sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os turistas e as compras


Viena é uma cidade turística (não me diga, dã!) e é possível encontrar turistas brasileiros praticamente todos os dias por aqui. Muitas vezes nas lojas, nos restaurantes, nos cafés, parados na rua, tanto faz. E é engraçado reparar nas atitudes dos brasileiros que estão por aqui. E tem de tudo. Desde pessoas legais até os mais mal-educados possíveis.

Nem sempre puxo conversa com os turistas que vejo por aqui.

Em primeiro lugar porque não é minha obrigação conversar com estranhos só porque falam português. Eu demorei um pouco a absorver essa idéia. Logo que nos mudamos e eu ouvia alguém falando português brasileiro sentia quase como na obrigação de puxar conversa, ver se não precisava de alguma ajuda, etc. Mas como é de se imaginar, nem todo mundo merece essa atenção e quer essa atenção toda.

Depois porque os turistas que eu mais gosto de conversar são os da terceira idade. Geralmente são muito educados, já estão acostumados a viajar, não têm pressa e não têm aquela ânsia de comprar o mundo.

Na quarta-feira à tarde, encontrei um grupo de 7 pessoas do Brasil na esquina perto de casa enquanto estava passeando de carrinho com a Mariana. Somente uma moça deveria ter mais ou menos a minha idade, mas era casada com um senhorzinho. Acho que a faixa etária dos demais era em torno de 65 anos. Tinham acabado de desembarcar em Viena e vão fazer turismo pelo leste europeu e Alemanha também. Quando passei ouvi eles falando em português e começei a conversa. Depois fui andando com eles até a Stephansdom e os deixei num restaurante. Eles queriam que eu os acompanhasse no jantar, mas eu precisava voltar para dar janta e banho na Mariana e fazer alguma coisa para o Serginho jantar também. Super simpáticos. Adorei tê-los conhecido.

Eu até entendo quando vejo os turistas desesperados entrando e saindo das lojas e querendo carregar o mundo nas costas. A verdade é que as coisas no Brasil estão muito caras. Pelo menos foi isso que a Iram, minha amiga e vizinha, acabou de contar após a sua volta das férias, e a minha querida amiga Arlete me contou por email. Segundo a Arlete estacionamento de shopping em São Paulo está uma loucura. A Iram também comentou que achou muito caro fazer mercado, coisa que sempre teve uma diferença absurda com os preços daqui da Europa.

Isso porque creio eu que Viena nunca foi e nunca será uma meca do consumo. Mas é inegável que algumas coisas estão bem mais acessíveis por aqui. Essa semana mesmo estive numa loja da Benetton para crianças e me surpreendi positivamente com os preços das roupinhas para Outono. As peças mais caras eram os casacos que custavam em torno de 40 euros. As roupinhas de malha e veludo estavam custando em torno de 10 euros a peça. Comprei 4 peças para a Mariana: o fusô preto com a blusinha listrada (da foto) e uma mini-saia de veludo rosa com uma blusinha rosa com detalhes em marrom. Gastei 43 euros. É claro que a Benetton não é uma marca cara, mas acho que dá para comparar com os preços da Malwee, Puc, etc do Brasil. E sinceramente acho que está bem mais barato.

Vou ter mais certeza disso no fim do ano. Daí eu faço uma comparação dos preços daqui com os do Brasil, ok?

Bjs e um ótimo fim de semana para todos.

Lu

13 comentários:

  1. Mariana linda de United Colours of Benetton. Lá tem roupinhas lindas para os pequenos.

    No comecinho da minha vida em Viena eu também ficava deslumbrada quando ouvia português, aos poucos fui desencantando com isso.
    Essa semana estava no Billa perguntando ao meu menino se ele queria banana, uma mulher ouviu e veio puxar papo, brasileira também e mora aqui há 10 anos.

    Lu eu fiquei muito assustada com os precos de certas coisas no Brasil, vestuário entao...
    O acesso a certos servicos por aqui é bem mais em conta, como por exemplo poder jantar toda a semana fora ou almocar todo o domingo.

