quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Da objetividade médica, ou deixe de frescuras

Oi pessoal
Ufa! 30 semanas. Começamos a contagem regressiva para a vinda da Mariana. E chegando mais perto do dia, mais coisas temos para fazer, mais providências a tomar, ajeitar a casa, as roupinhas, comprar o que falta, ver o chá-de-bebê, ... ai ai...cansei só de pensar!



Eu e o marido quebrando a cabeça para montar a cômoda, enquanto isso o Pepe ficou dentro o berço para não comer as peças.



Ontem tivemos dois eventos importantes. Um deles foi a chegada da cômoda. Aqui você compra os móveis e você mesmo monta, ou paga para que alguém monte. Geralmente o preço da montagem acaba ficando mais caro que o próprio móvel, já que a mão-de-obra daqui não é escrava como a do Brasil e cobra caro por esse tipo de serviço. O máximo que eu o meu marido já havíamos montado foi Lego para o Serginho e olha lá. Eu particularmente odeio quebra-cabeças e coisinhas de montar. Acho lindo artesanato, mas não tenho dom nem paciência para fazer as coisas com as mãos. Quando abrimos as caixas e eu olhei para a quantidade enorme de parafusos, pregos, roscas, fechadores, etc, quase chorei. Não acreditei que fossemos conseguir colocar aquilo em pé. Mas somos brasileiros e "quase" nunca desistimos. O resultado foi que após 3 horas e meia de levanta, abaixa, pega, solta, vira, mexe, aperta, solta, segura, monta, desmonta, a cômoda ficou pronta. Agora já temos cômoda e berço. Ainda falta o guarda-roupa, a poltrona e a banheira, mas creio que no começo de dezembro já estará tudo devidamente nos seus lugares.


A cômoda montada e o berço.



O outro evento foi a consulta com a obstetra. Eu já falei como funciona o pré-natal na Austria (se você não leu clique aqui). E ontem o pior aconteceu. Sabe aquela historinha de sair com o potinho de xixi do banheiro, pois é! Ontem a médica estava atrasada e tinha 3 pessoas aguardando na recepção, inclusive um baita marmanjão que pelo que entendi estava fazendo alguma reforma na casa dela e precisava falar pessoalmente. Quando a secretária me deu o potinho infame eu imediatamente pensei em como fazer para esconder aquilo na hora de devolver. Não precisa dizer que não consegui. Eu toda discreta tentando passar o objeto da forma mais sutil possível, mas ela nem aí para o bagulho. Continuou falando com as outras pacientes, acho eu que era sobre a chuva que tinha começado a cair, e demorou um bons segundos para levar o troço para trás. Todo mundo viu e eu abaixei a cabeça e fingi que não meu. Melhor assim. Fui tão convincente (até parece) que até eu duvido que aquilo era meu. Ou que pelo menos, sou uma pessoa acostumadíssima a entregar potinhos de xixi em todos os lugares que eu vou.

No resto, como sempre, parece que não perguntei tudo o que queria. Acho que na verdade esperava que a médica fosse mais dada a bater um papo, sabe essas coisas que não tem nada a ver com a competência do profissional, mas a gente valoriza tanto. Minha consulta levou 20 minutos contando que fiz 2 tipos de ultrassom. Um intra para ver o colo do útero e outro para a ver a baby. A Mariana está bem, cresceu bastante. Está com 1470 gramas e está com a cabecinha para baixo.

Mas o engraçado é a diferença de cultura que eu observo daqui com o Brasil. Pedi para a médica me indicar uma clinica onde eu pudesse fazer o ultrassom 4D, pois quero ver a carinha da Mariana. Acho que essa ansiedade é super natural. Todo mundo quer ver. Sabe a resposta dela? Não precisa, isso não é necessário. Seria um gasto desnecessário. Ela pediu para que no próximo ultrassom no hospital, eu peça para o médico tirar uma foto melhor porque lá o ultrassom é mais moderno e mais visível. Fiquei com a cara no chão. Daí perguntei se ela poderia me indicar um curso preparatório para o parto. Não faço quase nada o dia todo. Não estou trabalhando, não tenho compromissos. Tenho o que nunca tive na vida: tempo. Sabe mais uma vez a resposta dela? Não é necessário. E o pior, vi na carinha dela escrito mais ou menos assim: deixa de frescura, vc já passou por um parto, sabe bem como é!


As vezes me dá uma saudade da sociedade consumista! Será que não dá para ter frescura nem na gravidez, poxa!


Bjs


Lu

7 comentários:

  1. Saco isso hein?
    Cada filho è uma emoçao diferente e queremos curtir como se fosse o primeiro. É normal isso!
    O quartinho esta ficando liiiindo!
    Amei as cortinas brancas
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei Lu!
    Acho que eu sou "sem vergonha" por que para mim é normal entregar potinho com xixi e até com outras coisas, se for o caso. Talvez seja pq ja trabalhei em laboratório, sei lá... Os médicos daqui sao estranhos mesmos por isso qdo tiver outro filho vou novamente fazer o parto no Brasil, mesmo que lá eu tenha que pagar pra isso.
    Ah, voce conseguiu colocar as fotos do jeito que queria?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lú!!!
    Que gracinha que está ficando o quartinho da Mariana!!! ADOREI.
    Bjoks e bom final de semana :)
    Isabela.

    ResponderExcluir
  4. Ah...por um lado, acho legal o profissional super direto como a sua médica. Mas também sentiria falta das frescuras he he he...Aliás, tô amando todas as frescuras da gravidez! Só não fiz 3d nem 4d pq aqui é muito caro!!Aff...com a grana do exame dá pra comprar a banheira do bebê (melhor banheira q tem, com suporte, trocador e tudo o que tenho direito hehehe)
    Amei a cômoda e o berço, super lindos!!

    ResponderExcluir
  5. querida, eu tive minha filha nos estados unidos e sofri pacas. serviço como nao brasil nao tem! conheci seu blog e adorei! montei varias coisas do quarto da babi, mas outras eu paguei para montarem, ja que meu marido é um zero a esquerda para isto... beijos!!!!
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu,
    Adorei sua visita lá no Saco de Farinha e vim conhecer sua casinha! Muito legal saber como são as coisas aí do outro lado do mundo! Acho que eu ia gostar desse pré-natal austríaco, porque sou super prática, morro de preguiça de fazer exames e cursos e acho US 4D super perturbador! Jesuis, parece que seu neném fez jet bronze ou então que é um mulatinho com uma anemia severa que faz ele ficar laranja. Sei lá, curto não.
    Mas foi muito legal saber também que estamos praticamente juntas nesta gravidez: a Emília está prevista pro dia 19/01. Completo 30 semanas terça que vem e ela também já tem quase 1,5k, 40cm e tá de cabeça pra baixo!
    Prazer te conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Obrigada pela visita.
    Eu tive minha filha na Inglaterra e eh totalmente diferente do Brasil, no inicio eu comparava e isto me custou muitas lagrimas.
    Depois larguei e me informei bastante,e fiz scan no hospital e em uma super clinica particular.
    Eu achei muito bom fazer um curso de pre natal, pois entendi como as coisas funcionavam por aqui, conheci maes inglesas, fiz amizades e aprendi sobre os produtos e artigos para bebes q se usa aqui. Afinal nao da para ficar importanto hiplogas e novalgina.
    O quartinho esta lindo, parabens! Bj

    ResponderExcluir