sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vida de madame na Europa

Se tem uma coisa que me irrita muito por essas bandas do hemisfério norte é ter que ir ao supermercado. Ou melhor, ir ao mercado, já que na Austria não existem grandes supermercados como estamos acostumados no Brasil. Eu já comentei por aqui que as grandes redes varejistas simplesmente não existem por aqui. O comércio varejista de alimentos é basicamente dominado por uma rede chamada Billa com muitos pequenos estabelecimentos em vários pontos da cidade. Muito provavelmente onde quer que você escolha morar em Viena você terá um vizinho Billa.

Daí que a vantagem de morar perto de um mercadinho é a mesma de quem mora no interior e não tem hipermercado por perto, ou seja, como o mercado fica próximo da sua casa ficará muito mais fácil de ir todos os dias por lá e buscar aquilo que está faltando para o dia-a-dia. Aliás creio que o conceito do Billa e todos os outros mercadinhos daqui seja exatamente esse: ir todos os dias ao mercado.

A Rafaela já escreveu um post sobre esse assunto, de como as coisas funcionam lá em Estocolmo. Eu eu repito tudo o que ela falou, aqui sempre o maior carrinho é o meu. Do meu lado inúmeros clientes com o seu pacotinho de pão, salsicha e uma cerveja, sendo que isso será a principal refeição. Da minha parte um carrinho lotado de verduras, frutas, carne e comida.

Tenho uma vantagem de possuir uma geladeira espaçosa para padrões europeus e ainda por cima um freezer extra que embora seja do tamanho de um frigobar dá para armazenar alguns congelados. Então continuo preferindo a nossa tradicional compra semanal do que a visita diária ao mercado.

Ocorre que quem não gosta das minhas compras são as moçoilas atendentes do caixa. Fica visível a insatisfação delas quando me aproximo com o carrinho. Carrinho cheio significa demora para atender e até parece que elas ganham alguma comissão pela quantidade de clientes atendida. E por aqui o processo funciona assim: ou você é rápida como " the flash" ou vai amargar muitas caras feias. O problema é que ninguém te ajuda. Não existe empacotador e a atendente do caixa simplesmente passa o produto pelo leitor e literalmente joga para o outro lado. Se ao fim de passar os seus produtos você ainda não tiver empacotado tudo, ela vai começar a atender o próximo cliente e jogará os produtos dele por cima dos seus.

Por isso é que eu sempre digo que por aqui cliente não tem razão mesmo. Muitas pessoas até me relataram que a atendente ainda reclamou e mandou a pessoa ser mais rápida para retirar os produtos. Para mim, até agora, só foi o olhar de reprovação, porque por mais rápida que eu tente ser, passar o produto no leitor é mais rápido do que retirar do carrinho, empacotar e pagar.

Ah, e depois de todo esse sufoco dá-lhe carregar a compra a pé para casa. Por isso um ítem de extrema necessidade é o carrinho de feira. Tudo bem que o meu não é suficiente para trazer tudo, mas dá uma super ajuda. Quando ele está vazio e eu estou linda e saltitante pelas ruas charmosas aqui do primeiro distrito até me sinto um pouco européia. Quando volto com ele carregado e mais umas 3 sacolas a tiracolo, me dá uma raiva de estar na Europa. Vai entender....

Bjs a todos e um ótimo fim de semana.

Lu

19 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHA!!!!!!! Lu!!!!!! é exatamente isso!!!!!!! elas fazem cara feia por causa da quantidade e voce tem que se virar nos 30 para "ensacolar" tudo... é brabo, minha amiga... e depois dizem que é puro glamour morar na Europa... AAAAFFF!!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é tdo bônus tem seu ônus né miga?


    morar na europa como a maioria das coisas tem os seus prós e os seus contras.
    ninguém merece ir comprar e ainda ser mal atendida...........ainda bem q no brasil isso acontece mto raramente.
    bj e bom FDS.

    ResponderExcluir
  3. Sei bem o que e isto, pois fiquei uns 3 meses na Holanda e la eu levava a mochila grandona (estas de viajar!) eu detesto fazer supermercado , e aqui ja achei um jeito de comprar coisa chata pela internet. Ai nao da nao? bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa...essas meninas dos caixas deviam vir passar uma semana no Brasil em dia pós pagamento, na semana do natal.

    Hahahahahaha.

    Iam ficar rapidíssimas!!!!!!!!!!!

    E vc, o que faz para as caras feias?

    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, aqui tem os dois, os menores locais e o grandes. Aliás, os menores são filhotes dos grandes, tem o Tesco grande e o Tesco Express, local, o Sainsbury's e o Sainsbury's Local. A gente mora a 15 minutos de caminhada de qualquer um dos dois tipos, então não rola nunca ir todo dia. A gente faz compra pela internet a cada 2 semanas, compramos absolutamente tudo pela net e nunca deu problema, as frutas e verduras vêm escolhidinhas, todas lindas e perfeitas. Durante a semana, quando saio com a Bebella, passo no mercado local ou no hortifruti e compro uns perecíveis que precisar.

