quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ultrassom 33 semanas e reunião com professores

Oi pessoal

O post de hj é gigante, totalmente fora da regra da blogagem... são muitos assuntos para colocar em dia!

Na terça-feira tive um dia bastante agitado neste mundinho de grávida. Fiz ultrassom, um outro exame que monitorava os batimentos do coração que eu acho que seja Doppler e o exame de Streptococcus B. Passei a manhã no hospital e fiquei tão acelerada que tive até dificuldade para dormir a noite. Primeiro com o resultado do ultrassom. A Mariana está com 1995 gramas. Os outros dados fornecidos pelo ultrassom daqui são:

BPD (Biparietaler Durchmesser) - 80 mm

FOD ( Frontookzipitaler Durchmesser) - 109 mm

KU (Kopfumfang) - 299 mm

AU (Abdomenumfang) - 253 mm

Femur - 59,0 mm

Os três primeiros ítens referem-se a medidas da cabeça. Pelo que me foi explicado desde o primeiro ultrassom, o formato da cabeçinha dela é mais ovalado. A primeira medida sempre fica no ponto minimo, e já esteve até abaixo do mínimo quando ela estava com 22 semanas. Pelo que entendi ela não tem uma cabeça muito grande. O parto normal agradece.

O quarto ítem é o diâmetro do abdomen que está certinho na risca do minimo na tabela. Também já esteve abaixo do minimo com 22 semanas e desde lá começou a entrar nos valores mínimos.

O ultimo é o tamanho do femur, é claro, que tb está dentro do minimo. Li na internet que para saber qual é o tamanho total da criança basta multiplicar esse valor por 0,7. Não sei se isso procede, mas nesse caso ela estaria com 41,3 cm no total.

Bom, como se pode perceber, a pequena é pequena mesmo. Já sabíamos disso há algum tempo. A médica do ultrassom disse que acha que ela deverá nascer entre 2500 a 2700 gramas. Vamos ver se ela tem razão. O Serginho nasceu com 3100, 51 cm e de 38 semanas. Bem dentro do normal. Ainda tenho esperanças de que ela cresca mais um pouquinho e fique mais gordinha, senão as roupinhas vão ficar sobrando.

Os dois outros exames (Dopller e Streptococcus) não foi me informado nada a respeito, aliás o de Streptococcus o médico que me atendeu disse que eu não saberei o resultado e que isso só serve para o hospital saber o procedimento na hora do parto. Ok, desculpe por perguntar. Um jeito bem austríaco de responder.

Apesar de não poder falar: Oh... que bebezão, tá acima da média em tudo (como a gente lê em um monte de blog), no geral parece que está tudo certinho com a nossa menina.

Ontem chegou o carrinho. Não sei, mas eu esperava que fosse menor. Achei tão grandão. Não sei se eu estava com pouca força ontem porque passei a manhã lavando as roupinhas da Mariana, pelo menos as RN, tirando etiquetas e arrumando as gavetas, mas senti dificuldade para carregar o carrinho do carro até o apto.

Mudando de saco para mala. Ontem também tive reunião com alguns professores do Serginho. Há 2 semanas teve entrega dos boletins e os pais poderiam agendar para falar com os professores durante 5 min para cada um. Eu tinha uma péssima impressão dessas reuniões, pois em SP era uma verdadeira bagunça. Por diversas vezes perdi a manhã de sábado tentando falar com os professores e no máximo conseguia falar com uns 2. Tanto que depois mudei de tática e passei a agendar horário durante a semana para falar com eles e nunca mais no dia da reunião.

Mas aqui foi outra história. Primeiro recebemos um formulário em que deveríamos identificar com quais professores gostáriamos de falar, mas não podíamos deixar o horário previamente agendado. O Serginho voltou com o formulário e os professores agendavam conforme a disponibilidade. Resumo, em 1 hora conversei com 4 professores. Os horários agendados eram de no máximo 5 minutos para cada pai e respeitados de acordo com o que foi estipulado anteriormente. Os professores foram breves, bem objetivos, sem muita lenga-lenga.

