......mas, veremos né?
    bjoaks e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Lu eu faria o mesmo... como imaginar? E as pessoas ainda me olham e falam: voce? brasileira? (tipo esta de brincadeira ne?)saudades, beijos enormes

    ResponderExcluir
  8. Olá ja estive aqui antes, pois tentei te linkar e apareceu que isso eu já havia feito...rs...s...
    Então tá! Passando para avisar que está rolando sorteio no meu bloguinho, aniversário da casa. Vem participar, sorteio fácil fácil.....bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi! Acabei de conhecer seu blog e adorei esse post!

    E estou escrevendo pra dizer pra você não se sentir sozinha no quesito "mãe que não entende de carnaval". A primeira festinha de carnaval na escolinha da minha filha quando ela tinha 2 anos eu errei o dia! Eles mandaram um recado dizendo que a festinha deles seria na quinta pois muitas crianças viajavam na sexta, e eu não registrei. Enfim, mandei minha filha normalzinha na quinta, NÃO ME LIGUEI que todas as outras crianças estavam fantasiadas e jogando confetes e ainda MANDEI ELA FANTASIADA NA SEXTA. Todos ficaram chocados, hehehe!

    Sorte que ela era pequenininha e não deu pra traumatizar (espero).

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Hahahahahahaha Adorei!! Mas concordo com as colegas aí em cima: se a escola não manda nem o bilhetinho avisando fica difícil adivinhar, né?

    Beijocas!
    Taqti

    ResponderExcluir
  11. Lu, eu lembro do meu primeiro carnaval, eu tinha 5 anos. As outras pessoas da turma tinham fantasias lindas, e minha mae me levou pra escola de maio e canga, nao sei o que ela quis que a minha fantasia fosse... mas eu nao fiquei traumatizada com isso, nem esquente! ;D
    Marianas superam tudo.
    Beijao!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Lu, conheci seu blog hj, sou eng civil formada pela UFPR e nascida e criada em Curitiba, meu marido é do oeste do Paraná.
    Nós trabalhamos como autônomos com projetos e todo começo de ano é um sofrimento até março, pq ninguém quer fazer nada até passar o carnaval, porém as contas não esperam. Ai estou eu toda animada pesquisando sobre Viena (iniciei um mestrado este ano e provavelmente ano q vem farei um estágio de 3 meses na Europa), quando vejo este post do Carnaval, carnaval na Áustria, Sabrina Sato no jornal...poxa vida até ai. Escreva mais gostei muito do seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir