quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A escolinha e a adaptação


Chegou o tao temido início das "aulas" da Mariana. Há meses eu vinha me preparando psicologicamente para esse começo, principalmente emitindo bons pensamentos quanto a adaptacao dela nesse novo e desconhecido universo que ela está entrando e descobrindo. Há algumas semanas também vinha falando para ela que em breve ela estaria na escolinha com novos amiguinhos, que ela iria conhecer muita crianca legal e que ela iria adorar.

 Pensei bastante antes de decidirmos que ela comecaria no kindergarten agora no início do ano letivo e nao no início do ano que vem, quando ela estará com 2 anos. A problemática toda é que ponderei que fazer essa adaptacao no auge do inverno seria bem mais penoso para ela e também para mim.

Até o início das aulas funcionava assim: praticamente 100% do tempo ela fica comigo, só comigo. As excecoes sao os dias que tenho aula de alemao, mais ou menos umas 3 horas por semana, e exporadicamente quando ela fica na casa da minha amiga Iram para eu resolver alguma coisa que nao poderia fazer com ela, como uma compra grande de supermercado, trocar alguma mercadoria, ou comprar alguma coisa mais específica. Mas essas ocasioes sao raras. Entao pensando nisso imaginava que a reacao dela nao seria das melhores, mas mesmo assim mantive um pensamento positivo.

 No primeiro dia, ficamos 1 hora na escolinha e fiquei todo o periodo com ela, cerca de meia hora ela ficou no meu colo e depois aos poucos foi se soltando e conhecendo os cantos da sala de aula e da sala de brincadeiras.

 No segundo e terceiro dia ficamos mais 1 hora por dia, porém ela já se soltou mais, apesar de nao se interessar em brincar com as criancas. Sempre brincava sozinha e quando se cansava corria para o meu colo.

 Hoje no quarto dia foi melhor. Assim que eu cheguei na escola, a professora pediu para que eu saisse por 10 minutos e ela me telefonaria para avisar como a Mariana tinha reagido. Saí tomar um café e confesso, que apesar da carapaca de durona fui andando pela rua chorando. Um misto de muitas emocoes juntas. Afinal nunca deixei ela chorando e depois senti que doeu mais em mim do que nela. 10 minutos depois a professora me ligou e disse para eu ficar mais 10 minutos fora e daí retornar para a escola. Quando cheguei ela estava segurando uma bonequinha, de mao dada com a professora e olhando as demais criancas que andavam nos carrinhos.

 Mas o que realmente gostaria de compartilhar sao alguns detalhes a respeito da escola e da educacao infantil aqui na Austria.

 - Em Viena voce pode escolher qualquer kindergarten particular e matricular seu filho e sabe quem paga a conta? O Estado. Sim, tendo em vista que a demanda por kindergarten é maior do que a oferta de escolas públicas, o Estado decidiu que paga as mensalidades para todas as criancas até os 6 anos de idade. O único custo que teremos é o valor de 29 euros mensais referente ao café-da-manha e lanche da tarde oferecido pela escola e que nao está incluído no programa de alimentacao público.

 - O horário de funcionamento do kindergarten é das 7:00 às 17:00 horas. Nesse momento a Mariana ficará até as 11:30 hs pois prefiro que ela almoce comigo. Talvez no ano que vem, dependendo da adaptacao dela, ela fique até as 13:00 hs e almoce na escola.

 - A escola é muito legal, EU adoraria estudar ali, ou melhor brincar ali, já que por aqui a alfabetizacao só se inicia no Volkschule que seria o meu antigo primário. Segundo a diretora eles adotam o conceito baseado no método Montessori. Infelizmente todo o material que explica o conceito da escola está em alemao e como eu realmente nao entendo do assunto utilizarei meu senso prático e a vivencia diaria para poder avaliar se tudo está correndo da maneira que eu considero melhor para a Mariana.

Não me pergunte, o que essa criança faz de pé em cima da  mesa.
 - Nessa escola as turmas nao sao divididas por idades e sim por grupos. Sao 3 grupos de 20 criancas cada, com 2 professoras e 1 assistente para cada turma. Isso significa que na turma da Mariana por exemplo, existem criancas de 1 ano e 8 meses (ela é a mais nova) até criancas com idade próximas dos 6 anos. Quem divide as atividades sao as professoras, sendo que esses sempre separam atividades diferentes especialmente para os "minis", que sao as criancas até 3 anos de idade.

 - Na turma da Mariana as duas professoras falam alemao e a assistente só fala ingles. Ela é italiana, mas foi criada na Inglaterra. Uma vez por semana eles tem uma atividade que é executada inteiramente em ingles.

 - A refeicao da hora do almoco é bem típica daqui da Austria. Nao é muito natural e já vem pronta de uma empresa de Catering que atende a quase todas as escolas de Viena.

