terça-feira, 6 de setembro de 2011

Coisas que aprendi morando por aqui

- Planejamento estratégico: não deixar que nenhum produto indispensável acabe num fim de semana, pois você provavelmente não vai conseguir comprar antes da segunda-feira. Tudo, absolutamente tudo se fecha no sábado à tarde. Você não vai conseguir comprar um pãozinho fresco no domingo, pois cadê as padarias? E se faltar papel higiênico na tua casa, vai ser o fim-do-mundo!


- Batatas pra que te quero: voce descobre que existem dezenas de tipos de batatas e fica perdida sem saber qual delas comprar para cozinhar, no fim das contas vai comprar qualquer uma e cozinhar do mesmo jeito.


- Austríacos nao gostam dos alemães: e acho que o inverso também seja verdade. Meio parecido com a rixa Brasil X Argentina (mas pelo menos no nosso caso ambos sabem jogar futebol bem).


- Obedeça a lei: se o parque nao permite cachorro, não entre. Senão a polícia te pega e com sorte voce só leva uma bronca.


- Aproveite as estações do ano: você vai ver as estações bem definidas, cada uma com a sua beleza e com a sua particularidade. Aproveite cada dia de sol como se fosse único (e afinal de contas é mesmo).


- Viva sem pressa: essa está entre as top lições que aprendi por aqui. O ritmo das pessoas é mais lento, até porque não existe necessidade de correr tanto. Tudo funciona nos horários estabelecidos, desde o metrô até o fechamento do supermercado. Todo mundo preza a qualidade de vida acima do trabalho, por isso é normal que as pessoas não trabalhem nas sextas-feiras à tarde.


- Sem distinção: você não vai saber quem é o filho do zelador, ou o filho do embaixador. Todos se vestem da mesma maneira, vão nos mesmos lugares e tem a mesma postura.


- Nem tudo são rosas: falta uma política pública atuante no combate ao fumo. Eu fico indignada ao passar por frente das escolas e ver crianças de 12 anos ou menos fumando.


- Biquini pequeno é sensual: top less ou nudismo é natural. E ficar com biquini molhado faz mal, por isso troque todas as vezes que sai da piscina por uma roupa seca. Pode fazer a troca na frente dos outros mesmo, sem neuras.


- Descobri também que entrei num período sabático e não quero mais sair dele, rá!

11 comentários:

  1. Lu que divertido. Adorei sobre a batata, aqui é a mesma coisa. Quanto ao biquíni bem que percebi esse final de semana a mulherada trocando de roupa rapidamente...rs
    Você vai para o Brasil a passeio?
    Entra no skype quando puder para nós conversarmos... Que tal?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    faz tempo que eu queria te responder sobre o comentário que vc deixou lá no Astronauta.

    A gente quer sim (muito!) um post teu sobre Vienna para crianças, topa fazer?

    Contamos com você.

    Qualquer coisa me diz, tá?

    flavia@minhamaequedisse.com

    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Adorei.
    Eu andava me sentindo culpada dessa vida "sabática", mas concluí q se estou nela é porque mereço, e tenho q aproveitar.
    Aliás , tem esse nome mas vem incluso lavar, passa, cozinhar, etc etc, é q antes tínhamos q fazer isso e ainda trabalhar muuuuito !

    ResponderExcluir
  4. Lu, acho que o europeu consegue trabalhar menos pela sua concentração e organização. Brasileiro é tão sem foco que faz tudo ao mesmo tempo e nada sai direito. Fora a falta de objetividade. beijos e saudades deste mundo.

    ResponderExcluir
  5. Lu, gosto muito desta parte da qualidade de vida acima do trabalho. É, de certa forma, uma visão anti-capitalista. Time is not money, time is life!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah, Lu, ótimas observações!! rs
    Quanto a locais abertos no finde, vc pode ir até o Prater onde há um Billa (sempre com grande variedade de produtos e gente, rs) ou Westbahnhof, onde há um mercadinho também. Bem, em casos de emergência, vale a pena se deslocar até esses lugares.
    Eu ainda tenho sorte de ter uma padaria na minha vizinhança que abre aos domingos (!) até meio-dia.
    E a gente vai levando...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. eh mesmo ne lu, concordo em varios pontos. tb tava pensando em sumarizar os lessons learned daqui :)
    bjos em todos

    ResponderExcluir
  8. nossa! adoreiii o post! totalmente verdade sobre a áustria! nunca na minha vida antes troquei de biquini depois de sair de piscina/lago, mas só pq tirei sarro deles, nao peguei uma infeccao urinária esses tempos? haha.
    quanto a padarias fechadas nos domingos, isso me indigina super!
    um beijao pra voce!

    ResponderExcluir
  9. Legal o seu post. É tudo uma questao de cultura mesmo né. Eu tb aprendi muita coisa morando aqui, muitas das quais vc mencionou, aprendi a ser mais organizada e pontual, mas quando vou ao Brasil eu sofro pois muita coisa é desorganizada e ninguem respeita horários por lá. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu nome é Flora, moro em Viena com meu marido desde o ano passado. Fui na Mel hoje fazer as unhas e ela me mostrou o teu blog. Achei muito legal e adorei esse post. Concordo com todos os itens! Adorei o do biquini, é bem isso mesmo! Eu acrescentaria ainda um item sobre o idioma. Eles detestaaaaam quem não fala o idioma deles e se recusam a falar inglês mesmo entendendo tudo o que tu esta falando! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Bacana seu post! Não moro na Europa mas aqui em Angola, seguem muito alguns hábitos europeus sabe?! Fico frustada de não conseguir um pãozinho fresquinho no domingo de manhã. E nervosa de não conseguir aproveitar o horário de almoço pra fazer qq coisa, pois as lojas estão fechadas. Fazer o que né?! tem que acostumar! Gostei de conhecer esse cantinho. Beijos

    ResponderExcluir