segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pré-natal na Austria

Acredito que na maioria dos paises europeus o pré-natal seja um pouco diferente do que é no Brasil. Por experiencia própria só posso comentar a respeito do pré-natal da Austria, mas nas conversas que tenho com outras brasileiras que moram ou já moraram nos países europeus, parece que segue o mesmo principio ou pelo menos parecido com o daqui.

Como já havia comentado no post anterior, eu só descobri que estava grávida com quase 9 semanas de gestação. Engravidei nas primeiras semanas após minha mudança e como estava preocupada em mobiliar apartamento, em iniciar o Serginho logo na escola, etc, o tempo foi passando e só tive tempo para pensar em fazer o teste de gravidez quando ja estava algum tempo grávida.
Eu com o exame de farmácia no dia que descobri a gravidez.

Logo que comentei sobre minha gravidez confirmada pelo teste de farmácia, algumas amigas me indicaram uma ginecologista que atende algumas brasileiras daqui. Ela não fala portugues, mas para uma austríaca é bem sociável e simpática. Nossa comunicação é em ingles e com certeza o ingles dela é melhor do que o meu.

Imagina uma grávida com milhares de perguntinhas anotadas para fazer para o seu obstetra na consulta de pré-natal? Agora imagina essa mesma grávida com as mesmas perguntas anotadas no papel primeiro em portugues e depois traduzido para o ingles? É assim que tenho me virado. E olha que não são poucas dúvidas, pois apesar de ser minha segunda gravidez, estou em um ambiente totalmente diferente da minha primeira vez enquanto grávida.

Na primeira consulta já vem a primeira diferenca. O consultório tem dois aparelhos de ultrassom e quase todos os exames são feitos lá mesmo. Já da primeira vez que estive lá a médica colheu sangue para os exames e fez o papanicolau, além do ultrassom. Toda vez que retorno no consultório ela colhe urina também. Acho um pouco estranho porque logo que chego e me apresento, a secretária me dá o potinho e se tiver alguém esperando acaba me vendo sair do banheiro com o potinho. Mas ter alguém além de mim no meu horário agendado nunca aconteceu. Sempre quando saio da sala de consulta, já existe uma paciente esperando, mas nunca ficamos sentadas esperando juntas a hora de entrada. Cada uma no seu horário e com uma pontualidade européia, para não dizer "britanica". Esses dias li no blog da gravida sobre as conversas de consultório e posso afirmar que não tenho esse prazer, ou porque não dizer desprazer as vezes.
Logo no inicio da gravidez ganhei um passaporte da mãe. Aqui se chama Mutter Kind Pass. Serve para fazer todas as anotações a respeito do pré-natal e no acompanhamento depois do nascimento do bebe. Tem uma parte que pode ser destacada no final que é a carteirinha de vacinação do bebe.

A partir da 12 semana voce começa a ser acompanhada também pelo hospital em que o médico atende. Não sei se é possível escolher o hospital, pois gostei da aparencia do hospital em que a minha médica atende e não questionei a respeito disso.

No hospital é feito também um pré-natal com agendamento de ultrassons mais elaborados e acompanhamento de outros médicos. Para se ter uma idéia, no ultimo ultrassom de 22 semanas constou que a Mariana estava abaixo do nível mínimo em diversos itens. A unica coisa que ela ficava dentro da média era no tamanho do femur. Pelo controle do hospital meu próximo exame seria com 30 semanas, mas tendo em vista essa questão, o médico achou por bem agendar antes e entao farei o exame ainda com 26 semanas, para controle do crescimento da pequena. Segundo a minha médica caso seja necessário algum tipo de providencia ou algum outro exame mais elaborado, o próprio hospital se encarrega de providenciar. Também em caso do bebe vir a nascer e a médica não estiver disponível, os médicos do hospital já possuem todo o laudo da minha gravidez e qualquer outro estará apto a realizar o parto. Tudo muito simples e objetivo. Sem muita frescura.

Amanhã combinei com a médica de fazer um tour pelo hospital e conhecer melhor a estrutura e também aproveitar para conversar com o anestesista, já que se tudo der certo, será um parto normal com anestesia.

Hoje a minha pequena não deixou nem tirar uma foto decente, pois ficou dormindo o tempo todo com a mão no rosto. Tomara que amanhã além do exame dar um bom resultado do seu crescimento, ela deixe tirar pelo menos uma fotinha para publicar.

Até mais... beijos.

3 comentários:

  1. Não conhecia seu blog ainda, tô adorando, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Lendo seu post fiquei com a maior saudade do meu tempo de pré-natal. Nossa, para mim foi uma epoca muito conturbada a gravidez do Miguelzinho. Torco para engravidar de novo, com tudo bem planejado e sonhado para ver se a próxima gravidez será mais tranquila.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, estou adorando teu Blog, parabéns primeiro pela linda e abencoada gestacao, e pelo blog tb!
    Gostaria muito de entrar em contato pessoalmente com voce, eu tb moro em Viena e tb estou gravida! Acho que seria bem legal se pudermos trocar umas ideias! Se puder me mande um email para podermos trocar telefones depois. Meu email: monica.ruthner@hotmail.com
    Um grande abraco e ate breve!

    ResponderExcluir