Resumo da situação do Serginho hoje na escola: no boletim ele teve 2 notas com conceito bom e 5 com conceito satisfatório. Os conceitos do boletim são: bom, satisfatório e precisa melhorar. Eu estava com cabelo em pé com as notas. Achei horrorosas e realmente estava bastante preocupada porque aqui não se reprova, pior, muda-se a criança de sala para a sala dos mais fracos. Isso pode ocorrer durante o próprio ano letivo. Ah... essa é a segunda escola do Serginho desde que viemos para cá, mas são as suas primeiras notas de boletim porque na primeira escola ele estudou apenas 2 meses e entrou de férias.

Todos os 4 professores que conversei apresentaram o mesmo discurso. Falaram que o Serginho é um menino muito inteligente, que o "behaviour" dele em sala de aula é muito bom, que é um menino muito educado, etc, etc. Quando questionei a nota eles disseram que não representa o que ele está apresentando em sala de aula e que com certeza ele vai melhorar a partir desse próximo boletim. Com toda a minha objetividade ainda o que conta é a nota, mas enfim, vamos acompanhar como vai ser o desenvolvimento dele. Mas tenho que confessar uma coisa. Que judiação desse menino. Dos 4 professores com quem conversei, 3 são britânicos e 1 é americano. Dos 3 britânicos, 2 tinham um sotaque terrível e não abriam a boca para falar. Tive que me concentrar no limite para entender o que eles falavam. Isso porque conversei 5 min com cada um, imagine o que é ter 1 hora de aula. Óbvio que não falei isso para o Serginho, mas me coloquei um pouco na pele dele. Não deve ser fácil. Lembrando que quando saímos de SP, o Serginho falava o básicão de inglês aprendido na escola e um pouco em cursinho fora. Mas muito pouco mesmo!

Voltando para a Mariana... hj continuo com os preparativos da chegada dela. Quero acelerar porque levei um susto. A prima do meu marido que estava apenas de 2 semana a mais do que eu teve bebe essa semana. Vai que essa bonequinha queira adiantar, não vou ter quase nada preparado. Mas se Deus quiser, ela vai continuar bem boazinha e esperar até pelo menos 38 semanas. Ela tem que crescer mais e engordar mais. Nascer pequenininha desse jeito em pleno inverno, não rola não.

Meu próximo ultra será dia 08 de Dezembro no hospital. Vamos ver como a pequena estará...

Bjs a todos e obrigada pela paciência em ler até o final, hehe.

Luciana

5 comentários:

  1. Ei Lu!
    Nao se preocupe quanto ao tamanho da Mariana, pois Miguel nasceu com 41,7 cm e cresceu 16 cm nos dois primeiros meses. Até hoje ele é acima da média de tamanho e nem parece aquele menino pequenininho que nao cabia em roupa nenhuma. Menina, vc nao precisa se preocupar tbm com o Serginho. Ele tá se saindo muito bem conseguindo essas notas num sistema de ensino tao diferente do que ele conhecia no Brasil. E isso tudo em ingles! Voce tem motivos de sobra para ser uma mae muito orgulhosa e coruja.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana!! Vim conhecer o seu blog, e já vou linkar em meus favoritos. Gostei de te conhecer!!! E obrigada pelo carinho lá no nosso "cafofo", he he... bjos!

    ResponderExcluir
  3. Esses padrões de "normalidade" são universais ou austríacos? Porque o povo aí é grande, né?
    Pois é, agora dá um frio na barriga mesmo. Estamos exatamente com a mesma idade gestacional e eu não tenho quase nada pronto (não foi por falta de organização; foram as circunstâncias mesmo). Mas quando o parto vem prematuro normalmente há uns avisos, contrações dolorosas, e dá pra tomar uns hormônios pra segurar o bebê até as 38 semanas. Vai com fé, vai dar tudo certinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Quer dizer entao q o Serginho, na verdade, está de parabéns!? melhor assim, neh!? ele deve ter sofrido as dele pra entender os prof. britanicos, no início... com certeza pro proximo boletim ele vai estar melhor...
    Lu, a Marianinha vai ser modelo, magrinha de cintura fina.. heheh estamos ansiosos pela chegada dela, mas avisa o pezinho q nós podemos esperar até o inicio de janeiro pra ela dar uma engordadinha.. heheh
    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu nasci pequenininha e magrinha tb.
    Tudo bem que continuo pequena (1,63) ;) mas, acho que depois que nasci me desenvolvi mais e melhor.

    bjs!

    ResponderExcluir