quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Barcelona 33 graus

Barcelona é uma cidade para se apaixonar. Então, só um fim de semana nos deixa com uma sensação de quero mais. Mas mesmo assim compensou visitá-la. Resolvemos ir para lá uma semana antes da data da viagem. Por isso, não consegui fazer uma grande programação e pesquisa a respeito do que poderíamos visitar na cidade. Saímos de Viena na manhã de sexta e chegamos em Barcelona às 13:00 hs.

A primeira grata surpresa que encontramos foi o Aerobus que faz o percurso do aeroporto até os principais pontos da cidade. Como nos hospedamos bem próximos da Plaza Catalunya, a última parada do Aerobus, ficou muito fácil para fazermos o translado Aeroporto-cidade. O custo do Aerobus é de 5,05 euros por pessoa. O ônibus é super confortável e durante o dia passa a cada 5 minutos.

Assim que chegamos no hotel despachamos nossas malas, trocamos de roupa e saímos para almoçar. Saímos de Viena com 14 graus e chegamos em Barcelona com 33 graus. Pelo jeito nossa última oportunidade de usar roupas de verão aqui na Europa até a próxima temporada.

Logo depois de "matarmos" alguns tapas maravilhosos, pegamos o Sightseen. Em Barcelona o custo do Sightseen é de 22 euros por um dia e de 29 euros para dois dias. Como já era bem tarde preferimos pagar para dois dias e aproveitar mais um pouco no dia seguinte. São três rotas de Sightseen e o ideal realmente é pegar para dois dias inteiros, pois acabamos sem tempo para fazer a rota verde que percorre o litoral.
Eu e a Mariana no Sightseen.

Eu não entendo nada de arquitetura, urbanismo e afins, mas acho que todo estudante ou amante de arquitetura deve visitar Barcelona. A cidade é famosa pelos prédios em estilo modernista projetados por Gaudí. Sem contar as ínumeras esculturas que estão em praças, rotatórias e pontos turísticos de vários artistas famosos.

La pedrera de Gaudí.

Assim fomos passando por diversos pontos turísticos. Resolvemos que não iríamos descer em nenhum na sexta, pois a Mariana já estava cansada e a hora de dar janta e banho já estavam se aproximando.

No dia seguinte saímos do Hotel às 09 horas, pois para quem acorda às 06 já fazia um tempão que o dia havia começado. Como estávamos acompanhados pelo Felipe (colega de trabalho do maridex) e da sua namorada Marina, ficamos fazendo um tempo pelo Plaza Catalunya até nos encontrarmos no horário marcado.

Existem algumas diferenças se compararmos Barcelona com Viena. Lá as ruas são mais sujas, porém existem tantos belos edifícios quanto aqui. Em compensação o povo é muito mais simpático e a cidade ferve. A comida é muito boa, muito melhor do que aqui, mas os preços não são diferentes do que se paga em Viena, ou seja, prepare-se para gastar. Hotéis bem localizados com categoria 4 estrelas dificilmente são encontrados por menos de 200 euros a diária para quarto duplo. Nós estamos enfrentando problemas com hotéis porque o ideal é que fiquemos num quarto familiar, já que acho que o Serginho é muito novo para ficar num quarto individual (sem contar a questão do custo maior). Sempre faço reservas de hotel pelo booking.com e dessa vez tive uma certa dificuldade para achar pelo menos um quarto triplo no preço que gostaríamos de pagar. Acabamos nos hospedando no Hotel Catalonia Ramblas que eu super indico. O quarto tinha um tamanho razoável que acomodou nós quatro com um certo conforto. A localização era excelente, cerca de 800 metros da Plaza Catalunya. E o café da manhã muito bom para padrões europeus.

Continuando com o Sightseen, fomos visitando alguns pontos turísticos. Em algumas paradas descíamos e em outras só batemos foto mesmo.

Serginho e Felipe no estádio do Barcelona. Só a título de curiosidade a camisa do Barça na loja do estádio custa 75 euros ou se preferir com o nome do jogador 93 euros.

MNAC - Museu Nacional de Arte Catalã. Desse ponto existe uma linda vista de toda a cidade.

La Rambla. É um grande calçadão onde se encontra de tudo um pouco. Vários hotéis e restaurantes e muitos, mas muitos artistas de rua. Alguns muito sinistros, mas em geral muito interessante de se conhecer.

Enfim o sábado acabou e voltamos para o hotel às 19 horas, ou seja, Mariana ficou 10 horas batendo perna conosco. No Domingo saímos do hotel logo cedo diretamente para o aeroporto e retornamos para Viena logo depois do almoço.

Já viajamos algumas vezes com a Mariana, sendo que a primeira grande viagem dela foi no dia que estava fazendo 2 meses para o Brasil. Normalmente ela se comporta muito bem, mas temos que respeitar alguns limitadores que creio são básicos para bebês na idade dela. Por exemplo: não conseguimos sair para jantar fora do Hotel nenhuma noite, em parte por pena de tirá-la da cama depois de um dia inteiro de andanças num calorão que ela não está acostumada. Acabamos nos privando de conhecer a vida noturna (diga-se de passagem: a vida depois das 19 horas) porque preferimos mantê-la descansada para o próximo dia. Outra questão são os horários das refeições: cheguei a dar a papinha dentro do Sighteseen para manter o horário e evitar que ela ficasse com fome e consequentemente chatinha. O sono foi bem tranquilo para se administrar, já que durante o dia ela não dorme muito mesmo. Mesmo assim tirou algumas sonecas dentro do carrinho. Na mala de mão levei duas mudas de roupas, muita água e papinha doce e salgada.

