quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eles são filhos do mesmo pai?

Foram muitos os motivos da espera de quase 14 anos para a chegada da segundinha. O mais importante deles e o que realmente fez a diferenca foi o que hoje eu conheco através da internet como a terceirizacao da criacao do Serginho. Na época nem me passava na cabeca esse termo, e sim a imensa vontade de nao ter outro filho criado por babá, creche ou avó. Já escrevi sobre isso, e particularmente sinto-me extremamente feliz em participar mais ativamente do crescimento da Mariana e de todas as fases que ela proporciona. Nao me arrependo em momento nenhum por ter esperado tanto tempo. E se essa oportunidade de estar mais presente na vida dos meus filhos nao tivesse acontecido, muito provavelmente hoje eu continuaria a ser mae de filho único. Sem neuras, pois sempre fui bem resolvida com essa questao.

Mas enfim, eis que depois de muitos e muitos anos, sou mae de dois fihos. E um detalhe muito legal entre eles: a diferenca enorme de idade. E com essa diferenca surge muitas situacoes completamente antagonicas, mas que por ora estamos lidando muito bem e para falar a verdade nos divertindo.

A primeira situacao e mais comum é invariavelmente a pergunta: "eles sao filhos do mesmo pai"? E quando feita para o meu marido: "eles sao seus filhos com a mesma esposa"? Isso me leva a crer que faco parte de uma minoria, praticamente extinta, de pessoas que tem filhos com uma significativa diferenca e que continuam casados com a mesma pessoa. Vejam bem, indepedentemente da nacionalidade, credo, raca, posicao social, as pessoas me perguntam isso diariamente. E tenho certeza de que os que nao perguntam é porque tem absoluta certeza de que eles NAO sao filhos das mesmas pessoas. Falencia da instituicao matrimonial, ou por que ninguém em sa consciencia espera tanto tempo.

Essa diferenca de idades também permite vivenciar situacoes bem inusitadas e as vezes embaracosas, como o marido trazer na mala de viagem do Brasil as encomendas dos filhos: um DVD infantil e uma revista masculina (o marido jura que nao abriu e mostra o lacre na revista, e eu acredito, tá)

Algumas vezes em reunioes de pais eu ouço: "estávamos esperando a mae do Serginho e nao a irmã". Talvez com a Mariana vou ouvir: "estávamos esperando a mae, nao a avó".

Também é conviver com um ser pedindo silencio porque está assistindo Scarface, enquanto a outra quer assistir o Cocoricó na mesma TV.

É levar um para o barzinho para se encontrar com a turma da escola num domingo a tarde e a outra no parquinho. É pensar que quando ela tiver a idade dele, ele vai estar com quase 30 anos. Quem sabe já vai estar casado, ter filhos. Ela vai comecar a ir para os barzinhos e eu que poderia comecar a pensar em voltar a dormir durante a noite, ainda terei muitos anos para ser insone.

Todo mundo concorda que um filho rejuvenesce, afinal quem é que brinca de fazer bolos de areia com mais de 30 anos de idade? Só ser for pai ou mae.

Entao aí entra a principal vantagem de se ter filhos com uma diferenca de idade significativa: quando voce comeca a envelhecer, quando voce deixa de brincar, de ouvir musicas infantis, de ir ao parquinho, de rir das coisas mais bobas e simples da vida, voce tem uma nova oportunidade de reviver.

E aí voce descobre a verdadeira poção mágica da juventude.