 - Uma semana por ano, os pais sao encarregados de fornecer frutas da estacao para o lanchinho das criancas.

 - Os brinquedos oferecidos na sala de aula sao bem variados. Alguns nao sao apropriados para os "minis" e as professoras ficam sempre de olho nas brincadeiras.

 - As criancas tem livre acesso para todas as turmas e salas. Caso ela se demonstre ter mais afeicao por uma determinada professora ou assistente, ela pode mudar de turma.

 - Uma vez por semana eles fazem uma atividade externa, como visita a museus, parques ou montanha. Faca chuva, sol ou neve. Somente os "minis" ficam na escola e participam somente quando nao é inverno.

 Enfim, muitos pontos diferentes da escolinha do Serginho quando ele iniciou nos anos de 1900 e bolinha. Da minha parte tenho tentado me adaptar e buscar informacao a respeito da educacao infantil, pois a minha formacao nao tem absolutamente nada a ver com pedagogia e sou totalmente leiga. Inclusive se alguma mae-educadora tiver alguma sugestao de leitura para iniciantes como eu, fico agradecida.

 E sigo meus instintos para decidir o que é melhor para a minha cria nesse momento.


PS: me desculpem a falta de acentos, e cedilha, mas tenho escrito no Ipad e demoro uma eternidade para acertar a escrita,  entao vai sem a correção.

17 comentários:

  1. É, esse momento de começar a dar asas aos filhotes é meio duro às vezes... eu só mandei a Lara p/ escola com 3 anos e o Júlio vai ano que vem, qdo ele tb completa 3. Mas acho legal, principalmente nessa sua situação, vivendo num país diferente, essa vivência da sua pequena com outras crianças um pouco mais cedo... ela vai se desenvolver super bem, absorver mais facilmente essa nova cultura, enfim, vai ser muito bom p/ ela.
    Adorei esse método das escolinhas na Áustria, muito bacana - pelo que vc citou já dá p/ ter uma noção. Boa sorte nessa nova fase!! :D Beijão,

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, grande passo para a pequena Mariana! A escola me pareceu muito boa. Boa sorte nesta nova etapa e que ela se adapte muito bem! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal ver a Mari crescendo e se tornando uma mocinha “independente”.

    Deve ser um misto de emoções mesmo. Estamos planejando colocar a nossa pequena no começo do ano que vem, qdo ela fará 2 anos e tenho certeza que Laura vai tirar de letra.]

    Achei interessante o fato de misturar idades. E como as professoras ficam de olho para não haver “atropelamentos” dos maiores sobre os minis, acho que é uma boa alternativa para integração e crescimento dos pequenos.

    E apesar de não ter conhecimento nenhum pedagogo, vc está seguindo o melhor dos instintos: o materno. E esse ninguém ensina =)

    Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Que legal ver a Mari crescendo e se tornando uma mocinha “independente”.
    Deve ser um misto de emoções mesmo. Estamos planejando colocar a nossa pequena no começo do ano que vem, qdo ela fará 2 anos e tenho certeza que Laura vai tirar de letra.
    Achei interessante o fato de misturar idades. E como as professoras ficam de olho para não haver “atropelamentos” dos maiores sobre os minis, acho que é uma boa alternativa para integração e crescimento dos pequenos.
    E apesar de não ter conhecimento nenhum pedagogo, vc está seguindo o melhor dos instintos: o materno. E esse ninguém ensina =)
    Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga tbém ñs ei necas de alemão, mas, se vc souber inglÊs, tenho alguns artigos q posso te indicar.
    bju grande!
    Entretanto, confie nos seus instintos maternos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Uau para a política educacional da Austria, hein!
    Poxa, que legal que escolheu uma escola Montessori! As salas de aula com idades mistas são um dos principais diferenciais da educação montessoriana, apesar de muitas escolas que levam "Montessori" no nome não seguirem isso. Ou seja, essa parece ser uma ótima escola montessoriana :-)
    E esses primeiros dias de ajustes são difíceis mesmo, né? Mas posso te garantir que muitas vezes os pequenos se distraem e param de chorar assim que os pais vão embora. Logo logo tanto você quanto ela estarão completamente adaptadas a nova rotina ;-)
    Você viu que te deixei umas sugestões de leitura lá no blog? Respondi lá mesmo para ficar dentro do contexto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, que bacana a escola. É difícil a separação, mas tenho certeza que vc vai adorar e a Mariana também. boa sorte bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Lu vim vindo na blogsfera e encontrei seu cantinho muito interessante diga-se de passagem. Adorei aqui e se tiveres um time vem aqui me visitar.
    Maybe eu não consiga comentar com o meu blog, não sei pq isso está acontecendo em alguns blogs.
    www.mecmuitocrianca.blgspot.com