No avião de volta tive um insight de como será o meu vôo para o Brasil em dezembro. A Mariana não quer mais ficar sentada então fomos simplesmente pisoteados durante 2 horas no banco apertado do avião. Eu e o maridex fomos revesando um pouco, mas não foi fácil. Até a revista de bordo ela rasgou. Dormiu apenas quando o avião estava descendo. Vou começar a me preparar psicologicamente para o stress dessa nossa longa viagem.

E quanto a Barcelona, ficaram muito pontos turísticos para se visitar, inclusive as praias que só vimos de longe e a Sagrada Família que tinha uma fila bem generosa para entrar. Espero que tenhamos oportunidade de voltar em breve para lá.

Sempre é muito bom viajar. A cada viagem aprendemos um pouco mais da cultura, da história de cada povo e consequentemente passamos a respeitar e olhar com mais empatia para os cidadãos daquele país. Fica a dica: viaje. Faça turismo nem que seja para a cidade desconhecida mais próxima da sua. Olhe com outros olhos. Viva e aprenda a cada dia mais. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

Bjs
Lu

1. Eu sempre me disse que iria pra Barcelona pra ir pra balada e agora ficou meio sem sentido. Tô me vendo mais em Lisboa, subindo ladeira de paralelepipedos dirigindo o carrinho do bebê. Hihihihih...

Mas Barcelona deve ser linda, linda.

2. Eu amei Barcelona! Foi uma das nossas melhores viagens. Nós alugamos um apt e foi ótimo. Nos revezavamos qndo Marina estava cansada. Além de viver um pouquinho o cotidiano.

3. Que delícia de viagem, Lu.
    Lindas as fotos.
    Hoje a Mi ficou encantada com as fotos no orkut.
    Deu um grito lá no quarto, saí correndo, era a Mariana que ela estava vendo. Ficou maravilhada e boba com o tamanho da boneca.

Bjs para todos daí, de todos daqui.

Nilce

4. Lidas as fotos e o calor aii q delicia ! Ia muito a trabalho a Bcn, e no final do dia sempre davamos uma escapadinha, bons tempos aqueles. bj

5. Nossa, Lu
    Que riqueza de detalhe, nem pessoalmente tu não me contaste tanta coisa. Fiquei com ciumes.
    Muito bem escrito, amiga. Me vi novamente por lá.
    Saudade daqui do seu cantinho, agora que estou mais tranquila voltarei sempre.

Iram

6. ai que saudade de barcelona.
    fomos em dezembro e confesso que me deu uma baita vontade de não voltar nnca mais pra cá.
    delícia de cidade, moderna, liiinda de morrer.
    super passeio!
    bjocas

7. Lu, seus posts de viagens ou de Viena são sempre incríveis aos meus olhos. Adooooooro! Curto cada foto.

Mari esta uma fofa literalmente. E super passeadera. Que ótimo!

E sinta-se feliz: vc tem uma linda família.

Bjos.

8. Lu, que lindas as fotos. Barcelona é uma das duas cidades que sempre quis conhecer e a vontade aumentou depois de ler seu post. rs
    Ah, olha que estranho. Na minha lista de blogs nao esta aparecendo todas as atualizacoes do seu, entao acabo chegando atrasada para saber das novidades. Mas, agora que já sei disso venho aqui todos os dias pra ver se tem novidades. rs
    Beijos e bom fim de semana!

9. Barcelona é uma delícia mesmo, amo! E, mesmo vcs tendo ficado pouco tempo, o bom é que sentiram o gostinho e têm agora mais motivos para voltar.
    E antes de chegar ao final do texto eu ia justamente comentar que a Mariana está na melhor idade para acompanhar vcs em viagens, porque não anda nem engatinha ainda. Realmente, depois disso, o trabalho aumenta. Mas continua sendo bom, vc bem sabe!

10. eu querooooooooo!!!!!!
    to com tanta visita até outubro que só no inverno vou conseguir ir.... (oque nao é nada mal para fugir daqui! hehehehe!!!)

11. Oi Lu,
    puxa podia ter avisado antes de vir, a gente podia ter tomado um cafe por aí.
    Não conhecia teu blog e já estou linkando, e teu comentário lá no Astronauta me fez ver, que pouco falo sobre Barcelona, (acho que a maioria dos posts do tag: Barcelona, deve ser sobre o Barça).
    Enfim: a gente vai se falando, e que delicia ler tua impressão da cidade.

Quando voltar, avisa, hein?

beijos

12. Morro de vontade de ir para Barcelona, principalmente para ver as obras do Gaudi.

Sobre a viagem pro Brasil, pegue um voo noturno. A Bebella dormiu o tempo todo, se fosse de dia, eu nao queria nem ver, ia tocar o terror. De noite eles apagam as luzes, todo mundo dorme, fica silencio e pronto.

Bjos

13. Lu, esse post tá praticamente uma materia! Cheio de boas dicas, sacadas, lindas fotos, enfim, cheio de personalidade! Amei seu blog, vou acompanhar e recomendar.
    Amei sua companhia e da Marianinha em Barcelona, nos cafézinhos, bateções de perna, etc e tal.
    Beijos pra todos!

14. Eu amo Barcelona. Morei por 1 ano lá e voltaria com certeza e pra ficar. Uma delícia de lugar. Alto astral... tudo de bom!