terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Algumas coisas sobre a Austria (desvantagens)

Oi pessoal

Voltando a falar sobre a Austria porque nem tudo é na vida é perfeito. Os pontos que coloquei abaixo muitas vezes não são problemas no sentido estrito, mas acho que vale saber para quem venha visitar a Austria ou tenha interesse em se mudar para cá.

Solidão. O primeiro problema ou desvantagem de quem mora fora do Brasil (isso vale não só para quem mora na Austria) é o fato de ficar longe da família. Esse eu acho que é grande desafio para quem mora fora. Nós moramos durante 4 anos em São Paulo e também ficávamos sozinhos lá, mas é totalmente diferente. Você sabe que está a algumas horas de carro e que numa emergência estará lá. Aqui estamos a pelo menos 24 horas de viagem, ou até mais dependendo da sorte. Por esse motivo, creio que a oportunidade de morar fora do país tem que ser avaliada muito antes da mudança e que os possíveis beneficios, sejam eles profissionais, pessoais ou emocionais, realmente possam valer a pena.


Clima. Invernos muito rigorosos e verões muito quentes e úmidos. Aqui as estações são muito bem definidas e a temperatura é quase no extremo das pontas. No verão cheguei a pegar 37 graus (não era de sensação térmica não, era de verdade, a sensação deveria ser de uns 40 graus) e agora no inverno a temperatura mínima que nós sentimos foi de -11 graus (acho que com sensação de -16).


Serviços. Tem vários aspectos que são ruins. Primeiro, tudo é muito caro. Esses dias atrás o pneu do nosso carro furou e a concessionária ao invés de consertar, trocou por outro novo. Fica mais barato comprar um novo do que pagar a mão de obra do conserto. Segundo, o cliente nem sempre tem razão. Não pense que as pessoas vão te tratar bem porque você é cliente. Não sei se existe um código de Defesa do Consumidor e é muito bom ficar bem atento ao contratar servicos, pois se você der uma bobeira e não deixar claro todo o tipo de serviço que pretende contratar, muito provavelmente ficará sem. Ex: quando nos mudamos "pensei" que o apartamento seria entregue pintado, pois no contrato temos que devolvê-lo dessa forma, mas segundo a imobiliária eu deveria ter solicitado isso antes e ela recusou-se a pintar o imovel. Os austríacos são pessoas honestas, mas não vai dar um "bobolino" na frente deles porque eles não perdoam.


Mau humor dos austríacos. Não precisa dizer que estou generalizando essa colocação. Muitos austríacos não são mau humorados, mas parecem ser a minoria. As pessoas não sorriem. Todos andam nas ruas com uma aparência de que estão bravos com o mundo, desgostosos com a vida. E parecem infelizes sempre. As vezes fico observando as pessoas no metrô, no supermercado e todas sempre estão com a mesma aparência ou melhor carranca. Talvez seja a ausência do sol.

Falta de grandes redes varejistas no ramo de alimentação. Acima de tudo os austríacos são nacionalistas e portanto, evitam ou recusam os efeitos da globalização (pelo menos nesse sentido). Por exemplo, não existem redes de hipermercados como Carrefour, Wal-Mart, Tesco, etc aqui na Austria. Praticamente em cada esquina você encontra pequenos mercadinhos onde trabalham pouquissimos funcionários. Não existe serviço de empacotador e não pense que a pessoa que trabalha no caixa vai te ajudar a empacotar, pois além de trabalhar no caixa ela também faz a reposição e a limpeza do estabelecimento. Da última vez que estive no Brasil e fui ao supermercado empacotei muito mais rápido que o funcionário e já estou profissa na arte de empacotar.

Comida. Como é de se esperar, quase todos os pratos são servidos com batata. Sendo que os pratos típicos que você vai encontrar em qualquer restaurante em Viena são o Wiener Schnitzel (frango, porco ou bife empanado), Tafelspitz (carne tipo picanha cozida num caldo com legumes) e de sobremesa a famosa Sacher Torte (tipo um bolo de chocolate com cobertura de chocolate, com gosto de chocolate, cara de chocolate e para quem gosta de chocolate, que não é o meu caso). É óbvio que você não vai encontrar toda a variedade de restaurantes que existe em São Paulo, mas existem boas opções. Quanto ao nosso paladar, já sofro muito menos com a falta de produtos brasileiros, e as coisas principais conseguimos encontrar no Naschmarkt que é um mercadão estilo Mercado Municipal de São Paulo só que a céu aberto, ou no Prosi que vende produtos exóticos.

Preço. Viena é uma cidade bem cara. Comparando os preços de restaurantes de Budapeste e de Praga, com certeza você gastará muito mais por aqui. Também por ser uma cidade turística é bom evitar o centro da cidade onde estão localizadas as lojas famosas, a menos que você queira gastar. Existe uma rua de comércio mais popular chamada Mariahilfer, mas que mesmo assim não é barata. As opções mais baratas de lojas de roupas são a C&A, Zara e H&M. Ah e uma coisa que uma turista não pode deixar de visitar e de fazer umas comprinhas é na Swarovski, o orgulho nacional que juntamente com a Red Bull são as marcas austríacas mais famosas. Alias, Red Bull é mais barato aqui do que no Brasil, dãããã...