    Beijocas e um ótimo final de semana para vocês,
    Ana Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu

    Essa menina tá um show mesmo.
    Que lindinhos os turistas. E vocês duas passeando com eles...
    E a Iram como está? Diga a ela que estou morrendo de saudades.
    E de vocês também! Marido manda um abração a todos.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Lu,
    As coisas no Brasil estao carissimas, roupa e brinquedos para crianca um absurdo. Fiquei apavorada quando cheguei lah, mas parece q para eles menos de 120 reias por um vestido eh o preco, socorro. No Duty free em SP, 50 dolares um vestido da GAP, ve se pode.
    Eu comprei roupas de verao aqui e levei para lah, alem de fazer sucesso, custaram 1/3 do q custaria lah.
    A Mariana esta linda com seu conjuntinho novo, adoro preto para a C tambem.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!!!
    a Mariana ficou linda com essa roupinha nova....
    nem me fale dos preços, fico imaginando qd voltarmos pro brasil como vai ser voltar a nossa realidade de la... aff...
    bjao

    ResponderExcluir
  5. Ela tá linda!!!
    E sim!! as coisas no Brasil estão impossíveis!!! muito caras mesmo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olha as roupas no Brasil estão caréssimas! E a qualidade é bem inferior. Sem falar que não são tão bonitas. Meu marido trouxe roupas de verão da H&M pra marina. Uma graça. E gastou muito pouco. A Zara de curitiba é cara e as roupas tem cara de refugo e não tem tanta coisa. Difícil. só os sapatos de criança aqui que valem mesmo a pena.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ana
    Eu só discordo com vc quanto ao valor da comida daqui. Acho que as coisas mais caras daqui são mercado, restaurante e moradia. Mesmo SP estando com os preços de restaurante pra hora da morte, como diria minha mãe, ainda acho bem mais barato do que aqui.

    Oi Nilce
    A Iram chegou na quarta a noite e ontem ja filei almoço na casa dela. Está lindona. Vou mandar bjs pode deixar e bjs para vc, Mi e Moroz.

    Carol
    Eu deveria ter comprado roupinhas de verão para a Mariana pois no fim do ano irei para o Brasil e as promoções de verão estavam imperdíveis, mas esqueci...

    Maria Tereza
    Os preços da H&M estão ótimos. Semana passada comprei uma sacola de roupas para a Mariana e gastei 120 euros. Praticamente renovei o guarda roupa. Ah... vi seu recado, já anotei o nome do Hotel. Bjs

    Oi Lia
    A bota é da Zara Baby e adivinha??? 15 euros....

    Bjs a todas

    ResponderExcluir
  8. Olha, Lu, imagina eu, acostumada com precinhos de NY, outlets, e fui para o Brasil?! quase surtei! na verdade, nao sei oque é ser mae no Brasil... aqui em Estocolmo estou achando os preços de roupas razoáveis, em NY era mais barato, mas aqui é mais barato que no Brasil.
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Lu, da ultima vez que fui ao Brasil gastei uma pequena fortuna. As coisas estao muito caras por lá, roupa entao nem se fala. Uma camiseta básica por 70 reais, coisa que aqui a gente paga 10 euros. A Mari tá uma fofa na foto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu, tudo bem?
    Uma gracinha a sua Mariana! Vou fazer um intercambio agora, em setembro, pela universidade, e tava em busca de blogs de viajantes... acabei encontrando o seu. Não é exatamente a mesma coisa... parece que você tá vivendo mesmo, pra todo o sempre, em Viena, nao é? Mas mesmo assim, gostei muito do blog. Minha sobrinha vai nascer agora em fevereiro (e eu nem vou tá por aqui pra assistir, oh), entao as informações sobre o bebê também são válidas. Adorei o post sobre dicas de turismo. E quanto a esse... todo mundo tem me dito que é melhor deixar pra comprar as roupas de frio por aí mesmo (tou indo pra Portugal) que sai beeem mais em conta! Por aqui, só se deve comprar calça jeans, pq as daí são, além de caras, feias! hehehe Procede? Um beijo! =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, eu só faço o guarda roupa das crianças made in China mesmo, uma vez por ano vamos pra Miami que sai mais barato comprar de batelada lá do que aqui. Aqui em SP eu só compro mesmo coisas de ultima necessidade, tipo um sapato ou uma roupa de frio. Tudo aqui é mais caro, a gente que está acostumada a comprar fora fica de queixo caído quando vê que as pessoas nem se importam de pagar 100 reais numa camisetinha. Fui tentar comprar coisas na Gap.com, que agora eles entregam aqui e de 150 reais a conta subiu pra 300 com imposto e frete! O problema maior aqui são os marditos impostos. Amei a Mariana nesse look! Um beijo e obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  12. Rafaela Gambarra
    Eu só comprei calça jeans de grávida por aqui, mas tem muita gente que gosta. Os preços da Diesel tb são convidativos, mas como eu tenho uma marca favorita no Brasil, acabo comprando quando vou para aí. Qto ao preço de roupas de inverno com certeza aqui é bem mais barato. Deixe para comprar tudo em Portugal. Tenho certeza de que vc não irá se arrepender.

    Oi Beta e Rafa (The Gris and me)
    Se aqui já é mais barato do que no Brasil, Miami e NY então nem se diga.

    Liza
    SAudades de vc. Vamos tentar nos falar essa semana.

    ResponderExcluir