quarta-feira, 3 de março de 2010

Está acabando....

Oi pessoal

Estou fora da blogosfera porque ando bastante ocupada esses dias. Pra começar a semana tivemos a renovação dos nossos vistos aqui em Viena e o cadastramento para o visto da Mariana. Apesar de nascida aqui na Austria mesmo, a Mariana é considerada cidadã brasileira, pois não existe acordo de solo para os nascidos aqui. Portanto é necessário a concessão de visto para ela também.

Hoje tivemos retorno com o pediatra velhinho e a Mariana está pesando 4740 gramas. Aumentou 700 gramas em 17 dias. Finalmente está um pouco mais cheinha. A parte ruim dessa história é que ela somente aumentou de peso porque iniciamos com o leite artificial há uns 10 dias atrás.

A história é a seguinte: do Serginho eu tinha leite para dar e vender. Literalmente. Enquanto amamentava ele ainda sobrava leite para amamentar o filho de uma vizinha que havia nascido uma semana depois que o Serginho e a mãe não tinha leite. Então toda a tarde ela levava o rebento para mamar em casa. Era um absurdo a diferença de tamanho e peso entre o Serginho e o bebe ( não tenho certeza, mas acho que o nome dele é Yves). Como uma ótima criticadora de vidas alheias, eu achava ridículo que a mãe não tivesse leite e apostava que ela nem tinha oferecido o seio para o menino, já que eu tinha quase morrido de dor com seios rachados , que chorava porque tinha ficado com horriveis estrias, mas me mantive firme no propósito de amamentar. E tinha mais, por causa daquela minha "dor" e das minhas "estrias" é que o meu filho era maior e mais gordo (e mais bonito) que o filho dela. Era um misto de desprezo pela mãe e dó pela criança.

Mal sabia que da minha próxima vez quem não teria leite seria eu. Tá, não sei o que aconteceu dessa vez. A verdade é que tenho muito pouco leite. Desde o começo da amamentação tudo aconteceu diferente do que foi com o Serginho. O máximo que tive que usar até agora foram alguns absorventes de seio para a noite porque durante o dia não corre o risco de vazar. Do Serginho eu usava uma fralda direto dentro do sutiã porque nada impedia que o leite sujasse a minha roupa. Meus seios que passaram do manequim 38 para o 48 pareciam infinitamente maiores com todo aquele volume dentro.

Dessa vez comecei a ficar preocupada com o aumento de peso da Mariana, pois ela não estava se desenvolvendo tanto como o Serginho. Ok, ela é uma pessoa diferente, mas percebi que após a mamada ela continuava puxando o bico do seio, se irritava e começava a chorar (coisa que ela só faz em casos extremos). Eu costumo tirar minhas dúvidas no livro da Encantadora de bebes e num determinado capítulo sobre a amamentação ela falava que se tivesse dúvida de quanto leite o bebe estava ingerindo, ela sugeria que bombeasse uma vez ao dia e somasse cerca de 30 ml ao que foi retirado porque na amamentação a criança consegue sugar mais do que a bombinha. Foi o que eu fiz. No primeiro dia consegui tirar 50 ml, no segundo 40 ml e no terceiro 30 ml. Sempre retirei nos mesmos horários (de manhã) perto do horário que ela deveria mamar. Depois de quase uma semana de desespero percebendo que a pequena continuava com fome após a mamada, tomei a decisão de comprar o leite artificial e ver no que ia dar. Comprei o Aptamil 1 e já na primeira mamada, após ela ter mamado no seio, ela mamou 60 ml. E assim tem sido. Sempre ofereço o seio até ela sugar tudo o que tem, e depois de esvaziar e não sair mais nada e se ela continuar nervosa faço uma mamadeirinha com o Aptamil. Isso tem ocorrido umas duas vezes ao dia.

Já me chateei bastante porque sei que dessa vez poderia amamentar até bem mais tempo, pois não tenho que voltar de licença. Totalmente diferente do que foi com o Serginho que tive que incluir o leite e outros alimentos com 3 meses e meio porque voltei a trabalhar exatamente no dia que ele fazia 4 meses e não tinha como amamentar no meio do dia, pois trabalhava em uma cidade e morava em outra.

Bom, agora nada mais me resta do que tentar continuar o máximo possível com o leite que tenho, porque sei que melhor um pouco de leite materno do que nada. Mas que dá uma dor no coração, isso dá!!

Bjs.

Lu

11 comentários:

  1. Muito legal sua sinceridade quando contou dos seus pensamentos na primeira amamentação. Realmente, quando a gente não tem o problema, acaba julgando os outros... E você tem razão: mesmo que o seu leite não seja o único que ela esteja tomando, ele faz diferença!

