sábado, 13 de fevereiro de 2010

Algumas coisas sobre a Austria - vantagens (parte I)

Oi pessoal


Hoje falando de uma coisa totalmente fora dos assuntos maternos. Há algum tempo já pensei em falar sobre isso, mas sempre aparece algum outro assunto e deixo para trás meus pensamentos.


Bom, viver fora do país onde nascemos, como tudo na vida tem vantagens e desvantagens. Inegavelmente a Austria e particularmente Viena tem muitas vantagens. Vou falar separadamente sobre os dois lados. Hoje começo com as vantagens.

Primeiro, a qualidade de vida excepcional que os habitantes daqui tem. A malha de metrô da cidade é gigante. Existem algumas estações de metrô que tem a distância de apenas 2 quadras uma da outra, ou seja, praticamente você não precisa caminhar a menos que queira. Isso sem contar os ônibus urbanos e os bondes elétricos que cortam a cidade de ponta a ponta. Isso facilita muito a vida de quem não tem carro. Alías é muito mais fácil andar de transporte público do que de carro por aqui.


Outra vantagem é que a cidade é muito limpa. Bem, agora nessa época de inverno não é bem verdade, mas a culpa não é do poder público e sim dessa lama que acaba virando a neve depois de algum tempo. Existem lixeiras em todas as quadras e sacos para recolher cocô dos cães. Eu não conheço todas as estações de metrô da cidade, mas conheço só uma que é mais suja e que tem drogados, etc. É a estação Karlzplatz que fica bem no centro da cidade com saída para a ópera e que tem ligação com 3 linhas de metrô. As demais se não são exemplos de limpeza, pelo menos não são sujas ao extremo.


Quanto a saúde pública, posso comentar o que vi no hospital. O parto da Mariana foi particular porque nosso seguro de saúde reembolsa, mas a única diferença que observei entre o tratamento dado para nós e para as demais mulheres e crianças foi somente o quarto. Fiquei num quarto individual enquanto que usa o plano de saúde do governo divide o quarto. São até 4 leitos por quarto. Ah, e o plano de saúde público reembolsa parte de despesas com farmácia desde que tenha receita médica.


Tem a segurança pública que é muito boa também. Tem muitos policiais e quando são chamados para alguma ocorrência chegam logo de uma centena juntos. Chega a ser engraçado. As pessoas que moram há mais tempo por aqui dizem que a segurança já não é mais a mesma que a do passado, desde que as fronteiras com o Leste Europeu foram abertas. Mas para mim, me parece ser muito boa, pois raramente ouço falar de algum crime ou roubo (tá certo que minha rede de relacionamentos não é tão extensa assim). Mesmo a questão de violência é bem raro ouvir algum relato (de vez em quando aparece um louco que prende a filha no porão por mais de 20 anos, mas essa é outra história).


Tem também a educação pública. As escolas do governo tem fama de serem muito melhores do que as particulares. Aqui criança não fica fora da escola de jeito algum. Esses tempos atrás recebemos uma notificação em casa para que indicássemos onde o Serginho estava estudando, pois o governo não localizou a matrícula dele nas escolas públicas. Tivemos que enviar para a escola que carimbou e devou o documento diretamente para o orgão competente. Isso porque nem somos cidadãos austríacos e sim temos o visto de moradia e de trabalho.


Outra vantagem é a localização da Austria. Bem no meio da Europa. Fica a 1 hora e meia de voo de Paris, 2 Horas de Londres e Amsterdam. Faz divisa com a Itália, Hungria, Suíça, República Tcheca, Eslováquia, Alemanha, Eslovênia, Croácia, ufa..., ou seja, dá para conhecer uma boa parte da Europa viajando de carro.

Essas para mim são as principais vantagens de se morar por aqui. No próximo post vou falar sobre as desvantagens.

Bjs

Lu

8 comentários:

  1. Oi, Lu, querida
    Estamos no fervo do Carnaval por aqui. Por aqui, digo Brasil, pois estamos em Piên (chegamos ontem de madrugada de Castro)e só queremos sossego. Com o teu post fiquei pensando no que ainda vai acontecer de violento no Brasil e nas estradas, nestes dias. Acho que vou trabalhar de babá pra vc e levar a Mariana pra conhecer a Europa, hehe. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aiii Lu,

    Vendo isso tudo...sinto vontade de viver com minha filha e marido em um lugar mais tranquilo, mais seguro. Mas me diga como ficar longe dessa maravilha do Brasil, que tem gente tão acolhedora??!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    nunca vi nada mais limpo e branco que as estações de metro de Viena!
    Acho que é um exagero (preconceito) dizer que a insegurança ver do leste europeu... a Hungria pelo menos é super segura! Europeu adora achar culpados... Na Hungria, segundo os húngaros, os ladrões eram ciganos!!
    a organização de viena é o máximo! E aquele mercadão, então!
    Mas tbém vi muitos doidos (drogados?!) pelas ruas.
    Na minha opinião, a maior vantagem de se morar numa cidade européia é TER O PRIVILÉGIO DE MORAR NUM LUGAR BELO!!
    to adorando seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Ai Lu, quando leio as vantagens de se morar por aqui percebo o quanto vai ser dificil se acostumar de novo com a vida no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Até o momento, não encontrei nenhum desvantagem em Berlin, propriamente. Talvez, com o tempo, mas acho que tenho que ser bem cricri para encontrar. rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho Austria um lugar excelente para viver. Muita gente exagera falando de preconceito , mas gracas as Deus eu nunca sofri, pois se alguém me mal tratar eu responderei a altura. Para dar certo o ideal é entrar na Cultura, se comportar: por exemplo: cumprimentar, nao sujar ruas, nao atrapalhar ninguém que ninguém irá atrapalha-lo.
    Outra coisa ótima é a eficiencia dos Caixas de Supermercado, coisa que aqui no Brasil é terrível. Nas cidades pequenas é ótimo para viver, tem toda organizacao e independente do tamanho é completa: supermercado, padaria, medico etc Sendo que no Brasil se vc mora um pouco longe do Centro , se nao tiver carro tá ferrado.
    Adorei essa parte da localizacao, grande vantagem para viajar!
    Com certeza cada um tem um ponto de vista, mas tem certas coisas que seria impossível comparar.
    Estou no Brasil, mas meu objetivo é voltar para Austria, principalmente pela Seguranca para criar um filho, meu marido já desencantou com BRasil. O meu do Brasil é o clima isso nao se compara de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  7. viver na Áustria ou Suíça é mais que um sonho, é necessidade de viver com saúde, não aguento mais o Brasil, povinho corrupto, fofoqueiro, debochado, mal educado, traiçoeiro, mal agradecido, cínico, cara de pau, sem vergonha, etc. Eu tenho muita vergonha de ser brasileiro, e admito, tenho um grande despeito de ter nascido no Brasil, sei o quanto é difícil imigrar para a Áustria ou Suíça, que são países excelentes, e essa dificuldade aumenta mais minha depressão e angústia.
    Meu sonho é sair do Brasil pra sempre, e esquecer que que nasci aqui, esquecer que esse país existe, país onde pessoas de bom caráter vivem acuadas, e canalhas vivem numa boa e rindo da cara de quem é de bem.
    Tenho que parar de ler e ver reportagens e notícias da Europa, especialmente, Áustria e Suíça, a dificuldade de mudar pra esses países me provocam muita angústia, se pudesse iria hoje mesmo, me naturalizava e nunca mais voltava pro Brasil.

    ResponderExcluir