quinta-feira, 13 de outubro de 2011

De dieta

Depois que contei sobre a minha saga recém adquirida de rata de academia acho que fica de bom tom eu prolongar a conversa um pouquinho e contar a minha incursao agora no mundo das dietas.

Eu sempre gostei de fazer exercícios físicos. Nada excessivo, mas o normal. Por poucas vezes fiquei sem contrato em alguma academia, nem que fosse para aparecer por lá uma vez por semana quando nao sobrava muito tempo. Já fiz yoga, pilates, natacao e quase todos os "body chatos" da vida.

Também já fiz muita dieta. Aliás caberia aqui um capítulo especial na minha vida porque foram raras as vezes que estive sem fazer dieta. Isso é culpa da minha genética que nao me presenteou com um corpinho e altura de modelo. Muito pelo contrário porque a família da minha mae inteira e inclusive ela sao obesos e mais baixinhos. A minha mae é a mais alta das mulheres da família dela (1,65 m) e olha que tem bastante gente para fazer a comparacao já que sao 13 irmaos no total.

E daí que nao sei como fiquei mais baixinha que a minha mae. Tenho 1,63 m enquanto minha irma tem 1,68 m. E enquanto ela tem 53 kg eu tenho 63 kg. A melhor definicao para o meu estilo corporal foi dada pela Iram, minha amiga, quando disse que a Mariana se parece comigo: estilo "socadinha". Mereco?

E daí que resolvi mudar, mais uma vez. Acontece que eu estacionei nos 63 kg (depois de ter perdido 20 da gravidez) e nem com reza braba o negócio diminui. Muito pelo contrário porque iniciei a academia e cheguei a pesar 64,2. A problemática toda é que esse peso me acompanhou por muitos anos da minha vida e acho que o meu cérebro armazenou a informacao de que esse é o peso que eu tenho que ficar. Só que eu nao quero. Eu quero mesmo é baixar da casa dos 60, nem que seja para ficar com 59,900 kg.

E desde segunda estou de dieta para tentar reverter a situacao.

Porém é bom esclarecer algumas questoes:
- eu nao perco peso fácil, até porque minha alimentacao é muito regulada (quem tem filhos pequenos entende)
- eu só como fast food muito, mas muito raramente e nao gosto de chocolate
- estou fazendo academia 3 vezes por semana
- adoro fazer bolo, mas vou abrir mao do meu prazer de confeiteira para evitar que eu coma depois.
- Eu faco bastante exercício doméstico como passar roupa, limpar casa e acima de tudo: cuidar da Mariana.
- Fora a academia: ando mais 20 minutos de ida e volta em ritmo super acelerado para levar a Mariana na escola.
- ando com o Pepe, mas devagar, pelo menos 1 vezes por dia

Entao que a única coisa que me resta acertar para emagrecer é a alimentacao, ou melhor, comer menos e mais vezes. Daí que contei com a ajuda de uma amiga que estuda medicina e que já emagreceu horrores e ajudou outra pessoa a perder mais de 27 kg para montar um cardápio que voce capaz de seguir e que me ajudasse com a perda de peso.

Basicamente se resume assim:
Café da Manha: 1 xícara de café, 1 fatia de pao integral e queijo light (estou usando cottage)
Lanche as 9:30: fruta ou meia cenoura, ou yakult light
Almoco as 11:30: 2 colheres de arroz integral, 1 pedaco de bife ou frango do tamanho da palma da mao e 3 colheres de alguma verdura, ou salada.
Lanche as 14:30: mesmo que o lanche das 9:30 hs
Lanche as 17:30: yogurte light, ou cafe com meia fatia de pao, ou fruta.
Jantar as 19:30: 6 colheres de legumes ou verduras com carne, ou sopa.
Lanche as 21:30: fruta

É claro que tem umas adaptacoes quanto ao tipo de verdura, carne, frango ou peixe, mas o básico é assim.

E o mais importante: 2 litros de água por dia medidos em uma jarra. Eu sempre falei que tomo muita água, mas 2 litros é água para ficar verde de tanto tomar. Juro!

A série da academia também foi regulada. Agora eu faco 10 minutos de esteira correndo, paro, faco 2 exercícios nos aparelhos, e volto para a esteira, contabilizando 50 minutos de corrida.

Eu espero muito que esteja perdendo peso, pois sinto que dei uma secada nos últimos 2 dias. Na próxima segunda eu me peso e venho contar o que está acontecendo.

Nao vou dizer que é fácil, especialmente se voce fizer sem nenhuma ajuda de inibidor de apetites (eu sei porque já tomei sibutramina). Mas é possível. É claro que estar em casa e poder preparar as refeicoes é fundamental porque se estivesse almocando fora com certeza teria burlado alguma coisa.

E agora vou para o teste de resistencia. Tenho um aniversário e vou tentar só tomar água. Será que consigo?

Volto para contar.

Bjs

6 comentários:

  1. Vai dar certo.
    Bem vinda ao clube!!!!
    Beijos
    Lorena

    ResponderExcluir
  2. Vai dar certo
    bem vinda ao clube!!!Beijos
    Lorena
    www.mulheresnaberlinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lu, acho que vc está exagerando, hehehe. Porque, para mim, as fotos me engordam horrores (principalmnete bochechas e braços, fora a famigerada barriga, que de grande, parece enorme) e eu sempre te vejo magra nas fotos.
    Sabia que algumas pessoas têm ossos mais pesados? Conheço gente da minha altura que pesa muito mais que eu e parece mais magra. Só podem ser os ossos.
    Mas exercício físico regular e reeducação alimentar não podem fazer mal, né? Boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lu, manda um pouco do seu ânimo e da sua forca de vontade pra mim? To precisando fechar a boca pelo menos um pouco, mas tá dificil e subir na bicicleta é a tarefa que sempre vou passando para o outro dia. Boa sorte e com certeza voce vai chegar onde quer, mesmo que eu ache que voce nao precisa, mas quem sabe mesmo é só a gente, né? Ah, antes de desistir dos bolos, manda a receita do de laranja pra mim. rs
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Lu com certeza dará certo! Mas acho que você não precisa perder tanto assim... Mas ser você ficará mais feliz, tenho certeza que está no caminho certo! Lembro que perdi bastante cuidando da alimentação e fazendo esse treino alternando com corrida (esteira constante). Boa sorte! Volta sim para contar para nós. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Lu boa sorte na dieta... Eu nos últimos meses estou vivendo de dieta e nada de emagreçer mas no meu caso é diferente ainda são efeitos dos anti-depressivos. Estou indo para a academia vezes por semana e fazendo acompanhamento com uma nutricionista um dia eu chego lá... Boa sorte Lu vc consegue é super comprometida
    bjs e saudades

    Daiani

    ResponderExcluir