Bom, esses são os principais pontos que podem ser encarados como desvantagem para se morar aqui. Mas a lista de vantagens e desvantagens não se resume as que eu coloquei. Na medida que for lembrando e acontecendo algo novo vou atualizando.

É isso aí.

Bjs a todos.

Lu

12 comentários:

  1. Menina, parece que estou revivendo meus anos em Londres. Mas este é o eterno dilema de quem mora fora, não tem jeito. "Tudo não terás", já dizia o poeta.
    Agora. Que a cara de emburrado é um dos piores lados da moeda, isso é. No metro. Na rua. As atendentes nas lojas. Putz, que cara de gente azeda...
    Por outro lado...tem todas aquelas vantagens que vc já postou anteriormente. A segurança é a unica que me faria hoje deixar o Brasil....Com filho, vc morre de medo, como já era de se esperar.
    Enfim, otimos posts.
    beijos,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Eu morei em Paris e também tinha quase as mesmas desvantagens. Mas agora sinto muita saudade! é a eterna questão de quem vive fora: daqui para frente você sempre vai ter saudade, do Brasil ou dai!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lu...

    Por isso que adoro vc e seu blog, vc é realista, bem humorada e tem ótima visão das coisas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Poxa, essa das redes varejistas não podia imaginar.
    Esse povo tb complica, viu? rs
    quanto às outras, algumas cabem a Berlin tb, como a solidão e a comida. rsrsrs

    estou me surpreendendo com os preços daqui (das grandes redes, principalmente), nossas compras chegam a custar menos do que custaria se tivessemos no Brasil comprando os mesmos produtos.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Lu, pra mim a maior desvantagem é a saudade. Com essa nao aprendi a conviver ainda e acho que nao vou aprender nunca. O resto, para ser bem sincera, nao me faz muita falta e nem me assusta muito. Adorei seu comentario no blog e imagino que sua vida esteja uma correria.
    Beijos com muito carinho de uma amiga que te adora!

    ResponderExcluir
  6. É quase a mesma coisa de eu falando sobre Berna. Acho que é geral, pelos comentários anteriores tb, a Europa toda é assim, ou pelo menos a maior parte. Mas é isso aí, Lu, vamo que vamo, falta menos de 1 mês pra primaveraaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu
    Apesar de ser uma das cidades mais lindas do mundo eu acho a maior desvantagem o fato de tudo fechar cedo, quase nada abrir aos sábados e nada ao domingos!
    Mas tudo compensa com uma caminhada no ring né?! É linda demais!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom, se essas sao as coisas que mais te incomodam, voce esta muito bem, hehehehe :) Eu moro em Londres e concordo com alguns itens, como o clima, a saudade e as vezes, o mau humor do povo (mas convenhamos que os cariocas podem ser muito simpaticos, mas estao o tempo todo bancar os espertos, ne?). Acho que na parte dos servicos e da comida, daqui a pouco voce pega o jeito (as regras sao outras, mas uma vez que vc aprende as coisas fluem bem melhor). Descobri que a comida de restaurante aqui eh uma droga, mas a de supermercado eh bem superior a do Brasil. Talvez esse seja o caso ai tambem.

    Jah sobre o preco das coisas, eu nao sei onde voce morava no Brasil, mas agora toda vez que eu volto pro Rio acho tudo carissimo (e olha que eu tou em Londres). A comida, as roupas, tudo. A unica coisa que em Londres eh muito pior e muito mais caro, e nao tem jeito, eh aluguel. Para o resto, acho a vida aqui mais barata.

    Bom, eh isso. Ninguem pediu minha opiniao, mas nao aguentei :)

    PS: cheguei aqui pelo blog da Lia, da Emilia.

    ResponderExcluir
  9. Pati,
    pois é esqueci desse detalhe sórdido. Fechar quase tudo no sabado depois do almoco e não abrir nada no domingo é o Ó.

    Barbara
    Adorei o comentário. Antes de vir para cá e morava em SP e realmente da ultima vez que estive no Brasil achei tudo bem mais caro pricipalmente as roupas, estacionamento e os restaurantes.
    Qto a comida de supermercado é o que tem me salvado por aqui e tb um franguinho assado que vendem na esquina que é muito gostosinho...

    Lu

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    Pois eh, a vida no Brasil eh bem cara. Fico louca quando o povo vem pra ca e reclama dos precos! :)

    E sobre o clima, daqui a pouco esta chegando a primavera e tudo vai ficar melhor! Tou contando os dias, hehehehe.

    ResponderExcluir
  11. Na parte de serviços, tratar mal clientes, isso é de praxe no Brasil, não aguento mais ser destratado e brigar, e pagar tudo em dia, diga-se de passagem, no Brasil, clientes são tratados igual vermes.
    Isso também acontece na Áustria é ??

    ResponderExcluir
  12. Já fui enxotado a vassouradas de uma loja no subúrbio de Rio de Janeiro, o motivo: A loja estava de portas escancaradas, prateleiras pra fora, e alegaram estar limpando, o processo que movo contra eles já rola ha mais de dois anos.
    Fiquei muito intrigado quando li seu post sobre serviços.
    Me responda por favor, aí na Áustria, os comerciantes também expulsam os clientes a vassouradas, ao bel prazer?? Isso também é normal por aí ??

    ResponderExcluir