segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eu e a cama compartilhada

Sempre que escrevo sobre algumas questões da maternidade uso como base a minha própria experiência de mãe a quase 15 anos. Não posso afirmar que aquilo que digo seja sempre a melhor forma de resolver alguma situação, ou a resposta verdadeira sobre os problemas e as questões que vão surgindo ao longo do tempo. Posso sim afirmar que é ou foi a melhor forma de resolver as questões dentro daqui de casa, e que nem sempre isso será verdadeiro na casa do vizinho. E nessa minha experiência posso afirmar também onde foi que eu errei (onde acho que errei) quando algum assunto não foi bem resolvido.

Uma das questões que mais me desgastaram, e creiam até hoje me desgasta, é a questão da cama compartilhada com o Serginho. Na verdade quando ele era bebê ele nem dormia muito na nossa cama. Tivemos sim um quarto compartilhado. O Serginho deu muito trabalho para dormir a noite. Desde sempre, e muitas vezes até hoje ainda dá. Por ter sido hiperativo seu sono não é pacífico, ou seja, usualmente ele acorda falando, berrando, levanta e bate as portas, praticamente um sonâmbulo. Isso até hoje funciona assim. E quanto maior for a agitação durante o dia certamente pior será a qualidade do seu sono a noite.

Então que para minimizar as nossas idas até o seu quarto resolvemos que ele dormiria conosco. Pelo menos até ficar um pouco maiorzinho. E assim foi. Quando ele tinha 3 anos o marido foi trabalhar fora do Paraná e só voltava de fim de semana. Nessa época eu fazia faculdade e trabalhava o dia todo. Então até para ficar um pouco mais com ele durante a noite acabamos dividindo a minha cama. Nos fins de semana quando o marido chegava e ele teoricamente deveria dormir no seu lindo quartinho planejado, obviamente ele preferia ficar conosco e acabávamos levando o colchão dele para o nosso quarto.

Isso foi até os 9 anos quando nos mudamos para SP e retornei a vida de casada com marido toda a noite em casa. Daí sim a porca torceu o rabo. Não havia meio de fazer ele dormir no quarto dele. Tentamos todos os métodos possíveis, desde o carinho até o castigo, mas nada fazia ele dormir sozinho. Por fim fizemos um acordo. Ele poderia dormir uma noite por semana comigo até ter 10 anos. No dia que fizesse 11 o acordo automaticamente estaria desfeito e cama com a mamãe never more.

Tenho a impressão que os 11 anos soavam como uma profecia mortal para ele e essa época foi uma das que ele mais deu trabalho na escola.

Enfim os 11 chegaram a cama compartilhada estava proibida em casa. Só era liberada quando o pai estivesse viajando e pasmem isso acontece até hoje, beirando os 15 anos.

Houve uma época que o marido dizia que ele não dormiria sem ouvir uma pergunta: "posso dormir com a mãe hoje?" Muitas vezes essa pergunta ainda se repete nos dias de hoje, mas com muito menos intensidade.

Por todo esse estresse com a cama que eu tinha jurado que a Mariana nunca dormiria comigo, só no seu próprio bercinho. Inúmeras vezes durante a madrugada fiquei com ela no colo, ou no máximo me estiquei na bicama que tem no quarto dela, mas não levei para a minha cama.

Fiz de tudo para evitar que ela acostumasse a dormir só perto dos pais.

Mas, quando fomos para o Brasil por vários fatores acabamos dormindo juntas. Foram 45 dias dividindo a mesma cama.

Pensei que quando voltasse colocaria as coisas no eixo normal, mas não consegui. Hoje em dia ela dorme só o primeiro sono no seu berço. Na primeira vez que acorda não há meios de fazê-la dormir sem ser na cama. Posso ficar esperando ela pegar mais forte no sono para colocá-la no berço, mas parece que ele tem espinhos. Basta colocar ela lá para começar o choro.

Ou seja, meus antigos pesadelos estão vindo a tona.

E o pior é que esse problema de cama compartilhada afeta muita mais pessoas do que a gente imagina. É tudo muito bonito, gostoso, quentinho e aconchegante enquanto a criança é pequena, mas depois vira um tormento. E tenho várias amigas que passam pela mesma situação com crianças maiores.

