quarta-feira, 25 de maio de 2011

Minha primeira aula de alemão

E entra na sala uma jovem senhora, no alto dos seus 100 quilos, cabelos longos, cara de quem trabalhou como Super Nanny, me olha e diz: - Guten Morgen. Ich heiße Rossana. Und wie heißem Sie?


E eu com a maior cara de ponto de interrogação. Mentira. Essa pergunta já era das minhas conhecidas e também se não fosse ia acabar deduzindo a resposta.



Para estreiar uma nova fase da minha vida e por absoluta necessidade de comunicação, me matriculei na aula de alemão. Hoje foi a minha estréia e diga-se de passagem até que fui bem. É claro que o fato de estar a mais de dois anos aqui ouvindo diariamente alemão, seja nas ruas ou pelos meios de comunicação, ajudou bastante. 

Quando eu disse absoluta necessidade é porque a partir de setembro a Mariana iniciará no kindergarten e eu preciso ao menos entender algumas coisas básicas para me comunicar com os coleguinhas e seus pais. Nem tanto com as professoras ou diretora da escola porque aqui todo mundo fala inglês, praticamente. É pelo fato de termos optado por uma escola austríaca e não internacional e todo material e reuniões são em alemão, obviamente. E isso exigirá de mim um tanto de esforço extra para compreender tudo o que se passa. 

O que realmente achei legal é começar uma língua do zero. Acho que a grande maioria dos brasileiros alfabetizados tem uma noção do inglês quando estudaram em escola. Mas alemão a gente não tem a menor intimidade. Isso porque tenho uma descendência nos primórdios da era pré-histórica de alemães na família. Mesmo assim tudo é muito novo. 

Enfim, achei muito legal. Por enquanto vou fazer dois dias por semana enquanto o marido cuida da Mariana e depois quando as aulinhas começarem, aumentarei o ritmo. Nesse primeiro momento estou fazendo aulas individuais no Berlitz, mas conforme a conversação comece a fluir pretendo fazer mais aulas em grupo. 

Animadíssima. Sintam o fluxo das emoções. Espero que mantenha esse nível de motivação pelos próximos meses. 

E isso aí seu alemão, pode vir com tudo. Freut mich.
Bjs

Lu

8 comentários:

  1. AÍ, LUUUU!! "Gratuliere!"
    Nossa, não esperava que fosse tão rápido assim. E também nunca vi alguém tão animada para uma aula de alemão. Tomara que permaneça assim até quando souber escrever um post todo nessa língua.

    Wunderbar, meine liebe!

    Kuss = a beijo

    ResponderExcluir
  2. Que demais! Eu sempre quis aprender alemão, mas hoje, passada dos 30, acho que só funciona com imersão, como vc está fazendo. E por necessidade (quer necessidade maior do que pitacar na escola dos filhos?). Te prepara que no ano que vem vc terá uma professora pra lá de rigorosa: a Mariana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ai amiga eu luto pra falar inglesa agora imagina alemão..kkkkkk o bixo ia pegar mesmo.
    mas com certeza o contato diário com a língua ajuda e mtooo.
    bom para os seus filhos q serão poliglotas....
    estudo ingles, uma luta...aff1 pois meu contato é só por aki mesmo, mas quem sabe um dia terie essa nobre oportundiade de viajar e conhecer o mundo.
    bju grande e q essa motivação continue.
    e seu filho fala alemão?
    e maridex...?
    bjokas e sucesso1

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    Novos ares, novas converas e a pequena na escolinha.
    Q delicia, afinal nao da para ser mae 24x7 o todo tempo, e aprendendo o alemao outras portas se abrirao para vc.

    bj Carol
    www.motherlovedatabase.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Que delícia de post! Você nāo imagina como me identifiquei com tudo que relatou. Temos muitas coisas em comum... Quanto tempo faz que está aí? Como anda se virando com o alemāo?
    Sabe que esse final de semana fez exatamente 2 anos que estou aqui na Alemanha. Estudei alguns meses alemāo e logo parei por conta que engravidei do Thomas. Agora, após ele ter completado 1 ano, logo retomarei ao curso de alemāo. Algo urgente e necessário...rs rs rs Também escuto as pessoas falando, já tenho certa familiaridade, porém ainda é muito difícil para mim.
    Tenho outro filho no Kindergarten e sei exatamente o que quis dizer nesse post. Me esforço para dar conta da comunicaçāo com a professora (o mínimo necessário), com os colegas do meu filho. Mas... tenho muito que correr atrás.
    Também tenho um blog. Vamos trocar mais "figurinhas"? Um beijo e prazer em conhecê-la. Tāo bom encontrar semelhanças...

    ResponderExcluir
  6. Que legal Lu, alemão é bem difícil pelo menos é o que todo mundo fala, mas vc tira de letra e como vc diz é pela necessidade e outra vai que vcs fiquem por mais tempo aí, isto vai ajudar bastante. bjs e bjs na família saudades Daiani

    ResponderExcluir
  7. ola Querida..dediquei 2 selinhos p vc la meu cantinho...bjos

    ResponderExcluir
  8. Lu,
    Tem selinho para vc no meu blog. Dá uma espiada.
    Beijos

    ResponderExcluir