    ResponderExcluir
  9. amo ler teus posts e aprender como a vida ai é diferente da vida aqui. acho o máximo essa sua oportunidade de morar fora com sua familia! Que Deus abençoe muito voces! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lu,
    Que otimo , aos pouquinhos ela vai se soltando.
    A C se adaptou bem rapido e tambem soh ficava comigo, mas ela foi mais cedo. Vc vai ver sera muito bom para vcs duas, vc tera mais liberdade para fazer suas coisas ou nao fazer nada, e ela vai conhecer um mundo novo e socializar com outras criancas.
    Eu quando nao estava trabalhando achava mais facil levar a C na creche depois do almoco, pq sou super atrapalhada e quando via nunca chega na hora de manha.
    Morri de inveja branca que a creche eh paga pelo governo,alias minhas amigas na Belgica e Espanha paises q morei, me contam o preco q pagam la e surto, sem falar q as escola belgas sao excelentes e gratuitas.
    Olha eu nao entendo de pedagogia vou no bom senso, aqui as escolinhasa teh 5 anos nao podem ensinar , o conceito eh brincar, entao ano que vem a C ira para uma escola mesmo, q apartir ds 3 anos eh o pre school e as aulas sao das 9 as 15:30h, como a escola normal. Nao q eu queria criar um genio, mas se ea tem a oportunidade de ir jah para a escola mesmo, preferimos assim, mas vai depender das vagas pois as melhoras escolas do bairro sao concorridas e jah comecamos as inscricoes.
    A escolinha para otima, fica tranquila e aproveita.
    Bj Carol P

    ResponderExcluir
  11. Lu, estou tendo problemas em publicar comments por aqui tambem, por isso o aninimo.
    CarolP

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu
    tb quero brincar na escolinha da Lu, e também quero só pagr 29 euros!
    Que animal tudo isto de vienna né?! não é a toa que é considerada a melhor cidade do MUNDO para se viver!
    lu, acho que estamos com pensamentos parecidos sobre o instinto materno, acabei de escrever um post sobre isto.
    segue seus instintos amiga, mesmo para escolher metodologia de educação este é meu clamor hoje. tive uns probleminhas na adaptação do pedro no maternal, que foi o ponto final para eu parar de seguir idéia dos outros e seguir meu coração. agora já está tudo bem!
    beijao
    pati

    ResponderExcluir
  13. Quantas coisas diferentes, né? Só fiquei meio chocada com o "uma semana por ANO", mas frutas por aí não são tão abundantes quanto aqui, né? rsrsrs

    Boa sorte pras duas na adaptação!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Vim te convidar para conhecer o Clube das mães e pais blogueiros (http://maesepaisblogueiros.com). O Clube é uma rede social voltada para genitores que estão presentes na Internet e seu objetivo principal é dar voz aos blogs maternos, fazendo-os crescer e se destacar. La você pode divulgar seu blog, estar por dentro dos sorteios que acontecem na Blogosfera Materna, fazer parcerias, enfim, conhecer outros pais! Nos encontra la!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Essa fase adaptação é muito importante mesmo, mais aos poucos ela se acostuma e quando você mesmo esperar ela vai estar falando alemão para cima e para baixo dentro de casa com as amiguinhas, tenho um caso na família que foi exatamente assim.
    Abraços,
    Verônica

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!
    Nossa, que maravilha o Estado pagar escolinha particular!! Aqui na Alemanha não é assim não. Criança só tem direito à Kindergarten depois dos 3 anos, antes disso, só se os dois pais trabalharem fora (e mesmo assim os pais pagam a conta e o preço é beeeem salgadinho)..
    Eu ando num dilema, pois não sei se quero que a Helena vá para a escolinha ano que vem ou não. Queria pela parte sociável da coisa, acho que seria bom pra ela ter contato com mais crianças, pelo estímulo legal que eu sei que ela receberia na escolinha e tudo mais. Mas, não sei se quero voltar a trabalhar 35 horas por semana e deixá-la tanto tempo na escola, sabe? Mas ainda tenho tempo para decidir :-) A "reserva" da matrícula só começa em abril!

    Ah, se precisar de ajuda para traduzir alguma coisa do alemão, pode contar comigo, ok?
    Beijo!

    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Lu, tudo bom?

    Oi Luciana, tudo bem?

    meu nome é Vanessa, escrevo no blog Mãe é tudo igual e lá tenho uma coluna intitulada Mães pelo mundo onde publico entrevistas com mães brasileiras no exterior. A Graziela do blog Faça de sua vida uma obra de arte, foi a última entrevistada e me passou o link do seu blog. Acho que vc é uma entrevistada em potencial, vc pode falar de dois países!! :-) Topa responder 5 ou 6 perguntas rápidas?

    Vou ver aqui alguma coisa para te indicar para leitura . Qual a abordagem pedagógica da escola?

    Abraço

    ResponderExcluir