    Olha, pra evitar a atendente passar o do próximo por cima das suas coisas, eu não pagaria enquanto não terminasse de ensacolar. Se ela reclamasse eu falaria que ia terminar antes e pronto. Sem finalizar a sua ela não pode começar a dele. Se vai ter cara feia de todo jeito, pelo menos diminui seu stress em "pescar" suas coisas no meio das dos outros.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Sem bem como é isso, por aqui cliente tb nao é muito bem tratado, mas nem sempre o maior carrinho é meu e as meninas não fazem mais cara feia. rs
    Graças a Deus, aqui tem redes grandes tb.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Acho que tão indispensável quanto o carrinho nessas suas compras é o item "Serginho"... ;)

    ResponderExcluir
  8. Lu,
    Pior que eu gosto de ir no supermercado hehehe. Tenho o carrinho que vc tem, mas comprei quando estava na Espoanha era eu e as velinhas.
    Olha no continente Europa eh assim mesmo, nos fazemos o favor de comprar, custei a entender, mas eh assim q funciona, alias quando morava na espanha me irritava todos os dias ateh q caiu a ficha. O negocio eh ignorar as caras feias. bj

    ResponderExcluir
  9. boa!! é assim mesmo!!! na hungria mesma coisa, nada de atedimento ao clinte!!!
    bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,
    Acho que em toda Europa é assim. Tanto na Espanha como na França (um pouco menos) tenho que aguentar as caras feias e ter muita habilidade pra ser rapida e não "encomodar" muito as atendentes.

    Mas como tenho um mercado justo em baixo de casa sou dessas que da uma passadinha TODOS os dias! Uuuui!

    Leio seu blog ha bastante tempo e adoro. Vou te seguir ok?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Eh amiga...cada pais a sua cultura neh...nos paises arabes ate existem empacotadores, mas geralmente sao indianos....se pegar fogo em um pe o outro ja esta queimado, porque sao lentos demaissssss...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu

    Ainda bem que tem mercado perto e vc vai só.
    Fiquei imaginando se vc precisar ir com a Mariana. rsrs
    Você pondo as coisas no balcão e ela jogando no chão. Pense na comédia. Já passei muito por isso, só que aqui as atendentes acham graça e ainda ajudam.

    Você anda sumida do meu blog. Tudo bem que anda sem tempo, mas deixa só um beijinho. snif

    Bom domingo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Ai Lu, eu sei muito bem o q vc sente! rs... em Londres existem grandes supermercados, e muitos desses mercados. Mas claro q nos grandes o preço é melhor, e ia fazer compra também toda semana. Combinava um dia que meu marido pudesse ir junto pois sempre tinhamos que pegar ônibus pra voltar pra casa os grandes mercados sempre ficaram longe de onde morava, então íamos os dois com MALAS e mochila fazer compra!!!! e muitas vezes ainda com sacolas a tira colo! E eu odiava morar lá também neste momento, saudade do meu carro no Brasil, dos empacotadores, da simpatia do povo! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nao sei por que mas lendo o texto só conseguia imaginar o mamao. Lembra? hehehehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Aqui é parecido mas é diferente. Porque alem das opções de mercado, tem sim alguma opção de super, e que para minha sorte tenho um perto de casa, tambem faço as compras por semana, de quase tudo menos, frutas/verduras/carnes que prefiro comprar no "mercado" (que é como uma feirinha). Meu carrinho tambem fica super cheio... mas olha o lado bom, eles tem reparto a domicilio (e gratis!).

    Viva Barcelona!! hehehee

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Lu! Dei risada de vc, desculpa, mas não tem como não me lembrar da cara de mal humorada de TODAS as caixas de TODOS os supermercados de Viena. Acho que é uma tradição! Já passei por poucas e boas aí, e já até postei no inicio do blog!
    Venha para Holanda, aqui se vc quiser vc nem precisa passar no caixa, vc pode vc mesma ir passando suas compras no scanner e já colocar direto na sacola ou carrinho da Mariana, e se quiser passar no caixa as pessoas sao super educadas, nao tem pressa e ainda falam ingles!
    O que é esta foto da Mariana no post dos 9 meses! VEM PARA CÁ NOS VISITAR!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olha, isso é parecido com o Walmart daqui, viu? Essa é a mesma situação...Parece que estão é fazendo um favor pra gente... Não gosta de atender cliente, vá trabalhar atrás de uma mesa, oras!!!

    Como já dizia um amigo meu: quer moleza, senta no pudim! :P!

    ResponderExcluir
  18. Lu,
    meu marido ta dizendo que vc precisa ir ao Mercur. ao sei se vcs tem carro, pq nao tem um em cada esquina, mas sao hipermercados e todo mundo sai com varios carrinhos lotados do melhor estilo carrefour.

    Estou te escrevendo para dizer que estamos indo para Viena amanha e eu gostaria muito de te conhecer nessa proxima semana. Se vc estiver livre para um cafe, sera que pode me mandar um email?

    obrigada bjos

    ResponderExcluir
  19. Paty
    não descobri ainda se aqui existe compra pela internet. Continuo procurando...

    Fabiana
    quanto as caras feias eu finjo que não são para mim...

    Thais
    as vezes para dar uma enrolada na atendente eu deixo algum produto sem pesar e enquanto ela corre para a balança eu empacoto o que está por cima. Mas não acho muito justo isso.

    Paula
    eu vou bastante ao Mercur, alias acho o melhor mercado de Viena. Ele se parece com o Pão de Açucar. Mas nem de perto é um hipermercado. Tem uma outra rede chamada Eurospar ou Interspar que são mercados um pouco maiores. Mas não gosto muito da disposição das coisas e a localização normalmente é bem ruim. Estou te mandando um email para combinarmos nosso café.

    Bjs a todas as meninas... obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir