terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mudança de vida


Hoje vou contar a história de como viemos parar em Viena e o rumo que a minha vida tomou nesse último ano.

Meu marido trabalha em uma empresa brasileira que possui diversos escritórios e filiais ao redor do mundo. Há cerca de 5 anos, ele foi transferido para a área de Mercado Externo e desde então tem viajado para as mais diversas localidades onde os escritórios estão localizados. Sempre sabíamos que uma hora ou outra poderia surgir a oportunidade de sermos expatriados, só não sabíamos para onde e quando.

Sou formada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná. Um dia ainda vou escrever um post contando da minha saga enquanto estudante, trabalhadora, mãe e dona-de-casa desse período mais negro da minha vida, mas ainda assim talvez um dos mais divertidos. Sempre gostei muito de estudar e também sempre tive muita sorte. Fiz uma faculdade pública, de excelente qualidade e dois MBA´s (um na FGV em Curitiba e outro no IBMEC em SP) que foram bancados pelas empresas em que eu trabalhava na ocasião. Apesar de formada em direito nunca trabalhei como advogada, pois iniciei a faculdade no mesmo período que me chamaram num concurso público que eu havia passado para trabalhar em um banco. E depois de você ter a sua própria renda fica complicado iniciar do zero, principalmente se considerarmos que nessa época eu morava em Castro, uma cidade com 65 mil habitantes. E outra porque sempre amei trabalhar em banco ( confesso sou masoquista , rs!). Comecei naquele banco público no cargo de escriturário e depois de 4 diferentes bancos e algumas mudanças de cidade terminei como gerente geral numa agencia da Vila Olimpia em SP.

Não precisa dizer o quanto eu fui feliz como profissional. Trabalhei com pessoas incríveis, outras nem tanto. Tive chefes inspiradores e outros emburrecedores (não sei se essa palavra existe, mas acho que dá para entender o sentido). Tive colegas de trabalho em quem me inspirei para fazer meu papel de uma forma melhor. Passei por quase todo tipo de situação estressante que se possa imaginar. Já tive funcionários maravilhosos que mereceriam de minha parte um post inteiro só para descrever o quanto aprendi com eles e como eles me formaram uma gerente geral. Tenho muitas saudades do convívio e do aprendizado diário com todos esses meus amigos que ficaram no Brasil. Ah, também tenho muitas saudades de usar meus terninhos e sapatos de salto e bico fino que estão todos guardados no guarda-roupa em Viena. Nem sei porque eu os trouxe. Acho que é para ficar admirando como se fossem fotos de um tempo não muito antigo.

No dia 24 de outubro do ano passado, meu então diretor, me chamou e disse que estaria me transferindo de uma agencia na Av. Morumbi (que eu havia passados os últimos 2 anos e meio) para a ag. da Vila Olimpia que na época era uma das 10 maiores da nossa região. Era uma agencia com um time formado e redondo. Gente nova numa média de 25 anos, com gás e vontade de crescer. Eu sempre falo que os nossos pensamentos tem poder. Logo que comecei a trabalhar nesse ultimo banco, fui visitar a agencia da V.O., pois a querida gerente que lá trabalhava era reconhecida como uma das melhores da região. Assim que entrei tive a certeza de que um dia eu estaria ali, comandando aquela turma. Amei de cara!

Pois bem, por volta do dia 15 de Dezembro, meu marido me liga na agencia e fala que ouviu nos bastidores que ele receberia uma proposta de mudança para o escritório de Viena. Imediatamente eu disse: "vamos sair para jantar fora e comemorar". Não pensei num minuto sequer de que teria que abrir mão da minha vida profissional, dos meus amigos, dos meus parentes e da vida que eu conhecia. Eu sou do tipo de pessoa que precisa de mudança e desafio constante. Sem eles eu fico depressiva. Quer um desafio maior do que mudar a sua vida e se adaptar a ser dona-de-casa, algo que eu nunca fui? Tá certo que a Mariana veio em boa hora, senão já estaria entediada com essa vida de faxina e de cozinha. Mas com certeza tenho muitas coisas para aprender ainda e muitos desafios a vencer aqui na Austria. Um deles será aprender a falar alemão. Outro será passar um inverno inteiro por aqui e ter animo para sair da cama.

Pedi minha demissão em 20 de janeiro de 2009, ou seja, depois de quase 9 meses já estou quase parindo minha vida de mulher desempregada.

Passamos o mês de fevereiro em Viena para procurar escola e apartamento e nos mudamos definitivamente em 20 de março. No início de abril fiquei grávida.

Eu costumo tentar adivinhar o que estarei fazendo daqui a um ano. E quase todo ano tenho uma surpresa. O que será que o futuro me reserva para outubro de 2010? Acompanhe o blog e vamos saber juntos.

Bjs a todos.

Lu

Um comentário:

  1. Nossa, como nossa vida é meio parecida!
    Vou te seguir. Um abraço e felicidade com a vida de expat e de mae e dona de casa full time.

    ResponderExcluir