16 comentários:

  1. Iiiihhh Lu, acho que logo logo vou me sentir velha.Mas vc tem razão, muitas vezes quando não posso participar de algum evento com as amiga por causa da Bruna, brinco: "ah, jovem, né! ainda tenho criança pequena". Mas tem vezes também que penso: poxa, bem que eu poderia já estar livre de trabalho de criança pequena como a maioria das amigas... a constante mania de querer ser tudo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vc tem duas experiências mjuito distintas. Teve um filho muito nova e a outra, numa idade mais comum (vc não é velha!). Acho que, ainda mais aí na Europa, as pessoas se assustam de vc ser mãe do Serginho, por ser nova, e nunca vão achar que é avó da Mariana.
    Eu acho que deve ter muitos prós ter um filho quando a gente está mais madura, mais vivida. Principalmente a questão do tempo, né? Vcs têm um tempo juntas que vc não teve com o primogênito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei seu Blog e já estou lhe seguindo.
    Tenho um filho q completará 9 anos daqui 2 meses e agora estou esperando um Bebezinho. Tive meu primeiro filho com 20 anos e outro nascerá quando estiver com 30. Engraçado como as coisas são diferentes, pensamentos , atitudes e insegurança.
    Bjs e aparece lá no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Lu! Adorei seu ponto de vista...

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha. filos do mesmo pai é ótimo. E é verdade mesmo. Acontece muuuito justamente pela diferença de idade.

    Eu e meu irmão somos 8 anos de diferença e só depois dos 20 anos é que fomos ser amigos de verdade. Antes, eu era a pentelha pra ele. Hahahahaha.

    Agora, o final, foi de arrepiar, amiga. Que delícia de poção da juventude.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Não lembro mais como cheguei aqui, mas adorei seu blog. Mais uma mãe internacional com experiências ótimas para contar! Gostei muito de um post seu contando como é a vida aí, da tranquilidade, da qualidade de vida (do não trabalhar sexta-feira à tarde, eba!).
    Este post em específico está demais também. Que bacana vcs terem essa visão sobre a diferença de idade entre os filhos, realmente uma diferença tão grande não é mais algo comum de se ver, principalmente do mesmo pai e da mesma mãe! Eu tenho uma boa diferença para minhas irmãs: 10 anos mais nova que uma, 12 que outra e 14 que a mais velha! E sim, somos todas do mesmo pai e mãe, rs.
    Vou te linkar para voltar mais vezes, ok?
    bjos
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu nasci quando minha mãe tinha dezenove anos, recem casada. Minhas duas irmãs, uma oito anos mais nova que eu e a caçula, que nasceu quando eu tinha 18 anos (!). Com essa, todo mundo perguntava se era minha filha. Quando a Gabriela, minha filha, nasceu, minha irmã tinha dois anos e meio, então se saio com as duas acham que são minhas, hehe.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha Lu. Adorei o seu olhar sobre essa diferença. Concordo com você. Sabe que minha irmã teve outra filha após 9 anos. Uma está com 10 anos e a outra com 1 ano e pouco. Tudo muito diferente! Um tempo diferente, mas muito significativo para os pais e principalmente para as irmãs.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Lu, sei exatamente como é! Sou mãe de três, sendo um casal de adolescentes (16 e 14 anos) e agora um bebezinho de 6 meses. Sinto-me também rejuvenescida e curto muito a nova cria que foi programadíssimo.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  10. Amiga, eu cohe~ço mtas pessoas q tem filhos do mesmo pai e mãe e do mesmo casamento com idades de diferenças significativas, meu irmão tem uma filha de 11 anos e outra de 1,6 meses. e lá no meu trabalho a maioria estão na mesma situação. creio q mtas das vezes as pessoas planejam ter apenas um filho, depois sei lá, sentem a necessidade de tem mais um, mtos dizesm q ñ por eles mesmos, mas , pelos filhos q seriam únicos se ñ tivessem um irmão, pq, cá entre nós, ser filho único ñ deve ser nda bom. Afinal, ñ teremos pais e mães q vida toda, e o pior, já pensou se acontece ainda na juventude, a pessoa ficar sozinha no mundo ñ é nda de bom. Eu sinceramente ñ imagino a minha vida sem meus irmãos, e confesso q me preucupo mto na possibilidade de ter filho único, isso se eu consegui engravidar, pois já estou com 35 anos e ainda ñ tenho nenhum. Acho q qnd eu sair com meu filho, vaõ falar, estavamos esperando a mãe e ñ avó............aff! mas, Deus sabe de todas as coisas, pois, mtos são os planos do coração do homem, mas, os q prevalecem são os do senhor.
    bju grande parabens pela família linda e por vc escolher e poder ser uma mãe em tempo integral, aki no Brasil é mto complicado, pois nós mulheres em sua grande maioria precisamos ajudar nas despesas domésticas, e ainda q o esposo tenham condições de mater, é difícil desistir de uma carreira profissional q vc passou anos a fio da sua vida investindo.......sei lá, mto complicado, mas, acho q vale a pena a escolha.
    bjokas de novooooooooooo rsrs e desculpa o comente enorrrrrrrrrrrme.

