quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aula de yoga

As novidades por aqui é que ontem estreiamos a Yoga mamãe-bebê. Achei muito legal. Depois que abortei a idéia da natação porque a Mariana ficou com uma alergia nas costas (e a Sofia, a amiguinha, também ficou, muito provavelmente por causa da água da piscina) tínhamos ficado sem uma opção de exercícios físicos para nós duas. Daí que a amiga-super-antenada Monica, descobriu as aulas de Yoga mamãe-bebê e fomos experimentar. A-M-E-I.

Eu já tinha feito yoga em São Paulo numa academia no Brooklin, mas nunca cheguei a ser uma especialista no assunto. Fiz um período e desisti de continuar porque quando mudei de agência no banco ficava meio contramão ir até lá depois do expediente. Mas foi um dos exercícios que mais me agradaram, porque na minha humilde opinião, une força, flexibilidade, concentração e relaxamento.

Mas centenas de anos depois da última vez que fiz algum tipo de exercício teria sido uma comédia se não fosse trágico.

Para começar, éramos umas 9 mulheres com os seus bebês na sala. Seria quase uma unanimidade a ótima forma física não fosse a minha presença para desestabilizar a equipe. Barriga pra dentro, peito para fora. Esse era o lema da tchurma. Traduzindo: barriga nenhuma aparecendo, todas retíssimas, nunca parecendo que recém pariram, e peito para fora porque todas (eu acho) amamentaram os babys durante a aula. Todas com uma cara de bem naturalistas, bebês com fraldas de pano, sling no final da aula, etc. Para chegar ao nível delas, só se nascesse de novo.

Daí que a professora, por sinal, educadíssima, voz suave como um veludo, pés descalços, luz de velas, mantras e músiquinhas a parte, começa a aula. Primeiro em alemão, depois em inglês e assim vamos.

Primeiro exercício, deitada no tapete, estique a perna direita num ângulo de 90 graus. Facílimo. Até chegar lá em cima e ficar. Imediatamente a minha perna começa com uma caimbra. Oh céus, o que eu faço? Abaixo a perna, tento esticar, mas a bendita da caimbra foi na coxa e nada faz com que aquela dor pare. Fico na dúvida se levanto e passo vergonha, ou se continuo com a dor. O raio que o parta, levanto e dou umas andadas pela sala. A perna melhora, mas a cara fica vermelha. No mínimo o povo ficou me achando mais lesada do que realmente sou.

A aula continua, muito boa por sinal.

Mariana, uma menina nada descolada e pouco acostumada a ficar no chão, começa a reclamar. Mais uma cena de vergonha porque os demais pequenos tem um preparo físico invejável. Além de magros, altos e saradões para padrões bebezísticos, conseguem permanecer mais de 20 minutos deitados de bruços sem reclamar. Alguns bem pequenos até engatinham pela sala. Dona Mariana, que nessa altura do campeonato já tinha sido eleita a obesa da turma, rechaçada pelos olhares malignos dos bebês atletas, começa um pequeno pití, sem tomar conta de que não existia nenhuma almofada atrás de suas costas gordas, bate a cabeça no chão. Se a mãe fosse descolada e ainda amamentasse, tiraria o peitão para fora e acalmaria a pequena, mas não. Para mãe sem leite, chazinho na mamadeira faz o mesmo efeito.

Mesmo sendo motivo de chacota pelos demais bebês, que nessa altura tinham até marcado um happy-hour para depois da última mamada, dona Mariana foi companheira e quando eles começaram a chorar todos juntos, ela participou com o choro. Daí entra a professora com um mantra: "shanti, shanti..." lá lá lá. E depois inspira e solta: ahummmmmm...... até acabar com o ar. Adiantou, um pouco, mas adiantou.

Fim da aula. Bebês dormindo, mães cansadas, pelo menos a mãe que vos escreve.

