Chegou o tao temido início das "aulas" da Mariana. Há meses eu vinha me preparando psicologicamente para esse começo, principalmente emitindo bons pensamentos quanto a adaptacao dela nesse novo e desconhecido universo que ela está entrando e descobrindo. Há algumas semanas também vinha falando para ela que em breve ela estaria na escolinha com novos amiguinhos, que ela iria conhecer muita crianca legal e que ela iria adorar.
Pensei bastante antes de decidirmos que ela comecaria no kindergarten agora no início do ano letivo e nao no início do ano que vem, quando ela estará com 2 anos. A problemática toda é que ponderei que fazer essa adaptacao no auge do inverno seria bem mais penoso para ela e também para mim.
Até o início das aulas funcionava assim: praticamente 100% do tempo ela fica comigo, só comigo. As excecoes sao os dias que tenho aula de alemao, mais ou menos umas 3 horas por semana, e exporadicamente quando ela fica na casa da minha amiga Iram para eu resolver alguma coisa que nao poderia fazer com ela, como uma compra grande de supermercado, trocar alguma mercadoria, ou comprar alguma coisa mais específica. Mas essas ocasioes sao raras. Entao pensando nisso imaginava que a reacao dela nao seria das melhores, mas mesmo assim mantive um pensamento positivo.
No primeiro dia, ficamos 1 hora na escolinha e fiquei todo o periodo com ela, cerca de meia hora ela ficou no meu colo e depois aos poucos foi se soltando e conhecendo os cantos da sala de aula e da sala de brincadeiras.
No segundo e terceiro dia ficamos mais 1 hora por dia, porém ela já se soltou mais, apesar de nao se interessar em brincar com as criancas. Sempre brincava sozinha e quando se cansava corria para o meu colo.
Hoje no quarto dia foi melhor. Assim que eu cheguei na escola, a professora pediu para que eu saisse por 10 minutos e ela me telefonaria para avisar como a Mariana tinha reagido. Saí tomar um café e confesso, que apesar da carapaca de durona fui andando pela rua chorando. Um misto de muitas emocoes juntas. Afinal nunca deixei ela chorando e depois senti que doeu mais em mim do que nela. 10 minutos depois a professora me ligou e disse para eu ficar mais 10 minutos fora e daí retornar para a escola. Quando cheguei ela estava segurando uma bonequinha, de mao dada com a professora e olhando as demais criancas que andavam nos carrinhos.
Mas o que realmente gostaria de compartilhar sao alguns detalhes a respeito da escola e da educacao infantil aqui na Austria.
- Em Viena voce pode escolher qualquer kindergarten particular e matricular seu filho e sabe quem paga a conta? O Estado. Sim, tendo em vista que a demanda por kindergarten é maior do que a oferta de escolas públicas, o Estado decidiu que paga as mensalidades para todas as criancas até os 6 anos de idade. O único custo que teremos é o valor de 29 euros mensais referente ao café-da-manha e lanche da tarde oferecido pela escola e que nao está incluído no programa de alimentacao público.
- O horário de funcionamento do kindergarten é das 7:00 às 17:00 horas. Nesse momento a Mariana ficará até as 11:30 hs pois prefiro que ela almoce comigo. Talvez no ano que vem, dependendo da adaptacao dela, ela fique até as 13:00 hs e almoce na escola.
- A escola é muito legal, EU adoraria estudar ali, ou melhor brincar ali, já que por aqui a alfabetizacao só se inicia no Volkschule que seria o meu antigo primário. Segundo a diretora eles adotam o conceito baseado no método Montessori. Infelizmente todo o material que explica o conceito da escola está em alemao e como eu realmente nao entendo do assunto utilizarei meu senso prático e a vivencia diaria para poder avaliar se tudo está correndo da maneira que eu considero melhor para a Mariana.
 |
Não me pergunte, o que essa criança faz de pé em cima da mesa. |
- Nessa escola as turmas nao sao divididas por idades e sim por grupos. Sao 3 grupos de 20 criancas cada, com 2 professoras e 1 assistente para cada turma. Isso significa que na turma da Mariana por exemplo, existem criancas de 1 ano e 8 meses (ela é a mais nova) até criancas com idade próximas dos 6 anos. Quem divide as atividades sao as professoras, sendo que esses sempre separam atividades diferentes especialmente para os "minis", que sao as criancas até 3 anos de idade.
- Na turma da Mariana as duas professoras falam alemao e a assistente só fala ingles. Ela é italiana, mas foi criada na Inglaterra. Uma vez por semana eles tem uma atividade que é executada inteiramente em ingles.
- A refeicao da hora do almoco é bem típica daqui da Austria. Nao é muito natural e já vem pronta de uma empresa de Catering que atende a quase todas as escolas de Viena.
- Uma semana por ano, os pais sao encarregados de fornecer frutas da estacao para o lanchinho das criancas.
- Os brinquedos oferecidos na sala de aula sao bem variados. Alguns nao sao apropriados para os "minis" e as professoras ficam sempre de olho nas brincadeiras.
- As criancas tem livre acesso para todas as turmas e salas. Caso ela se demonstre ter mais afeicao por uma determinada professora ou assistente, ela pode mudar de turma.
- Uma vez por semana eles fazem uma atividade externa, como visita a museus, parques ou montanha. Faca chuva, sol ou neve. Somente os "minis" ficam na escola e participam somente quando nao é inverno.
Enfim, muitos pontos diferentes da escolinha do Serginho quando ele iniciou nos anos de 1900 e bolinha.
Da minha parte tenho tentado me adaptar e buscar informacao a respeito da educacao infantil, pois a minha formacao nao tem absolutamente nada a ver com pedagogia e sou totalmente leiga. Inclusive se alguma mae-educadora tiver alguma sugestao de leitura para iniciantes como eu, fico agradecida.
E sigo meus instintos para decidir o que é melhor para a minha cria nesse momento.
PS: me desculpem a falta de acentos, e cedilha, mas tenho escrito no Ipad e demoro uma eternidade para acertar a escrita, entao vai sem a correção.