terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Primeira consulta com a pediatra (editado)

Oi pessoal

Acabamos de voltar da primeira consulta com a pediatra da Mariana. É uma senhorinha portuguesa velhinha, com bastante paciência, que atende em casa (aqui as coisas são bem diferentes!) e tem um requisito essencial: fala português.

Antes de contar da consulta deixa eu atualizar os últimos dias da nossa princesa em casa. Após ficarmos 4 dias no hospital, finalmente chegamos no nosso lar e eu não via a hora de começar a acostumar a Mariana com as nossas coisas, com os nossos cheiros (eu sou muito ligada a cheiro, por exemplo só começei a considerar a nossa casa como sendo nosso lar quando começei a reconhecer o nosso cheiro nela). E pra falar a verdade já não aguentava ficar no hospital enchendo a barriga de chá de himbeere para descer o leite.

A Mariana não estranhou em momento nenhum a casa, nem as visitas e em geral tem dormido bem. Eu disse bem, não excelentemente bem. Ela mama de 3 em 3 horas, as vezes de 2 em 2. Hj a pediatra me disse que isso é normal, porque cada mamada é diferente uma da outra. As vezes uma tem mais gordura, na outra tem mais liquido. Por isso que nem sempre a fome ocorre regularmente a cada 3 horas. Ela mama dia e noite assim. Mas é simples. Ela mama um peito cerca de 15 a 20 min, daí eu troco a fralda e ela volta para o outro peito até largar sozinha. Coloco para arrotar e no berço onde ela fica até a próxima mamada. Até agora só teve dois dias em que o seu sono foi prejudicado por cólica ou gazes (acho que mais gazes do que cólicas).

Hj a noite caiu o umbiguinho. Ou seja praticamente com 13 dias. Ela já gosta de tomar banho e chora quando a gente tira da água. Não chora para trocar as fraldas e está tomando 2 gotinhas por dia de Oleovit, que é vitamina D para evitar raquitismo (segundo explicações da pediatra). Diferentemente do Brasil não existem muitos dias de sol por aqui e é necessário um complemento de vitamina D até o fim do primeiro ano da criança. No Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza, o sol se encarrega de providenciar o que o corpo necessita.

Como eu já havia escrito, a Mariana nasceu com 3220 gramas. Chegou a perder 300 gramas no hospital pela demora do leite para descer. Saiu do hospital com 3030 gramas. Hoje na balança da médica estava pesando 3360 gramas, ou seja engordou 330 gramas em 9 dias.

Como a sina de irmão mais novo é ser comparado com o mais velho, fiquei super assustada com o peso dela pois o Serginho com 15 dias tinha 3750 gramas. E isso porque nasceu com 3100. Mas segundo a médica não é para fazer comparação porque ela é menina e é um ser humano diferente (apesar de que eu acho ela a cara do Serginho). Segundo a médica está muito bom e Deus o livre falar em complemento para o leite materno. Temos nova consulta daqui a 14 dias.

Depois vou escrever sobre o esquema de vacinação daqui que é totalmente diferente do Brasil e merece um post próprio sobre o assunto.

Tiramos uma foto da pequena com o cel do marido antes de sairmos para a consulta onde ela está parecendo uma esquimó de tanta roupa. Hj não está tão frio, cerca de 3 graus, mas está nevando um pouquinho.


Por enquanto é isso, pessoal!!

Bjs.

Lu

14 comentários:

  1. Lu, seu post me fez relembrar meus primeiros dias em casa com C, e confesso que nao foram calmos como os seus. Eu no principio nao sabia o que vestir nela quando ficou frio, e as vezes exagerei no numero de camadas de roupas. Sabe como eh mae de primeira viajem. Provavelmente tu ja tens mas comprei um saco ou coccom pro carrinho, bem quentinho e tenho capa de chuva tambem. Vc vai escrever um post sobre vacinas? Super legal, pois assim a gente ve como as coisas funcionan em outros paises. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa... acho que ela ganhou um bom peso, viu?!
    Deve estar uma princesinha.

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  3. Muito parecida com a Emília a sua descrição! Ela também nasceu com 3,2kg e mama parecido. Só que a Emília mama de 10 a 20min num peito só a cada mamada (de hora em hora ou de 2 em 2h. Dificilmente fica 3h sem mamar, só quando cochila).
    A maior diferença é que minha filha fica praticamente pelada, senão começa a suar às bicas!

    ResponderExcluir
  4. Lu, ela engordou bastante. É super normal perder peso nos primeiros dias. Mesmo eu tendo bastante leite desde os primeiros dias os meus perdiam peso. Os médicos dizem que eles nascem um pouco inchados.
    a Mari tá muito linda e estou curiosa para ver a foto dela toda embrulhada. Vc vai ver como ela vai te assustar depois do tanto que cresce e engorda.
    Obrigada pela força no blog.

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua visita e vou te seguir para acompanhar essa aventura! Nossas pequenas vão crescer juntas!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que linda!!!! :)
    Sua descrição tb me fez lembrar qd a minha nasceu... é muito bom, né??
    Bjinhos e saúde pra todos!!! :)

    ResponderExcluir
  7. Que esquimó mais linda!!!
    Lu, eu também tinha essa paranoia de comparar as medidas da Bia com as do Gui, o que nos primeiros meses deixava-me muito mal (Bia nasceu prematura com 1,890 kg, imagine!). Hoje ela tem o mesmo peso dele na faixa etária atual, rs... Mas mãe é tudo igual, sem contar a comparação com o desenvolvimento motor - já parei de assistir aos filmes do Gui bebê e ver se ela faz tudo o que o irmão fazia!
    A Mariana está super bem e mamando bastante, que é o principal! Força com as mamadas de 2/2 horas, é punk, mas é uma fase que passa rápido!
    Ah, também acho minha Bia a cara do irmão, rs...
    Beijos pra vcs!
    PS: Depois conte como o Serginho está se sentindo como o irmão mais velho : )

    ResponderExcluir
  8. ANDRESA DIAS/ SÃO PAULO/ BRASIL20 de janeiro de 2010 às 11:59

    Lú,
    Que LINDAAAAAAAAAAAAA!!!! É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO O ROSTINHO DA MARIANA. ADOREI ELA COM ESSE CAPUZ.
    PARABÉNS A TODA FAMÍLIA E A VOCÊ EM ESPECIAL QUE AFINAL DE CONTAS, CARREGOU, ENGORDOU E SENTIU TODOS OS DIAS ESSA PEQUENA CRESCER E CRECER.
    ESTOU COM VONTADE DE TER UMA MENININHA......MAS POR ENQUANTO VOU CURTIR A MARIANA.

    BEIJOS, SAUDADES,
    ANDRESA.

    ResponderExcluir
  9. Linda essa esquimó! A comparação é inevitável, mas cada bebê é diferente mesmo. Acho que os meninos também são sempre maiores. Boa sorte! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Voltei por causa da foto da Mari. Falei que voltaria. Que "bichinho de pelúcia" mais lindo do mundo!!!! Desculpe Lu, mas ela tá D+.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Lu,
    Recebi um tag e coloquei um tag para ti la no blog. Com tantas fotos lindas vai ser facil ...
    http://motherlovedatabase.blogspot.com/2010/01/convitetag-favorite-photo-meme.html
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ai que lindo, eu não sabia que ela tinha nascido! Parabéns!!! Dela perder peso depois de nascer, é normal, todos perdem. Eles nascem inchados, de ficarem tanto tempo imersos no líquido. E recuperam logo depois também. E a pediatra tá certa, peso de menina é bem diferente de peso de menino...rs

    Beijocas e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Lu!
    Pesquisando sobre a necessidade da vitamina D para bebês que moram em países frio encontrei seu Blog e encontrei nele pessoinhas q eu amo como a Lu...
    Muito interessante o fato que moramos pela Europa concerteza teremos muitas figurinhas para trocar...hahaha Eu as vezes me sinto perdida com uma bebê num país que não seja o nosso país, cheio de frutas e clima tropical sem falar da diferença cultural na criação...
    Estou te seguindo agora, beijosss.

    ResponderExcluir