    ResponderExcluir
  11. Já estou a seguir o seu blog e também estou esperando a sua visita no meu blog !
    Beijos da Marta

    ResponderExcluir
  12. Olá Lu,

    adoro o seu blog há muito tempo!!! Parabens!

    Estas cobranças são engraçadissimas: as pessoas nos olham e já criam uma historia completa para nossas vidas baseadas nos pre-conceitos delas. infelizmente vc vai continuar ouvindo esta pergunta sobre a paternidade das crianças por muito tempo, rs...
    Ao contrário de vc, eu engravidei pela primeira vez com 32 e então quis ter meus filhos o mais rapido possivel (tenho tres com diferença de mais ou menos 2 anos entre eles), mas como vc eu nao quero terceirizar a educação deles e me sinto uma menina ao lado deles. É muito bom para nós e pra eles, com certeza!

    ResponderExcluir
  13. Lindo post! Amei mesmo!
    Sabe que fico pensando nisso, que perderei minha "fonte da juventude"? As minhas duas filhas têm 3 anos de diferença e fico muito triste quando acho que as coisas que estou vivendo agora com a caçula (que está agora com 7 meses) serão vivenciadas por mim pela última vez... Quando tinha só a mais velha não passei por isso, pois sempre tive certeza que teria mais uma filha, mas agora, que acho que a fábrica fechou mesmo (hehehe), vejo que lá no fundinho poderia até pensar num terceiro filho :-)

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Lu, hoje recebi, por email, dois comentários seus (um no post 'Pergunte ao Pediatra: quinta rodada' e outro no Guest post de hoje, sobre amamentação.
    Apaguei os emails, porque eu não gosto de deixar acumular (e porque estariam no blog também), mas, quando fui olhar no blog, não tinha entrado. Achei que era algum problema temporário do blogger, mas não entraram mesmo.
    Vc pode postar de novo (tinha uma pergunta para o pediatra, né?)?
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciana ..
    Nossa, olha que bacana.. Entrei no teu blog pra te add, depois de um domingo otimo, com pessoas super queridas e interessantes e me dei conta que acabei de conhecer uma mulher interessantissima. Nao apenas a mae do Serginho e da coisa mais gostosa do mundo que eh a Mariana, e sim um pessoa inteligente com a capacidade de destacar nesse texto uma ideia de sentir prazer com as pequenas e importantes coisas da vida. Com estar feliz sendo quem somos e acima de tudo, ser segura e realizada. Voce passou esse sentimento com o seu texto! Um super beijo e com certeza vou passar mais vezes por aqui :)

    Dalciane

    ResponderExcluir
  16. Oi Luciana ..
    Nossa, olha que bacana.. Entrei no teu blog pra te add, depois de um domingo otimo, com pessoas super queridas e interessantes e me dei conta que acabei de conhecer uma mulher interessantissima. Nao apenas a mae do Serginho e da coisa mais gostosa do mundo que eh a Mariana, e sim um pessoa inteligente com a capacidade de destacar nesse texto uma ideia de sentir prazer com as pequenas e importantes coisas da vida. Com estar feliz sendo quem somos e acima de tudo, ser segura e realizada. Voce passou esse sentimento com o seu texto! Um super beijo e com certeza vou passar mais vezes por aqui :)

    Dalciane

    ResponderExcluir