quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Melancolia de inverno ou pós-parto?

Oi pessoal

Hj a Mariana está fazendo 3 semanas. A cada dia está mais esperta e mais participativa. Fico encantada como ela é observadora. A impressão que tenho é que ela tenta reconhecer cada cantinho da casa e das vozes que estão por perto. Continua sendo muito boazinha. Praticamente não chora e está acordando somente 2 vezes a noite. Já está conseguindo fazer um padrão de sono e sonecas durante o dia e a noite. A noite ela toma banho às 19:30 hs, mama bastante (seria a sua refeição) e dorme às 21:00 hs. Daí ela vai direto até as 02:00 hs. Mama rápido, eu troco as fraldas e ela volta a dormir até às 05:30hs. Mama de novo e vai até às 08:00 hs. Tem sido desse modo a quase uma semana, então acho que não deve mudar muito.

Eu que estive um pouco sumida e sem vontade de escrever nesses últimos dias. Tudo estava indo muito bem até esse fim de semana. Até gostaria de agradecer o comentário super fofo da Patricia que veio me visitar na semana passada dizendo que eu estava muito bem. Pois é, estava. Não sei se a culpa é do inverno ou seria uma pequena depressão pós-parto, mas fiquei bem mal nesse fim de semana. Chorei várias vezes com medo de um infinidade de coisas, desde o crescimento e desenvolvimento da Mariana, até os meus pontos que ainda não cicatrizaram. Chorei porque ainda faltam 4 quilos para perder. Chorei porque não consigo cozinhar direito. Tudo o que eu faço (com exceção de bolo) fica ruim. E ainda por cima acho que não estou dando atenção para o Serginho. Enfim, tudo é motivo para choro. E ainda tem uma dorzinha de cabeça que não passa.

Eu acho que um dos causadores desse mal-estar geral é o inverno. Está difícil passar esse frio. A última vez que saí de casa foi para levar a Mariana no pediatra. Tínhamos combinado de sair no sábado para ir ao mercado e depois almoçar, mas estava fazendo -10 graus. Sair de casa com uma recém-nascida nesse frio é loucura. Hj amanheceu com sol e eu já fui fazendo uns planos de ir tomar café na casa da Iram a tarde com a Mariana, mas qual não é minha surpresa ao ver que está fazendo -12 graus com sensação térmica de -16. Mesmo o metrô sendo praticamente na minha porta fica difícil ter coragem para por o nariz para fora da porta. Se ela pegar um resfriado, do jeito que estou fragilizada, não vou me desculpar nunca mais.

Então o jeito é continuar em casa. Para passar essa amargura fico brincando com a minha boneca de verdade. No meu caso, ficar com ela no colo não é paternidade acidental não, é de livre e espontânea vontade. E até diria uma necessidade.

É isso. Espero que os próximos dias sejam menos gelados e que eu consiga tirar a pequena e o coitado do Pepe de dentro de casa.

Para amenizar as lamentações, vai uma fotinha mais recente da Mariana com o seu beiçinho indescritível.


Bjs a todos.

Lu

12 comentários:

  1. Oi Lu!!!
    Não desanima não, vc é uma mãe exemplar, tem uma família linda, só tem do que se orgulhar... A Mariana está cada dia mais linda, e não é pra puxar saco não, eu e o Celo comentamos isso no Domingo qd voltamos da casa de vcs...
    Lu, podemos combinar alguma coisa pro fds, pra vcs sairem de casa, aí vcs vem de carro até aqui e nao pegam frio, o q vc acha?
    Se precisar alguma coisa me avisa, se precisar alguem pra caminhar com o Pépe, estou aqui.. heheh
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, já morei na Europa e sei como estes invernos podem ser cruéis... Não vou dizer para você não se preocupar, afinal nunca é bom sentir essa tristeza. Procura, por outro lado, pensar nas coisas boas que te aconteceram, na sua filha saudável, no Serginho, no maridão. E o detalhe de "ainda" faltarem 4 quilos só pode ser brincadeira, né??? kkkkk! Você está ótima então! Muita gente luta meses a fio para perder um montão de quilos! Boa sorte e anime-se. A vida é bela! Beijos

    ResponderExcluir
  3. essa fase sozinha e ainda sem poder sair de casa é dificil mesmo. Mas so vai melhorando, viu!!! Continue postando que essa troca ajuda bastante!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oh minha amiga,
    Vem tomar um cafezinho, comer um bolinho, fofocar um pouquinho, vem, que eu estou louca pra beijar Mariana ,abraçar Luciana, ouvi suas queixas, que são super naturais neste momento.
    Venha, vou adorar!
    To aqui, pra na hr que vc precisar.

    Um beijao

    Iram

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Calma amiga...essa depre é super normal. Já ouviu falar em baby blues...é um período em que mulher fica depressiva e com vontade de chorar somente, logo apóa o parto.

    Calma que vai passar e olbrigada pelo carinho lá no meu blog.

    Beijos,

    Fabi da Juju

    ResponderExcluir
  6. Lu,
    Eh so uma fase , logo passa....Me falaram da fase baby blues, pensei que fosse bobagem, mas eu tive nas primeiras semanas choro , tristeza, enfim queria sumir, mas derrepente passou tudo. Depois de 2 semanas chegou a familia e melhororu mais.
    O inverno eh brabo, mas nao deixa de ir a algum lugar fechado, nem que seja de taxi. Sera que nao tem um grupo de maes ai que vc possa participar? Isso me ajudou muito, o meu grupo do pre natal, afinal todo mundo na mesma situacao e se tem varias coisas para falar.
    Nao desanima nao...
    A respeito de viajar sem as vacinas, nao sei te dizer. Nao sei com eh na Austria, mas em Uk eles dao as primeiras vacinas as 8, 12 e 16 semanas, e a BCG para quem for ao Brasil a qualquer momento. Numa dessas vc consegue dar o primeiro ciclo de vacinas, antes de ir.
    Sorte sua que vc consegue usar o sling, com certeza vai te ajudar. Eu nunca consegui, e a C ja estar grandinha agora, nem entra no sling.
    Continua escrevendo e mostrando fotinhas da bonequinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou aprendendo um pouco mais sobre um inverno por esses dias. Juro que estou tentando me adaptar. rsrs

    Mas, o bom é que o inverno passa. E vai ser tudo florido daqui uns meses. Essa fase vai passar.

    Fica bem!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Lu,

    É assim mesmo... cansei de dar mamar pra Ana Luísa de madrugada, aos prantos... tb fico muito sozinha com ela, não tenho família aqui em BH e perdi minha mãe há quase 7 anos.. é normal isso tudo q vc está sentindo... procure arrumar um hobby.. sabe o que inventei? mexer com scrapbook... virou minha terapia... pq me distraia tanto que no final esquecia de todas minhas tristezas... e hj em dia adoooooro.. sou maníaca por scrapbook.. :) tente se distrair mais... visitar amigos..
    Enfim.. fique bem!
    Sua pequena está lindaaaaa!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  9. ANDRESA DIAS / SÃO PAULO / BRASIL28 de janeiro de 2010 às 17:06

    Lú, DO CORAÇÃO,

    PARA COM ISSO AMIGA....COZINHAR MAL... TAMBÉM COZINHO, QUILOS A MAIS, NÃO CONSEGUI VOLTAR AO MEU PESO DE ANTES DA GRAVIDEZ, E O ÍCARO ESTÁ COM QUASE 3 ANOS. ENTÃO NÃO PENSA NESTAS COISAS. DEIXA ISSO DE LADO, APROVEITE ESSE MOMENTO AO LADO DA PEQUENA MARIANA, POIS PASSA MUITO RÁPIDO. APROVEITE PARA BEIJAR, AGARRAR, APERTAR ELA E FAÇA UM POUCO POR MIM.

    ANIMO TOTAL NÃO QUERO VER VC ASSIM MAIS. LEMBRE-SE QUE DEPOIS VAMOS RIR DE NÓS MESMAS QUANDO ESTAS COISAS ACONTECEM.

    MILHÕES, TRILHÕES DE BEIJOS,
    ANDRESA

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga

    Fiquei muito triste por vc estar assim, mas sei do que é capaz e isso não é o teu normal.
    Você sabe que a distancia e a falta da mamãe,da sogrinha, da tua cunhada, enfim, até do calor do Brasil tão batendo aí. Mas não se deixe abater. É bom que vc até possa chorar, mas não muito, viu?
    Levanta essa cabeça, curta a Mariana e o Serginho vai entender sempre. Você tem conversado com ele? É adolescente mas nos surpreendemos com eles.
    Comida? Pare, se não ficar bom e daí? Não vão morrer de fome. E peso, vixe, tem que perder tão pouco que vai rir de vc mesma depois. A maioria tem 10, 15 quilos pra perder.
    Vamos menina, força.
    Curta tua menininha linda que está cada vez mais a cara do Serginho, pois o tempo corre, ela cresce e vc vai sentir saudades de tudo isso.
    Amo vcs! Muitas saudades. Março tá chegando...

    Bjs, bjs, bjs e muita força!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tá melhor? Recebeu meu e-mail?
    Bjs mil
    Pati
    (estou babando nesta foto da Mariana!!! É muito linda esta menina!)

    ResponderExcluir
  12. Adorei encontrar seu blog, meu avô veio da Austria e sempre tive vontade de manter contato com alguém que me fizesse sentir mais proxima a ele...achoq ue encontrei...rs Sua filha é linda, e sobre essa tristeza acho que é normal, ficamos muito sensíveis. Quando a Sofhia nasceu, me lembro que chorava todos os dias, me sentia muito triste, mesmo tendo o bebê mais fofo do mundo do meu lado, o melhor marido que poderia desejar também, mas ficamos muito sensíveis, não pode se entregar e logo tudo passa, vou te linkar no meu blog beijos
    http://coisasdesofhia.blogspot.com

    ResponderExcluir