quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saindo um quarto de bebê, entrando um quarto de criança

Há algum tempo eu vinha descontente com o quartinho da Mariana, ou melhor daquilo que restou do quarto da Mariana. A cômoda que também era trocador estava desmontando, o berço já estava no meu quarto, os brinquedos espalhados, enfim um ambiente nada agradável nem para adultos, muito menos para crianças. Sem contar que no  quarto da Mariana eu tenho um trambolho chamado sofá-cama que serve para o marido dormir as visitas que  vem aqui. Detalhe: todo delicadamente trabalhado no mais  vermelho, sangue, paixão, amor... Me parecia impossível transformar aquele ambiente para um quarto infantil agradável.

Daí me lembrei que a Ana Paula, mãe da fofa da Beatrice tinha feito um post sobre a reforma que ela fez no quarto da pequena com uma visão mais educativa, com base no conceito de Maria Montessori. E lá fui eu buscar inspiração para arrumar o quarto da Mariana. Bem, a Ana Paula sempre me inspira bastante então não é difícil dizer que é claro que tive boas idéias no blog dela. Sem dizer que a própria Ikea também ajuda um bocado, por isso algumas coisas são bem parecidas no quarto da Bea com o da Mariana.

No post da Ana Paula voce vai entender muito bem o conceito, pois ela explica muito bem a filosofia de Montessori. O que particularmente achei bem interessante é disponibilizar para a criança um ambiente para que ela possa explorar e que propicie o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança. No conceito de Montessori mesmo o uso de berços é um limitador do desenvolvimento do bebê e o ideal seria que desde bebe sejam colocados para dormir em colchões no chão. Aqui em casa colocar a Mariana para dormir num colchão seria o ideal, porém inviável já que o Pepe assumiria como cama dele qualquer coisa mais confortável que estivesse no chão.

Outra questao interessante é a organização dos brinquedos. Os brinquedos devem ser separados em nichos de forma que a criança tenha total acesso tanto para apanhá-los bem como para guardá-los depois. Nisso eu estava pecando, pois apesar do antigo quartinho nao ser uma desordem total, havia poucos nichos para separar os brinquedos e consequentemente tudo ficava mais bagunçado.

A minha intenção ao fazer esse post não é esgotar o assunto, até porque não tenho conhecimento técnico para tanto, mas sim inspirar quem deseje mudar o quartinho do bebê, assim como a Ana Paula me inspirou.

Entao vamos as fotos:

Elemento da natureza: coloquei esse pequeno vaso de violeta para que ele regue e veja a  natureza se renovando. Desde que coloquei o vaso é a segunda vez que saem novas flores. O outro elemento animal, nem precisa citar, esse ela tem contato desde que nasceu e entende bem o que é judiar cuidar.


 
Estante de livros e bichinhos. A joaninha serve de apoio para sentar. Na caixa da prateleira mais baixa ficam brinquedos de madeira e alguns instrumentos musicais pequenos. Nessa prateleira também coloco o som portátil.


Na caixa de plástico ficam os brinquedos de plástico e os mais diversos. Já na de tecido ficam as bonecas.

Eu continuei usando uma cômoda no quarto, porém substituí por uma mais descolada e que faz conjunto com a mini caminha e criado mudo. Também misturando os tons de vermelho com a  minha verdadeira paixão que é o rosa.
O espelho como elemento de auto-estima. Na altura que ela pode se observar inteira.

Outro baú de brinquedos que contém brinquedos maiores, como peças de encaixar e alguns bichos de pelúcia mais bebezísticos e que hoje ela brinca menos.


Mesinha com cadeirinha de trabalho.


Visual do quarto inteiro.

Ainda tenho mais elementos para incluir no quartinho, como as fotos da família e a mini cozinha que estou me coçando para comprar. De qualquer forma achei que  no final consegui um bom resultado e tenho percebido de que depois que arrumei o quartinho, ela passa mais tempo brincando. Só falta ela dormir aqui, mas essa é outra  história.