Então cá estou pedindo ajuda para os universitários. Alguém tem uma sugestão de como fazer para a criança voltar a se acostumar com o berço? Como faz para ela voltar a aprender a dormir sozinha? Alguém tem algum relato bem sucedido de como resolver essa questão enquanto ela ainda é praticamente um bebê?

Antecipadamente agradeço a atenção e as sugestões serão bem vindas.

Bjs a todos

Lu

15 comentários:

  1. Querida, realmente esse assunto é de muita polêmica, e é mais comum do que podemos imaginar.
    Não tenho filhos, mas como educadora e estudei um pouco pesicologia voltada para as crianças, acho q vc deveria não ceder aos choramingos dela, sei q é mto difícil, diria até impossível ñ ceder, pq além de ser difícil ouvirmos nossos filhos chorarem desesperadamente e ñ fzer nda, é mais difícil ainda saber q isso ocorre durante a noite. Então, ela sabe q se chorar, vc cede, então o fato é ñ ceder.
    Procure fazer isso que vc falou, durma no quartinho dela com ela se for o caso, mas na sua cama, nunca.
    Creio q aos pouquinhos ela irá se acostumar, afinal ela é um bb.
    Bjokas e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. oi lu...

    esse post combinou muito comigo, dormi até os 14 anos com meus pais, não na mesma cama ,mas num colchão do lado da cama deles.

    pra me tirar desse habito que não sei dizer se é bom ou ruim, meus pais fizeram tratamento de choque... me obrigaram a dormir no meu quarto e sozinha... foi fácil? não né, eu chorava, fazia chantagem, dizia que eles não me amavam mais, etc...

    nos primeiros dias dormi com a porta aberta, a luz acesa e o radio ligado, aos poucos fui me acostumando diminuindo mas foi bem dificil, aos 16 eu ja dormia sozinha com a porta fechada, e hoje aos 25 eu sou casada e nada me deixa com medo na hora de dormir, esses dias marido foi trabalhar a noite, suspeitavam de um ladrão aqui no nosso condominio, fiquei com medo mas fui dormmir sozinha e tranquila... não é uma ajuda, mas é a experiencia que eu tenho...


    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Lu
    Estou igual urubu na carniça lendo os comentários do seu post pra ver se algum me anima. Estou com o mesmo problema que o seu, como vc sabe e o comentário da Luciane me deu um desânimo. Fiquei me imaginando lutando com a Bruna mais uns cinco anos. Socoooorro!
    Vamos aguardar mais experiências...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lu...

    Vamos lá:
    Eu dormi no quarto dos meus pais durante muito tempo. nao na mesma cama, num colchão do lado... quando era pequena, tinha a desculpa do medo de escuro, depois a desculpa do ar condicionado (eu dizia que odeles era melhor que o meu) e depois, um filme que queriamos ver juntos...
    daí minha mae começou a colocar filmes da disney que eu amava, na tv do meu quarto, e falava assim: filha, fica aí um pouquinho, a mamae vai arrumar o quarto e venho aqui te pegar, tá?
    daí que eu já estava roncando em meia hora... e me acostumei com meu quartinho...

