quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Receita de Muffin de banana com xarope de Maple

Faz algum tempo que estava com vontade de fazer algum bolo que utilizasse o xarope de Maple no lugar do acúcar. Para quem nao conhece o xarope de Maple é originário do Canadá e nos EUA, sendo retirado da seiva das árvores encontradas por lá. É tao comum no Canadá que a própria bandeira canadense tem estampada a folha da árvore. Além de conter sacarose, o xarope tem um sabor muito gostoso, e é especialmente rico em outras substancias que fazem muito bem a saúde como zinco, tiamina e cálcio. Serve como cobertura para panquecas, sorvetes, bolos e também como substituto do acúcar.

Daí que coloquei a criatividade para trabalhar e inventei uma receita que compartilho com voces. Talvez nao seja tao facil encontrar o verdadeiro xarope no interior, mas com certeza nas capitais é possível encontrá-lo em casas de produtos naturais e/ou importados.

Ingredientes:
- 1 banana nanica madura
- 1 ovo inteiro
- 1/3 de xícara de óleo de milho
- 1/3 de xícara de xarope de Maple
- 1 pitadinha de sal
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de fermento em pó

Bata no liquidificador a banana, o ovo, o óleo, o xarope e o sal. Em uma travessa misture o trigo com o fermento e em seguida despeje o conteúdo líquido. Misture bem e coloque em forminhas para Muffins.  Coloque para assar por cerca de 20 minutos no forno a 180 graus.

Rendimento: 6 Muffins

Eu nao tentei fazer sem a clara do ovo, mas acredito que dá para tentar sem fazer muita diferenca na textura.



Eu garanto que o bolinho ficou uma delícia e super macio. Além de nutritivo.

2 comentários:

  1. lu! tudo bem? nao sei o que aconteceu, mas seu comentário perguntando sobre os hoteis em innsbruck foi parar na caixa de Spam no meu blog, e por acaso hoje eu estava olhando isso e encontrei ele lá!
    eu nao tenho muita ideia de hoteis aqui em innsbruck nao, mas se voce quiser me dizer o nome dos quais vc pensou em ficar e eu dou uma especulada aqui... sabe, cidade pequena, todo mundo conhece tudo. hehee.
    se vieres pra cá me avisa que queria te conhecer, e conhecer minha chará (ou xará) nao sei... hehe)! :D
    um beijo!
    e quanto a oktober, deves ir sim, assim que tiveres seguranca de deixar a mariana! é mto legal! :D

    ResponderExcluir
  2. Lu, excluí seu comentário sem querer, apertei o botão errado! vc posta de novo pra mim? Consegui resgatar o texto, ficou no meu email:

    "Lia
    eu nao consigo me imaginar com uma recem nascida em casa com a Mariana nessa idade. Eu sei que o recem nascido dá muito mais trabalho, mas ela quer atencao o tempo todo. As vezes até para cozinhar tenho que fazer junto com ela. E no meu caso nao tem papai na rede pra dormir nao. O meu marido viaja muito, entao quem toca a casa, o Serginho, a Mariana, o Pepe e cuida minimamente de mim sou eu mesma (momento desabafo!)
    Enfim, boa sorte com as meninas. Tenho certeza que vc deve estar se saindo muito bem. O cansaco a gente recupera depois.
    Bjs"

    Mil desculpas e obrigada! (isso é o que dá blogar enquanto amamento...)

    ResponderExcluir