    ResponderExcluir
  2. Ei Lu!
    Nao se preocupe com esse lance do leite. Eu tive muito leite, mas o Miguelzinho tinha preguica de mamar. Mamava só um pouco para "forrar" o estomago e nao aceitava mais. Passou a nao ganhar peso e tbm ficava preocupada. Com os 10 meses tive que parar de amamentar por que durante o dia ele nao queria pegar o peito e mamava a noite toda a cada hora uns 2 minutos. Tinha noite que eu tinha que acordar umas 11 vezes para dar de mamar. Um sofrimento imenso! Ah, já que está indo para o Brasil vou te sugerir um livro maravilhoso sobre os primeiros 2 anos dos bebes. A vida do bebe - Rinaldo de Lamare
    Por falar nisso, tá chegando o dia, né? Aposto que o coracao já tá a mil por hora. Imagino como a sua familia está lá no Brasil a espera da princesinha. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também tive este problema (incusive de desidratação e baixa ingesta do bebê) e sofri muito. Por isso te digo: nãos e culpe. O vínculo com a sua filha não vai ser quebrado por causa disso. Vc está fazendo o que pode ser feito e, na dúvida, procure ajuda do pediatra ou outros profissionais de saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lu, eu tambem nao tive leite, mas como nao tinha parametros nao sabia, e com a maquina o maximo q tirei foram 10ml. Mas depois q comecei dar mais formula ela comecou a engordar de novo e nao tinha mais fome e estava mais fwliz. A mae natureza e assim, e nao tem o que fazer.
    Boa sorte
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu, quanto tempo! Quanta novidade por aqui...
    A Mariana está linda, parabéns! Você está aproveitando bastante essa fase? Voa, acredite!
    Sobre amamentação nós vivemos histórias semelhantes: o Gui mamou exclusivamente no peito até os 4 meses, quando voltei a trabalhar e ele foi pra creche. Daí teve alergia à lactose e foi um sufoco! Com a Bia, eu pretendia amamentar até um ano de idade, mas ela nasceu prematura e minhas neuras de mãe quintuplicaram. Até os dois meses foi só peito e ela até ganhava peso, mas pouco - nessa época eu desisti de comparar suas medidas com as do irmão! Sem falar que ela mamava de duas em duas horas, eu vivia um bagaço, cobrando-me forças mesmo sem ter. Foi quando entrei com o complemento na mamada da noite... E foi assim até os 5 meses, peito e mamadeira, quando ela começou a me "rejeitar". Fiz o melhor que pude, tinha vezes que ela não queria a mamadeira, noutras mamava pouco no peito, eu me cobrava uma amamentação exclusiva... Hoje ela está maior do que o irmão nessa idade, uma fofucha! Ela ainda toma Similac e adora. Ainda sinto saudades do denguinho da amamentação e procuro fazer dos momentos da mamadeira um aconchego só nosso. Porque posso não oferecer mais o melhor alimento do mundo, mas tenho o maior amor de mãe pela minha princesa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lu

    Amiga, não fica chateada não. O alimento mais importante que vc ta dando pra Mariana, é o carinho, é este amor roxo que vc tem por ela.
    Quem sabe agora no Brasil, vc comendo aquelas coisas maravilhosas, seu leite não vai transbordar? Estou torcendo por vcs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Ai que bom que vc percebeu rápido a questão do leite e tomou providências! É isto que importa!
    Aproveite MUITO o Brasil com a fofura da Mariana!
    bjs e saudades

    ResponderExcluir
  8. Lu, não se preocupa. O importante é a Mariana mamar também. E como disse a Lia, faz muita diferença. Gabi também tomava o complemento.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, isso realmente deve ser uma preocupação enorme, e não adianta dizer para não se preocupar que isto não vai acontecer, não é verdade.
    Então o jeito é seguir a orientação médica que tudo vai dar certo.
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Oi florzinha... Adorei seu blog... seus filhotes são lindo!! Parabéns!! Estou te linkando... Quanto ao leite... não fique triste flor... vc fez o que pode, isso é o que importa... e pense que mesmo sendo pouco o seu leitinho está protegendo sua filhotinha dos dodóis da infância... leite materno é mágico!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!!!
    Meu nome é Isadora...acompanho seu blog desde que vc e eu estavamos gravidas. Agora tenho uma filhinha de 5 semanas e acontece a mesma coisa cmg. Ela mamava e depois ficava nervosa...fomos a pediatra e minha filha engordou so 200gr em 1 mes. Comecei a alternar o leite artificial e o peito. Fiquei arrasada...pretendia dar exclusivamente o peito até o sexto mes...mas o mais importante é que elas ganhem peso e estejam bem alimentadas.
    Aqui na França a pediatra me recomendou um estimulante para a produçao de leite (a base de plantas) que esta funcionando muito bem...GALACTOGIL. Comente com a pediatra da Mariana...quem sabe pode te ajudar tb.
    Um beijo

    ResponderExcluir