    O Be dorme até hoje no mesmo quarto que eu, pois MORRO de preguiça de atravessar o apartamento quando ele acorda a noite, então... o problema é que ele mama 1 mamadeira as 7 da manha, e continua dormindo, mas nisso, passa para minha cama... ou seja; a partir daí nao consigo mais dormir direito... enfim... nao vejo a hora de voltar pra NY, arrumar o quartinho dele e tentar colocar ele lá...
    quando vc conseguir, me dá a dica de como faz! rsrsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  5. Lu, querida, tudo bem?
    Eu sou super a favor da cama compartilhada, mas acho que até certo ponto porque se estender demais é difícil de tirar depois. Foi importante ler seu post.
    Mas o que queria mesmo comentar. Você foi contando do Serginho e eu me vi nele. Sempre tive o sono conturbado, levantava à noite, sonambulismo e afins. Dei muito trabalho pra minha mãe e dormi com ela praticamente até os 17 anos. Até hoje não durmo bem se estiver sozinha, e penso em fazer um tratamento. Porque inclusive até hoje sou sonâmbula e saio gritando por aí, acredita?
    Esses 9 meses de gravidez foram ótimos porque não levantei sequer uma vez e espero que com a chegada da pequena a coisa melhore.
    Minha mãe sempre foi contra dar remédios tranquilizantes e acho que tb sou. Enfim...
    Minha mãe compartilhou a cama com minha sobrinha até os dois anos e agora ela começou a dormir sozinha. Vou perguntar pra ela o que ela fez e volto pra te contar.
    Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Clara sempre me deu trabalho a noite pra dormir. Minha sorte é que como tenho gatos e eles dormem conosco na cama, eu tinha receio de deixa-la junto e acabava passando as noite sentada na poltrona. Depois comecei a colocar um colchão no quarto dela, onde dormi por 6 meses! Depois voltei pro meu quarto e ela dorme no berço. Todas as vezes que ela acorda eu vou até lá e fico na poltrona. Qdo ela dorme coloco no berço. Ela só vai pra cama as vezes de manhã pra mamar.
    Acho que no inicio é mesmo desgatante a gente ficar tendo que se levantar, mas com o tempo melhora e é mais facil eles se acostumarem com o berço...
    Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  7. Nao tenho esse problema com minha filha. As vezes ela dorme com a gente, mas fica no bercinho numa boa. Mas algumas coisas que li (relatos de maes e livros): a mae dorme com um cobertor (ou bicho de pelucia, o favorito da crianca) por alguns dias e depois dah pra ela. Assim ela tem o seu cheirinho a noite. Outra coisa eh ficar no quarto dela, segurando a maozinha, ou fazendo cafune, e falando baixinho "ta na hora de dormir", e soh sair de lah quando ela pegar no sono. Dizem que tem que fazer por uma semana, e nao ceder aos choros.
    Testei a 2a dica, mas porque eu queria que ela aprendesse a dormir sozinha, sem ser ninada. As vezes funciona.
    Tambem dormia na cama da minha mae, quando ela se separou do meu pai, e nao sei ao certo o que me fez dormir na minha cama. Talvez o fato de ela roncar pra caramba.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu.. olha.. to contigo nos medos..
    Eu SEMPRE disse que nunca ia ser adepta da cama compartilhada.. e tudo funcionou muito bem até eu voltar a trabalhar; e Laís pegar um resfriado; e não caber mais no carrinho (que quando havia necessidade ficava ao lado da nossa cama); e estar frio demais para a "bichinha" dormir sozinha no berço frio; e estar calor demais e no quarto dela não ter ar-condicionado; e mais um monte de outro e's...
    Daí que agora é fato que somos adeptos da cama compartilhada... Mas até quando??? Tbm não sei o q vou fazer e como!?
    Tenho visto alguns relatos de uma certa facilidade no retorno ao berço e principalmente a caminha... então tenho esperança!
    Acho q as coisas vão se acertando com o tempo!!>. Espero?!
    Bjnhos em vc e na pequena!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    Faz tempo que não comento aqui, mas leio sempre!
    Eu nao tenho muito o que dizer sobre a adaptação de berço, pois desde sempre compartilhamos a cama
    Maaassss, estamos em fase de mudanças O quartinho dela já esta pronto há um bom tempo e ela faz os soninhos da tarde por lá mesmo. Tem dormido a noite tb e já aconteceu de acordar só no dia seguinte cedo e so então ir para a nossa cama. Acho que esta sendo tranquila essa transição e, acredito, ela ja ja estará dormindo na sua caminha direto.
    Será que não eh só uma fase grude da Mari? De repente pode ate ser isso. Em todo caso, persista, acho que se ela ja eh acostumada com o berço, ela vai entender que o lugar do soninho eh por la mesmo.
    Beijos e bon courage!