Dia seguinte: tenho dúvidas se não fui realmente atropelada ontem e perdi a memória porque dói tudo no meu corpo. Mariana disse que está disposta a enfrentar de cabeça erguida a desaprovação dos colegas com a sua atual forma de bola e disse que vai entrar em forma e promete ficar de bruços pelo menos 5 minutos. E eu prometi que tentarei ser mais naturalista e que da próxima vez aguentarei a cãimbra até o fim da aula, como forma de penitência. Mas de qualquer forma, semana que vem estaremos lá de novo.

Bjs

Lu

15 comentários:

  1. Amiga, seu post ficou muito engracado. To passando mal de rir de imaginar voces lá na yoga. É normal a Mari estranhar no inicio, voce ficar destruida no dia seguinte, mas tenho certeza que essas aulas farao muito bem pra voces duas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, muito bom!
    Quero fazer yoga com a Clarice mais pra frente também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Lu, firme hehehehehe
    No inicio eh duro, mas depois melhora !!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Nao desista!!!! Adorei que voces foram fazer yoga!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ooi ;D Acabei de chegar nesse mundinho 'blogueiro'
    Posso fazer parte da sua listinha de amigos?

    O seu blog está demais . eu ameei *---*

    Espero sua vistinha no meu viu

    Beijinhos

    P.S: Virei sua seguidora ;D

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Muito engraçado!!! Coitada de nós mães normais de bebês gordinhos e que choram quando contrariados.. Essas mães existem mesmo? Uau, mas não tenho inveja não, prefiro ser mãe normal mesmo. Bjo

    ResponderExcluir
  7. Hahahahahahahaha.
    Ai, amiga, desculpa, mas essa sua experiência foi HILÁRIA.
    A obesa da turma foi o ó.

    Mas não desista.

    Daqui um pouco, vcs se enturmam e todas vão querer saber o que vc faz pra ter uma filha tão fofucha. Vc vai ver.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post! Acho que se eu fosse fazer yoga com o Leo ia passar por tudo o que você, sabe que até imaginei as crianças e mães saradas? Continua indo que logo logo você e a Mariana vão fazer parte da turma sarada

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser bem bacana mesmo.
    Amei seu blog, já linkei no meu tá? Beijoo

    ResponderExcluir
  10. hahahahahhahahah
    muito legal, Lu!!! encontraram uma ótima atividade... e fala pra Mariana q ela não é a mais gordinha e sim a mais gostosa da turma...
    e fralda de pano? haja disposiçao pra lidar com elas...
    bjao

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    to quase desistindo da nataçao também...rsrsrs!
    vou prcurar alguma yoga por aqui... o problema é: tudo em sueco nao rola... e elas só dao a aula em sueco... :S
    vou procurar e te conto as novidades!
    Bjs,
    Rafa

    ResponderExcluir
  12. hahahahaha...faço coro com quem disse tratar-se de gostosura pu-ra, oras!
    achei uma delícia essa história de yoga, quase me empolguei!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu, querida

    Nem sei como furei esta tua postagem. Também menina, ando passando poucas e boas. Três dias já com muita febre e ainda não sabemos o porquê.
    Marido em PG, ligando o tempo todo e eu aqui prostrada.

    Só rindo mesmo de você e da Mariana. Cada uma...
    Fraldas de pano? Foi isso que li aí? Tem que adotar menina. kkkk
    Imagina, vc nem tem mesmo o que fazer. rsrsrs
    Mas yoga é bom e logo vocês se acostumam e se enturmam aí. A Mariana não quer saber pelo jeito de o que todos fazem. Ela tem personalidade. Até parece que estou vendo ela na escolinha. hehe

    Saudades. Quando vc vem para cá?

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  14. lu cono vcs duas estao LINDAS!! Fico feliz em saber otanto de coisa legal viena esta proporcionando para vcs!! Adorei o lance da yoga! Conta mais: quais sao os exercicios?menina vou na natacao com o Pedro esta semana, espero que de td certo! Depois conto! Mil beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, Lu! Parabéns para vc e Mariana!
    Bjs

    ResponderExcluir