quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E o frio chegou...



Lembra daquela propaganda das Casas Pernambucanas?

Toc, toc, toc
Quem bate?
É o frio.
Não adianta bater, eu não deixo voce entrar...

Não era minha intenção escrever tão cedo sobre esse assunto, mas ele insiste para que eu fale.

É incrível como as estações do ano são definidas por esses lados do mundo. Aqui não tem meio termo, ou seja, o que nós brasileiros conhecemos por meia-estação.

Conforme já havia citado no post anterior, chegamos em Viena pela primeira vez em fevereiro e passamos o mês todo por aqui. Nos primeiros 10 dias não vimos neve. Tinha algum resquício de neve nos parques e estava bastante frio, mas ver a neve caindo nada. Nada até começar a cair. Depois da metade do mês de fevereiro começou a nevar violentamente. Nos primeiros dois dias era aquela
neve bonita, que a gente vê em filmes. Depois começou a nevar como se fosse
tempestade, com muito vento. Não dava para sair para fora. Chegamos a ficar quase uma semana dentro do hotel sem sair, só comendo, dormindo e na internet. Li 2 livros nessa semana. Foi um tédio e quase enlouqueci, pois o maridão estava trabalhando e só estávamos eu e o Serginho no quarto. Na TV só programas em alemão. Pra se ter uma idéia do desespero de 2 seres humanos, nossa maior alegria era quando começava um desenho do Mr. Bean num canal, porque como ele praticamente não fala nada, conseguíamos entender o que estava se passando. Agora, apesar de não falar alemão, nossos ouvidos se habituaram e a língua não parece mais tão feia e difícil. Deixamos a TV ligada muitas vezes e não sei se é por osmose, mas algumas pequenas coisas começamos a entender.


Daí voltamos para o Brasil. Beleza, calor de 30 graus em SP. Arrumamos as malas e embarcamos de volta para cá. Embarcamos no dia 20 de março e chegamos no dia 21. No dia 26, foi o último dia que nevou. Lembro perfeitamente porque não estava mais tão frio e estávamos novamente em um hotel. Quando olhamos pela janela estava nevando e nevou praticamente a noite toda.

Na semana seguinte o frio acabou, simplesmente acabou. Tiramos uma foto do painel do carro que estávamos com 21 graus de temperatura externa. Assim do dia para a noite. Sem falar nas árvores que ficaram verdes de um dia para o outro. Incrível.

O verão foi simplesmente insuportável. Pelo menos para uma grávida. Se bem que eu dei uma fugidinha para o Brasil em julho e escapei um pouco do calor daqui. Em agosto por diversos dias tínhamos temperaturas em torno de 36 graus ou mais. E durante a noite em torno de 30. Essa também é uma diferença para o nosso clima tropical. Aqui não existe muita diferença de temperatura entre o dia e a noite. Fica sempre tudo muito parecido. E o agravante no verão, é que as casas não são preparadas para o calor. Então é como se você estivesse dentro de um forno. Não dá para ficar dentro de casa. O meu cachorro é um PUG, se chama Pepe e tem como característica da raça o rabo enrolado como de um porquinho. Ele passou tanto calor que onde o rabo ficava enrolado encostando nas costas formou-se uma assadura.

Daí acabou-se o verão. E o outono começou. Até semana passada tivemos dias com 27 graus de temperatura. Na segunda-feira começou a chover e eis que ontem o frio aparece com tudo. Teve uma certa hora do dia que estava 4 graus, mas com sensação térmica de -1. Já liguei o aquecimento durante a noite, pois realmente estava bastante frio. Lembrando que eu sou paranaense, da terra do leitE quentE e estou acostumada com frio.

Vamos ver o que o inverno nos reserva. Com certeza teremos mais post's sobre esse assunto num futuro breve.


5 comentários:

  1. Cintia Puerta Paz (cintia.akita@hotmail.com)15 de outubro de 2009 às 14:11

    Oi Lú ,,, que saudades ...
    Quer dizer que é uma menina e se chamará Alice?
    Que notícia boa !!!!!
    Eu excluí meu orkut porque andaram copiando umas fotos minhas sem permissão ,,, fiquei fula da vida e excluí na hora ,,,, Esqueci que não tinha seu e-mail e perdi contato, mas como sempre, eu te achei de novo ,,,rsrsrsrs
    Como vcs estão?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. hmmmm, gostoso esse friozinho (pra ficar em casa)... Lu, consegui ligar o aquecedor aqui em casa... ta sendo uma delícia acompanhar seu blog... parabéns!!! bjo, Rafa

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Hj coloquei em dia as leituras do blog e me APAIXONEI pelo seu! Está uma delicia de ler, e com ele não só matar a saudade de vcs mas tb de viena né! Parabéns, vc escreve muito gostoso!
    bjs aos quatro!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe Lú ,, o Nome da filhota é Mariana ,,,
    bjs
    Cintia

    ResponderExcluir
  5. Oi Lú,
    O frio chegou absurdamente rápido, não?! Como vc mesma disse: na semana passada um calorzinho bom e agora uma friaca! Salve a calefação!!!!!!
    Bjoks para vcs e um super fds! ;)

    ResponderExcluir