quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sobre oportunidades

Oi pessoal

Eu sempre falo que a pessoa que mais tem oportunidades nessa nossa fase Europa é o Serginho. Como eu havia comentado no post passado, na última semana ele e a turma da escola foram estudar arte em Florença. O que eu simplesmente acho incrível.

Cada aluno tinha que escolher uma determinada obra de arte e fazer uma pesquisa antecipada sobre o artista e sobre a obra. A escolhida pelo Serginho foi a Prima Vera de Botticelli. Ele fez uma apresentação e quando eles foram ver a obra ao vivo, cada um apresentava aquilo que havia pesquisado.

Assistindo ao Bom Dia Brasil pela internet eu vi uma reportagem sobre Botticelli que conta de forma breve a história desse renascentista (clique aqui para abrir o link com a reportagem). A novela Passione também tem mostrado umas cenas em Florença e algumas pinturas sendo feitas na rua, réplicas das famosas encontradas nos museus.

O Serginho achou a viagem incrível e me contou muita coisa principalmente sobre Michelangelo, Rafael, Donatello e Fibonacci. E o maravilhoso disso tudo é que provavelmente ele nunca mais vai esquecer o que aprendeu, porque muito mais do que ter lido em algum livro, ele pôde presenciar séculos de história.

Alguns podem achar isso normal, pois tiveram algumas oportunidades na sua vida de estudante, mas especialmente EU acho muito incrível por causa da minha história de vida. Cresci numa cidade no interior do Paraná que na época tinha cerca de 5000 habitantes e uma única rua. Sempre fui curiosa e estudiosa e não tive oportunidade de me desenvolver mais enquanto era adolescente. A única biblioteca disponível era da escola holandesa que estudei até a oitava série sendo que li todos os livros que nela se encontravam (principalmente porque o que mais se encontrava era a Série Vagalume). A única educação diferente que tive nessa época foram aulas de holandês, mas que por não ter continuado só me restou saber cantar o Parabéns pra você.

Então hoje quando vejo essas inúmeras oportunidades que o Serginho tem para aprender mais sobre a vida e sobre a história, penso que valeu a pena abrir mão da minha carreira para estar aqui. Espero que a Mariana também tenha essa mesma oportunidade quando ficar maior.

*************

Updates sobre o meu estado sogrístico: corrigindo o nome da encrenca é Nadia (com I e não com Y). Ela não fala 352 línguas, segundo o Serginho são apenas 4, ok! Esses dias tive dor de barriga porque ele começou a falar sobre a menina (seria Síndrome do colon irritável???)

Ontem acompanhei uma conversa dele com ela pelo Facebook. Ela perguntava para ele quais são as suas músicas favoritas, filmes, matérias, etc. Cheguei a conclusão que desde que o mundo é mundo, essas são as primeiras perguntas quando se está de namorico. Pensei que isso estava fora de moda.

Acho que vou ter que me adaptar a essa nova situação e encarar que estou ficando velha mesmo e que daqui para a frente serão os cabelos brancos que vão aparecer. Ui!

Bjs

Lu

10 comentários:

  1. Oi Lu,
    que legal acompanhar a trajetória da vivencia e dos progressos ai da tua familia. concordo plenamente sobre as oportunidades de estudos, conhecimento e cultura que sao possiveis de se ter morando e estudando aqui na europa. eu quase sempre morei no nordeste e isso pra mim tb ainda é de me deixar boba e maravilhada. poder em poucas horas estar em outro pais tão rico e cheio de historia, ah eh maravilhoso mesmo.
    sobre a encrenca, kkkk, mto engraçado. o serginho realmente ta tendo muuuitas oportunidades na vida na austria.
    que bom poder ver de perto, nao? eh uma otima oportunidade a vc tb, tenho certeza.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, esta oportunidade que ele está tendo, de aprender as coisas in loco, é fantástica. Eu lembro que, quando tinha 9 anos, fiz uma viagem pelo rio São Francisco e desde então tudo o que estudava nas aulas de Ciências e Geografia se toranaram muito mais reais para mim. unir viagem e aprendizado é uma fórmula infalível para mantê-los interessados e curiosos.
    Ah, ter uma namoradinha também gera todo o interesse, porque, né, ele precisa de cultura e conhecimentos para conversar com ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lu, eh isso que meu marido fala. Que quer morar na Europa quando tivermos filhos para dar essas oportunidades a eles. Bryan eh americano mas morou na Austria quando tinha 17 anos e amou. Tudo, a historia, a cultura, o estilo de vida... e o sonho dele eh morar aih novamente!

    Quanto ao estado sogristico, haha. Eu li o outro post sobre isso tb. Acho que eh mais ou menos isso que acontece quando temos filhos homens. Enquanto o Pai eh super cuidadoso e protetor da filha, a Mae eh super cuidadosa e protetora do filho. Mas olha, uma coisa percebi, ele pelo jeito te inclui no que anda acontecendo, isso eh otimo, saber que sei filho nao tem vergonha de compartilhar o que acontece na vida dele, e dessa forma voce nao se sente de "fora" entende, pelo contrario, acho que se fosse comigo me sentiria feliz e orgulhos dele estar comecando a vida dele e compartilhando com voce, nao soh como mae, mas como amiga.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, Lu! É nessa idade que tem de despertar o interesse pela arte, depois fica mais difícil. Eu fui privilegiada porque, quando eu cursava o ensino médio, a UnB lançou um vestibular seriado que tinha prova de história da arte. Assim, entrei em contato com essa disciplina aos 15 anos. Aos 16 fiz minha primeira viagem à Europa (e lá fiz um curso de arte espanhola) e aos 20 fui morar na França pra estudar, adivinha o que? História da Arte. Amo!
    Infelizmente, estou afastada da área, e o que eu quero mesmo fazer é traduzir. Mas fica o hobby...
    (E não se sinta velha! Velhas não são mães de nenenzinhos. Pense que você foi mãe jovem, só isso).

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu

    É verdade. A cultura e o conhecimento que o Serginho está tendo vale muito e muito. Eu achei incrível quando li sobre ele ter aula de arte na Itália. É o máximo,mesmo.

    Ai, ai, sogrinha, pare de sondar o menino. Que ciúmes são esses, kkkk
    Logo vc acostuma.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,

    Quanta coisa maravilhosa vcs podem oferecer aos filhos heinnnn???

    Bjao

    ResponderExcluir
  7. Lu, que bom que o Serginho pode aproveitar estas oportunidades todas. Eu fiz uma viagem pra Europa quando estava no terceiro semestre de arquitetura. Foi incrível como aproveitei muito mais depois de ter estudado história da arte.
    Ah, e essa Nadia tem sorte de ter a sogra que tem! Bjo

    ResponderExcluir
  8. Q legal Lu! Sempre achei o maximo ver grupos de estudantes em museus na Europa e sempre pensei, que bela oportunidade(q eu nao tive). Tambem espero q a C tenha essa oportunidade. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,
    Sou suspeita para falar, cresci na Europa e hoje moro no Brasil, pais que eu adoro, mas realmente sinto falta dessa cultura e ppalmente, desse amor pela cultura, desde pequeno! Mas tudo depende de nos, não é? Nos é que temos que ensinar isso à eles!
    Bjs, Sut-Mie

    ResponderExcluir
  10. Lu, ja vi varias aulas em museus na Europa e nos Estados Unidos. Oportunidades unidas!!! Que bom que o SErginho esta curtindo isto!!!!
    bjs

    ResponderExcluir