16 comentários:

  1. Que delícia, né?! Sem nenhum conhecimento Montessori, acho que acertei no quarto da MArina quando pequena. Claro que o ikea foi a inspiração.Ela passava horar brincando no quarto e dava trabalho nenhum. Adorei seu post. Que saudades dos quartos espaçosos. No Brasil é tudo minusculo. bjão

    ResponderExcluir
  2. Ta lindo o quarto dela, Lu.
    Vou te contratar para arrumar o da Bui.
    Essa caminha é coisa mais fofa do quarto.
    Parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Posso te convidar pra vir pra Munique e me ajudar qdo encomendar o emu ? #sem jeito mandou lembrança hahahah bjs

    ResponderExcluir
  4. Lu, como tá lindo o quarto da Mariana! Amei seu cuidado e criatividade.
    Sabia que a escolinha que o Pedro está todas as salinhas de "aula" são organizadas seguindo a filosofia de Montessori. Agora falta eu dar uma organzada Montessori no quarto dele!
    A cama tá demais hen? que moça!
    beijão e parabéns pela sua "obra arquitetonica"!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!

    O quartinho ficou lindo e com tudo fácil para a Mariana brincar e acessar...

    Parabéns!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  6. Ficou uma graça! Nada como a Ikea, né?
    E adorei o espelho, preciso arrumar um para as meninas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai amga, ficou lindooooooooooooooooooooooo!
    qnt a dormir no quartinho......, af! tem q treinar, pq será uma lua nda fácil, porém ñ impossivel.
    bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Fazia um tempinho que não passava por aqui, adorei o novo visual!! E o quartinho da Mariana ficou o máximo!! Ai que saudades da Ikea!! ha ha... quando vi a Joaninha até emocionei, lembrei do Joaquim e a Mariana brincando loucamente com ela! Lindinhos! Saudades de vcs! Beijocas!!

    ResponderExcluir
  9. Ficou uma gracinha! Parabéns, mamãe!! Logo, logo, Mariana vai pedir pra dormir aí!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que máximo Lu... Adorei! Vou anotar no "manual" de maes.. heheh no futuro vou saber como tudo funciona ;) beijos

    ResponderExcluir
  11. Lu!
    Fiquei tão feliz ao ver o quartinho e ler o seu post! Ficou demais e tenho certeza que a Mari curtiu tb, ja que ela tem passado mais tempo no quarto brincando com as suas coisas! Ficou uma graça!
    Quanto a IKEA, olha so que interessante. Li um dia desses que na Suécia (pais sede fabricante da marca) o conceito e pedagogia montessoriana é aplicado em boa parte das escolas e acho que é por isso que eles têm uma sacada incrivel com os moveis, nichos, estantes e tantas outras coisas super interessantes (e respeitosas, veja os brinquedos de madeira, o rolo para desenhos, por exemplo) direcionadas às criança.
    Adorei!
    Beijão pra vcs todos e otimo final de semana : )

    ResponderExcluir
  12. muito fofo! :)
    aposto que loguinho a mariana se muda praí!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Lu adorei o quarto. Ficou uma graça e super adequado para os interesses da faixa etária. É tão bacana o Ikea. Não é mesmo? Um acesso, um preço acessível. No quarto do Felipe também temos muitas coisas do Ikea.
    Adorei e fiquei curiosa para ler o post da Ana Paula.
    Ah, vamos nos falar qualquer dia desses? O que acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Lu ficou lindo o quarto da Mari, parabéns pelo empenho bjs e saudades

    ResponderExcluir
  15. Lu... tinha visto as fotos rapidinho mas não tinha parado para ler.. hj voltei correndo aqui...
    Vc viu que tbm fiz mudança lá no quarto de Laís, né?! Só q uma mudança pequena.. que foi a mudança do berço para a cama... mas estou quase pirando com tanto brinquedo espalhado...
    Vou re-ler seu post.. vou correr lá no da Ana paula tbm, para ver se me inspiro!! rsrsrs
    Ficou, alem de lindo... otimo, o novo quartinho da Mariana!!
    Bjnhos em vcs!

    ResponderExcluir
  16. Lú, através do seu blog e esse post sobre o quarto montessoriano, conclui que vc pode se interessar em aprofundar na Pedagogia Montessori. Existe no Facebook um grupo de discussão sobre a filosofia Montessori, convidamos vc para esse grupo online, o grupo é composto de famílias e educadores, inclusive Ana Paula - Journal de Béatrice participa tb:
    https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

    ResponderExcluir