    ResponderExcluir
  10. Lu,
    tenho o mal ou bom habito, faco por gosto mas acho errado, coloco a C apara dormir na minha cama e depois q dorme na cama dela, assim ficamos juntinhas um tempo soh nos. Mas isso esta criando um problema, se nao estou ou se quero colocar ela na cama direto, nao funciona , e as vezes a cama fica compregos omo vc falou. Entao coloco ela na cama ela chora, grita aguento , sento do lado do a mao, chega uma hora q ela acalma e dorme. Meu marido diz q estou criando um problema, sei disso e agora com seu relato soh me abre os olhos.
    Nao sei o q te dizer, mas depois de uns dias colocando ela na cama direto ela fica sem problemas. E acorda no outo dia e brinca na ca,ma e depois nos chama.
    bj

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!
    Tô passando pela mesma coisa com meu filho de 1 ano e 1 mês. Só que ainda pior. Ele ainda mama no peito (não quer largar de jeito nenhum) e fica me fazendo de chupeta à noite. É terrível, mas não sei o que fazer para ele não mamar de madrugada, porque ele acorda e se não dou ele chora muito (mas muito mesmo, de vomitar). Ele dorme comigo na cama, parece, como vc falou, que o berço tem espinhos, toda vez que tento colocar ele lá, acorda. O cansaço faz com que deixemos ele na nossa cama mesmo...também não sei o que fazer, já deixei chorando no berço (vomitou), já tentei fazer dormir no colo e colocar no berço (simplesmente não dormiu A NOITE INTEIRA porque eu colocava ele no berço e acordava). Socorroooo também quero ajudaaaaa!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Ê assunto complexo! rsrs Olha, aos quatro meses, Laura começou a sentir "espinhos" na cama. Mas, ela não dormia tranquila comgio, se mexia demais, me chutava, dava cabeçada, e eu não dormia! Então, decidi usar o método dos cinco minutos... muita gente é contra, mas acho que se fizer com flexibilidade funciona sem traumas. Fazia o seguinte: não deixava ela dormir no meu colo, quando ela estava com os olhinhos quase fechando, eu avisava "agora você vai deitar no bercinho, tá?", e a deitava. Ela reclamava, e eu começava a fazer um cafuné, cantar uma musiquinha bem calma, me afastando aos poucos. Saía do quarto mesmo se ela não estivesse dormindo totalmente, para que ela entendesse a situação e não acordasse assustada ao não me achar. Se ela chorasse, esperava alguns minutos (confesso que cinco era difícil de esperar), e se ela não dormisse, voltava ao cafuné e a musica, mas não a pegava no colo. Isso durou umas duas semanas, até que ela passou a dormir praticamente sozinha no berço. Hoje, quando está com sono, ela diz: "bercinho, asseio (travesseiro)", onde quer que esteja! rsrs O problema é que não consegue dormir com a gente, na cama, de jeito nenhum! E isso é ruim quando ela está gripada, doentinha e acorda muitas vezes... mas, nada é perfeito! rsrsrs

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu

    Desculpe, mas ri lembrando do Serginho. E agora a Mariana? Não é fácil.
    Fico imaginando se isso tivesse acontecido comigo. Estaria há tantos anos sem dormir...
    Eu realmente não consigo dormir com criança. Os meus sempre dormiram em seus quartos, então não sei mesmo como te ajudar. Cansei dormir sentada ao lado do berço quando ficavam doentes, mas nunca para dormir na minha cama.
    Sei que não é brincadeira, porque minha cunhada passou pelo mesmo problema com os dela, e até hoje, depois de adultos, qualquer barulho diferente eles correm para o quarto dela.
    Agora, se a Mari estiver atrapalhando muito, manda ela pra mim. Minha cama é enorme. rsrsrsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. Lu, sou o oposto. Acho que a Babi so dormiu na minha cama quando esteve MUITO doente, ou quando viajamos e ela nao acostuma no berco. Alias, Ja vimos que precisamos de um quarto de hotel gde e que ela nao nos veja. Assim ela dorme melhor. No primeiro dia que ela chegou em casa, ela dormiu no carrinho, mas ja no segundo dia foi no breco. E e assim ate hoje Quando ela teve problema para dormir a noite inteira, fiz ela a se acostumar a dormir, deixando chorar, indo la de vez em quando. bjs

    ResponderExcluir
  15. bah lu... q loucura, eu nao posso te ajudar pq sempre fui malvada e nunca compartilhei a cama nem o quarto, desde o 1o dia em casa ficou no berço dele... mas te desejo boa sorte, e depois que conseguir, conta como foi, com crtz vai ajudar mta gente

    bjo bjo

    ResponderExcluir